Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    tenho um terreno que passa uma linha de agua. Quero construir no terreno selecionado como podem verificar na imagem: Imagem
    A linha azul é onde passa o rio, a outra parte do terreno é de um familiar meu e caso seja necessário algo da parte dele, posso obter sem qualquer problema.
    Vou ter problemas a construir aqui?
    Que tipo de leis existe nestes casos?
    O que poderei fazer antes de ir ao arquitecto?
  2.  # 2

    Colocado por: ricardo202020Vou ter problemas a construir aqui?

    Tem que consultar o PDM e ver qual a classificação desse terreno.

    Colocado por: ricardo202020Que tipo de leis existe nestes casos?

    Domínio hídrico, basicamente tem que afastar 5 ou 10m da linha de água.

    Colocado por: ricardo202020O que poderei fazer antes de ir ao arquitecto?

    Nada, qualquer bom técnico lhe diz logo se é viável ou não a construção nesse local.
  3.  # 3

    <..
  4.  # 4

    Ensaio geotecnico custa a volta de 2000 mil e fica saber...senao abre um buraco com 4m e chama o projetista para ver..
  5.  # 5

    Ensaio geotecnico custa a volta de 2000 mil

    Isso são 2 milhões
  6.  # 6

    Lol ;) bem visto
  7.  # 7

    ensaio geotecnico? o que é isso?
  8.  # 8

    no PDM o terreno esta para construção.
    Ja tinha ideia pelo que vi neste forum de afastar 5 ou 10 metros.
    podem exemplificar como sao medidos estes 10 metros. se sao do eixo do riacho ou na extremidade do riacho?
  9.  # 9

    Colocado por: callinas<..

    callinas nao consigo visualizar a imagem ou o seu comentario.
  10.  # 10

    Colocado por: ricardo202020ensaio geotecnico? o que é isso?


    Pesquize no google por ensaios geotecnicos de terreno..ter uma linha de agua no terreno é um fator muito negativo na vertente de construcao
  11.  # 11

    Arranje o arquitecto, que este o instrui sobre as condicionantes
  12.  # 12

    Acho que os 5 ou 10 m são medidos a partir da extremidade (ou margem, mais concretamente). Os 5 ou 10 metros repercutem-se no tipo de restrição.
    • tmmc
    • 28 agosto 2017 editado

     # 13

    Tive o mesmo problema no meu terreno, so que no meu caso a linha de agua nao existe na pratica so esta no PDM.

    Resumindo; tem de dar no minimo 10m de afastamento dessa linha (margem do rio no seu caso) em qualquer ponto dela para construçao.

    O que podia fazer no meu caso (o rio nao existe) era tentar resolver isso com as aguas de portugal mas foi-me dito que era melhor deixar assim por ser um processo complicado.
  13.  # 14

    Eu acho que são 5m ao eixo para cada lado da linha de água de zona non aedificandi....mas pode estar descrito no regulamento do PDM outras restrições para estas servidões... como por exemplo os 10m de distancia ao leito de cheia máximo.

    No entanto, independentemente dessa linha de água, já sabe se pode efectivamente construir nesse local?
  14.  # 15

    No dia que forem abrir o buraco para a cave, vai nascer um lago.

    Ou no dia que tiver os projetos todos prontos, sem cave, e começarem a fazer a escavação para as sapatas isoladas, vai parar a obra, porque vai ser necessário um ensoleiramento. estar em cima de uma linha de água ou 5m ao lado é igual..
  15.  # 16

    Depende se a linha de água tem uma pequena ou grande bacia hidrográfica.
    Se souber o local posso ver no SIG (usando o SRTM, por exemplo) o potencial relacionado com a área da bacia hidrográfica... coisa simples
    Concordam com este comentário: ricardo202020
    • emad
    • 29 agosto 2017 editado

     # 17

    Lembram-se disto? Foi em Guimarães.
    Passava uma linha de água por debaixo. Quem comprou não sabia. Mas quem aprovou e construiu sabia.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, Pedro Barradas, Goncalo D., Alexluxx
      image48.jpg
  16.  # 18

    Parece-me muito perto da cumeeira, mas por outro lado, o terreno a montante é composto essencialmente por superfícies impermeáveis..
      Screenshot 2017-08-29 14.23.30.png
  17.  # 19

    Usando o Google Earth para observar o terreno a montante - atenção que a elevação está exagerada 3x ;-)
      Screenshot 2017-08-29 14.32.43.png
  18.  # 20

    Agora sem exageramento vertical
      Screenshot 2017-08-29 14.36.01.png
 
0.0196 seg. NEW