Iniciar sessão ou registar-se
    • pbinho
    • 24 agosto 2017 editado

     # 1

    Olá a todos.

    Quero comprar uma máquina de soldar inverter MMA.
    Será a minha primeira máquina de soldar e não quero gastar mais de 300€.
    O uso será ocasional para fazer pequenos trabalhos cá em casa.
    Tenho corrente monofásica e disjuntores de 16 amperes.
    Quero trabalhar com eléctrodos de 2 mm e no máximo de 3.2 mm.
    Estou indeciso entre as Marcas Telwin ou Gysmi nomeadamente:

    Telwin 211/S que custa 273.90€ já com portes

    Gysmi 160P: que custa 234€ já com portes

    O que me aconselham?

    Agradecido

    Pbinho
  1.  # 2

    • pbinho
    • 25 agosto 2017 editado

     # 3

    Ainda não tinha visto tão barato.
    Por esse preço já me decidi.
    Vou optar pelo Gysmi 160p.
    Pelo que que tenho lido nos forums dizem que é um bom inverter.

    Muito obrigado por me ter alertado para um melhor preço.
  2.  # 4

    Para evitar estar a abrir novo tópico, aproveito este.

    Queria mesmo iniciar-me na soldadura, uma vez que os muitos dos meus trabalhos DIY ficariam melhores se pudesse incorporar metal nos projectos (ex: mesa em que posso fazer as pernas de metal).

    Ponho já de parte máquinas caras (MiG e afins) uma vez que isto seria para usar ocasional em apenas alguns projectos. Algo fácil de usar e sem precisar de gás (não vale a pena estar a investir em gás.)

    Estive a ver, encontrei esta aparentemente a bom preço. Se não estou a interpretar mal, funciona com eléctrodos, correto? Daria para trabalhar com tubos de aço de uns 2 ou 3mm de espessura? qual seria a limitação desta máquina?

    https://www.goodlife.com.pt/produto/Utilidades/Melhor-Preco-do-Pais-Maquina-de-Soldar-Inverter-RoyalKraft-Line-com-300-Amperes-IGBT/89776313/
  3.  # 5

    Vou acompanhar por que não conheço a marca em questão, mas esse preço está realmente tentador!
  4.  # 6

    Eu tenho uma "chinesa" nutool de 160A com visor e tem se portado muito bem, é uma maquina barata bastante fiavel (ja tem mais de 3 anos e umas centenas de eletrodos derretidos (7018 e 6013).

    Esse link atraz é de uma identica á minha.
  5.  # 7

    E isto dá para trabalhos caseiros? Tipo soldar um portão, umas pernas de uma mesa de trabalho..coisas assim?
  6.  # 8

    Para ter uma ideia, no passado fim de semana andei a soldar um apoio partido do braço traseiro da retroescavadora, electrodos vandal 7018 de 4mm e 45cm de comprimento (eletrodos basicos), derreti cerca de 14 quase seguidos e não se quaixou, mas já levou mais coças destas e está ali para as curvas.

    a minha e esta

    Estive outro dia a ver a nova versão, tem a denominação magnum.
    ainda não experimentei eletrodos de alumínio, de resto queima tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BM_18
  7.  # 9

    Depois de algumas buscas fiquei a perceber que o meu aparelho de soldar de nutool só tem mesmo o nome, pois nem aparece no site da marca...

    na verdade trata-se de um Yamato, este sim é o fabricante do aparelho, fica aqui uma review da versão de 200A que é exatamente igual ao de 160A nutool.

    http://pinoyhandyman.com/forum/in-and-out-of-the-house/tools/metalworking-tools/2288-feedback-and-review-for-yamato-200-dc-inverter-arc-welder

  8.  # 10

    O preço é ótimo, mas a dúvida é se a marca é "confiável", minha duvida também em comprar nesses sites é depois como que faz para acionar a garantia caso exista alguma avaria!
  9.  # 11

    A da nutool consegue arranjar no bricodepoud (ou la como se escreve) por 125€ quando esta em folheto.
  10.  # 12

    O meu é um 'Excel' de 130A..100€ no AKI á uns 3 anos. Já me soldou a instalação de água toda em inox, 4 portões e umas vedações..em várias mãos..toda a gente gosta xD
  11.  # 13

    Por acaso estive hj no Bricomarché e estavam muitas máquinas de soldar da Nutool em promo..Eu é que não estou ainda segura de comprar alguma.
  12.  # 14

    Boa tarde,
    tenho uma Nutool 120A.

    Maquina Soldar

    Nunca consegui soldar nada. Alguém me pode dar uma ajuda.
    Primeira duvida, a posição dos cabos na maquina, é indiferente? O que ligo em + e em - dado que ambas as fichas são iguais?
    Quando ao electrodo a utilizar por exemplo num portão de ferro e chapa?
    Tenho de esperar até alguma luz acender? Coloco no maximo?

    Gosto imenso de bricolage, electricidades e mecanica em geral, mas curiosamente nunca soldei.

    Quam me pode dar uma luzes sff?

    Muito obrigado,
    Nuno
  13.  # 15

    Colocado por: nsacramentoBoa tarde,
    tenho uma Nutool 120A.

    Maquina Soldar

    Nunca consegui soldar nada. Alguém me pode dar uma ajuda.
    Primeira duvida, a posição dos cabos na maquina, é indiferente? O que ligo em + e em - dado que ambas as fichas são iguais?
    Quando ao electrodo a utilizar por exemplo num portão de ferro e chapa?
    Tenho de esperar até alguma luz acender? Coloco no maximo?

    Gosto imenso de bricolage, electricidades e mecanica em geral, mas curiosamente nunca soldei.

    Quam me pode dar uma luzes sff?

    Muito obrigado,
    Nuno
    para soldar com eletrodos o alicate é a massa e fica no menos , o eletrodos fica no mais . Normalmente usa um eletrodo para aço normal 2.5 e a potência é consoante o tamanho do eletrodo e espessura da chapa , faça um teste á parte porque isso não é matemático se der potência a mais a chapa derrete e se for a menos a solda não pega ou fica frágil , o ideal é a zona da solda ficar vermelha sem furar . Boas soldas . Ps use a máscara e de preferência use a ventilação fraca para desviar o fumo de si...
  14.  # 16

    A potência do aparelho deve ser 40X o diâmetro do eletrode.

    Não comece por aprender em chapa fina, senão nunca vai fazer nada. Um ferro grosso aparelho a top e mão certa.

    Depois é praticar, só assim vai lá.
    •  
      damned
    • 14 setembro 2019 editado

     # 17

    ...
  15.  # 18

    procure um canal do youtube chamado pox serralharia tutoriais, tem umas dicas porreiras para quem esta a começar
    Concordam com este comentário: GMCQ
    •  
      GMCQ
    • 3 junho 2022 editado

     # 19

    Boa noite, gostaria de saber o que aconselham para iniciantes.

    Uma máquina com sistema MMA ou uma MIG sem gás?

    E o que aconselham? O Lidl tem uma agora (já a tenho reservada), uma MIG sem gás, mas estou na dúvida entre essa e uma da marca Deko até 200A, mas a elétrodos.

    Aconselham alguma outra máquina? Será para pequenos reparos em estruturas e algumas brincadeiras. Será para ferro, inox, alumínio... ambos os sistemas têm arame/elétrodos para as suas máquinas.

    Obrigado
      Screenshot_2022-06-03-02-52-34-411_com.android.chrome.jpg
      Screenshot_2022-06-03-02-55-44-835_com.android.chrome.jpg
    • Nss
    • 3 junho 2022

     # 20

    Arame sem gás de proteção fica uma cg@da, compre um bom inverter que já pode soldar a elétrode e a tig.
 
0.0212 seg. NEW