Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Preciso da vossa opinião sobre o seguinte.

    Tenho desde que comprei a moradia, instalado uma caldeira a gasoleo tanto para aquecimento de águas como para aquecimento central.

    Tenho ponderado trocar por uma caldeira a gás natural.
    Em relação a consumos (preço gasoleo vs preço gás natural) irei ter um maior gasto?
    É que logo para começar, o orçamento que tenho ronda os €3000, caldeira + Instalação..
    Ou seja, com este investimento e depois ainda sair mais caro em consumo, não sei até que ponto valerá apena só para me livrar do cheio e sujidade.

    As principais razões que me levam a querer trocar é o cheiro que sai da chaminé que incomoda bastante, tanto a nós como o vizinho do lado e as manutenções que tem de ser feitas de 6 em 6 meses pela quantidade de "carvão" que faz. A cada manutenção fico com a parte circundante á caldeira toda suja e é o cabo dos trabalhos para limpar aquilo tudo.


    Obrigado,
    Rui Martins
  2.  # 2

    E uma solução de bomba de calor + solar?, ou pellets + solar...

    Quantos meses no ano utiliza o aquecimetno central? qual a zona do país?

    Tem gas natural disponível?
  3.  # 3

    Colocado por: ramartinsTenho ponderado trocar por uma caldeira a gás natural.
    Em relação a consumos (preço gasoleo vs preço gás natural) irei ter um maior gasto?

    Com uma boa caldeira vai gastar bastante menos!
    Colocado por: jorgealvesa evolução não para

    https://www.youtube.com/watch?v=9j1qNUFYxds
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasE uma solução de bomba de calor + solar?, ou pellets + solar...

    Quantos meses no ano utiliza o aquecimetno central? qual a zona do país?

    Tem gas natural disponível?



    Odivelas/Lisboa
    Aquecimento central utilizo normalmente só nós meses de mais frio, 3/4 meses, digamos de Novembro a Fevereiro?


    Corrijam-me se estiver errado mas Bomba de calor tinha ideia que o custo+Instalacao seria bastante elevado.
    Pellets a história da manutenção manteria-se, certo?


    Obrigado
  5.  # 5

  6.  # 6

    Tb estranhei, mas no site pt só aparece aquela...
  7.  # 7

    A buderus Portugal para o sector doméstico não tem grande variedade
  8.  # 8

    Tem também Vaillant a Wolf a viessmann
  9.  # 9

    E as ”nossas" junkers/Vulcano de condensação?
    São de equacionar?
  10.  # 10

    São, são bem boas, entre o grupo partilham a tecnologia
  11.  # 11

    Caldeiras de condensação é o que mais existe, aliás agora só arranja de condensação é atmosféricas
  12.  # 12

    nao ha mercado, alem disso ja têm duas marcas a do grupo a funcionar cá
  13.  # 13

    Sabem me dizer se os valores e o comparativo da tabela em anexo ainda fazem algum sentido, sendo que os dados são de 2015?


    Obrigado
      IMG_1031.PNG
  14.  # 14

    Entretanto estou a ficar sem gasoleo na caldeira.
    Como tenho a suposta instalação da caldeira nova queria evitar ter de encomendar mais gasoleo.

    Há algum fornecedor ou local em Lisboa ou arredores onde posso comprar gasoleo de aquecimento, sem ser as entregas de 500lt?
    Queria uma quantidade menor até resolver este impasse.


    Obrigado
  15.  # 15

    Em qualquer bomba de combustível.
  16.  # 16

    Pode usar gasoleo agricola....
  17.  # 17

    Com o preço actual do gasoleo de aquecimento vejo as caldeiras a pellets como uma alternativa mais econômica. Que caldeiras a pellets recomendariam?
    Alguma marca/modelo em especial?

    Moradia 3 pisos, 2 deles com radiadores para aquecimento central (cerca 150m2 cada) e necessidade de banhos diária para 4 pessoas.



    Já agora em termos de manutenção, a chiqueirada do carvão mantém-se? E cheiro? O do gasoleo é insuportável!!
    Obrigado,
    Rui Martins
    • Axe
    • 28 agosto 2017

     # 18

    Segundo o que sei (não tenho experiência na matéria), o custo de consumo de uma caldeira a gás natural é bem menor que o gasóleo.
    • RCF
    • 28 agosto 2017

     # 19

    Colocado por: Pedro BarradasPode usar gasoleo agricola....

    Pode?!
  18.  # 20

    "pode", pois...

    Em que condições posso consumir gasóleo de aquecimento?
    Pode consumir o gasóleo de aquecimento em qualquer aparelho de queima, desde que devidamente adaptado para este combustível. Consulte o manual do equipamento e o seu instalador.

    Tenho benefícios fiscais se utilizar gasóleo de aquecimento?
    A Lei não contempla qualquer benefício para os seus consumidores, uma vez que este produto tem taxas de ISP e de IVA reduzidas.

    A que se destina o gasóleo colorido/agrícola?
    O gasóleo colorido/agrícola é destinado aos sectores agrícola e florestal e apenas poderá ser consumido, de acordo com o estipulado na legislação em vigor, pelos seguintes equipamentos:
    - Motores fixos;
    - Tractores;
    - Ceifeiras debulhadoras;
    - Motocultivadores;
    - Motoenxadas;
    - Motoceifeiras;
    - Máquinas de colheita automotrizes;
    - Máquinas automotrizes diversas;
    - Máquinas específicas de exploração florestal.

    Preciso de cartão para adquirir o gasóleo colorido/agrícola?
    O abastecimento de colorido/agrícola só pode ser feito a titulares de cartões com microcircuito, emitidos pelo Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas.

    Posso utilizar o gasóleo colorido/agrícola em qualquer equipamento?

    A utilização de gasóleo colorido/agrícola em viaturas de qualquer tipo, ou em máquinas que não se encontrem legalmente habilitadas para o seu consumo, é punida nos termos do Regime Geral das Infracções Tributárias aprovado pela Lei nº 15/2001 de 5 de Junho.

    Qual a cor do gasóleo colorido/agrícola?
    O gasóleo colorido/agrícola tem uma coloração verde.
 
0.0216 seg. NEW