Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    No seguimento da minha tentativa de simular o pagamento do IMT e IS com o valor atual do imóvel (fiz algumas simulações com vários valores). Surgiu-me algumas questões: Como é que calcula agora uma escritura a proximada? O que realmente é isso de "Casa Pronta"? Só queria mesmo perceber, superficialmente quanto pagaria ao todo em imoveis com valores de: 125k, 150k, 175k e 200k.
    Obrigado desde já por quem tiver algum tempo que me elucide sobre esta situação.
    Cumprimentos
  2.  # 2

    O IMT está tabelado:
    https://www.economias.pt/tabelas-imt/

    O ideal é usar um simulador como o que está nessa página ou nos simuladores dos bancos, para não ter de andar a fazer is cálculos.

    O imposto de selo, tratando-se de aquisição da casa, é de 0.8% sobre o valor da casa (escritura).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: iwill
  3.  # 3

    Colocado por: NortenhoO IMT está tabelado:
    https://www.economias.pt/tabelas-imt/

    O ideal é usar um simulador como o que está nessa página ou nos simuladores dos bancos, para não ter de andar a fazer is cálculos.

    O imposto de selo, tratando-se de aquisição da casa, é de 0.8% sobre o valor da casa (escritura).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:iwill


    Quando falamos em IS, falamos em Escritura? São dois termos para a dizer a mesma coisa?
    Peço desculpa desde já pela minha extrema ignorância.
  4.  # 4

    ja escolheu a casa ou ta apenas com curiosidade?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: iwill
  5.  # 5

    IS é o imposto de selo. O IMT é a maior parcela de impostos na compra de casa e é o que se associa ao "custo da escritura".
    Quer um quer outro dependem do valor pelo qual a habitação é adquirida (valor declarado na escritura).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: iwill
  6.  # 6

    Um misto de curiosidade e necessidade. Mas estaria a pensar na aquisição de imovel permanente para habitação entre os 125k aos 150k.
  7.  # 7

    gosto de usar este simulador

    Colocado por: iwillUm misto de curiosidade e necessidade. Mas estaria a pensar na aquisição de imovel permanente para habitação entre os 125k aos 150k.


    para 125k dá 651.86€ de IMT e 1000€ de imposto de selo
    para 105k dá 1859.77€ de IMT e 1200€ de imposto de selo
  8.  # 8

    Colocado por: pauloagsantosgosto de usar estesimulador



    para 125k dá 651.86€ de IMT e 1000€ de imposto de selo
    para 105k dá 1859.77€ de IMT e 1200€ de imposto de selo

    Para além do valor do imovel, só será mais esses custos que terei de suportar?
  9.  # 9

    Atenção que o imóvel tem que ter licença de habitabilidade senão paga Imt como se fosse só terreno o que da 6.5% + is quase 10.000€ , para além disso em qualquer dos casos são +700€ para escritura/notário/casapronta
  10.  # 10

    Já agora boa sorte
  11.  # 11

    Colocado por: Paulo PortoAtenção que o imóvel tem que ter licença de habitabilidade senão paga Imt como se fosse só terreno o que da 6.5% + is quase 10.000€ , para além disso em qualquer dos casos são +700€ para escritura/notário/casapronta

    São sempre esses 700 euros? Obrigado em todo caso
  12.  # 12

    Colocado por: iwill
    São sempre esses 700 euros? Obrigado em todo caso


    Sim mais euro menos euro
    Eu paguei no notário 500 a 600eur
    Estas pessoas agradeceram este comentário: iwill
  13.  # 13

    Obrigado pessoal. Penso ter ficado esclarecido.
  14.  # 14

    Boa tarde, tenho uma empresa no ramo dos transportes e vou adquirir um terreno urbano para construir umas instalações de apoio à atividade. Poderei neste caso beneficiar de alguma isenção ou taxa mais reduzida do IMT? Não sei bem em que escalão se enquadra.

    obrigado em todo o caso
  15.  # 15

    6,5% imt +0,08% selo
    • imo
    • 22 agosto 2020 editado

     # 16

    Veja a questao da eventual renúncia à isençao do IVA prevista no art. 12 civa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: perspetiva
  16.  # 17

    Se pesquisar no Google por simulador de imt tem uma página que lhe dá o resultado exacto do imt. A nível de impostos e despesas tem que contar com o imt, o imposto de selo da escritura, tem que pagar também imposto de selo sobre o valor do empréstimo, o valor da escritura e as diversas despesas de aberturas de processos bancários.
    Recapitulando: IMT, imposto de selo sobre valor de aquisição, imposto de selo sobre o valor do empréstimo, valor da escritura e despesas bancárias.
    Por fim se for da zona da grande Lisboa ou do grande Porto eu aconselhava-o a esperar até maio, junho do ano que vem, os preços deverão estar mais baixo maior essa altura, na pior das hipóteses se não estiverem mais baixos estarão iguais. Caso a última hipótese se verifique mal não lhe fará pois terá mais fundo de maneio para avançar com a compra. Muito dificilmente os preços irão subir.
    Cumprimentos
  17.  # 18

    Colocado por: imoVeja a questao da eventual renúncia à isençao do IVA prevista no art. 12 civa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:perspetiva


    pode explicar melhor no que consiste? grato
    • imo
    • 1 setembro 2020

     # 19

    Colocado por: perspetiva
    pode explicar melhor no que consiste? grato

    Veja este artigo da OCC que explica bem o conceito:
    https://www.occ.pt/pt/noticias/iva-renuncia-a-isencao-e-arrendamento/
 
0.0161 seg. NEW