Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros, queria iniciar está discussão para saber opiniões sobre como fazer para vender um apartamento por conta própria, sem colocar na mediação imobiliária.
    Anunciar em sites, parece que não resolve muito, quem responder geralmente são imobiliárias oferecendo para prestar serviços de mediação.
    E as vezes, vamos ser sinceros, chega a ser indecente, algumas põem 5% com mínimos de 8000 €, em apartamento com valor pouco mais do que 100.000.

    grato.
    Gide.
  2.  # 2

    é verdade o que diz dos sites, mas se colocar uma placa com um numero de telefone a dizer-se vende-se, irá acontecer o mesmo.

    as fotos do apartamento são importantes, tenha cuidado com elas, não apresente fotos de um apartamento desarrumado e descuidado. uma coisa que noto sempre em anúncios de apartamentos na internet é a dificuldade de ou pelas fotos ou pelo texto, identificar o local do mesmo.

    e por fim o preço, se o preço for justo o apartamento vende-se rápido. Existe quem inflaciona o preço no inicio para ao fim de 6 meses baixar o preço para aparecer nos sites de vendas com descontos/ baixa de preços de 10% ou 20%. Não sei se funciona, mas o portugues gosta sempre de um bom desconto.
  3.  # 3

    obrigado pelas dicas, já me ofereceram contraproposta, mas deu ideia que são pessoas que querem comprar ao "desbarato" para talvez revender, etc..

    Já agora, fora as imobiliárias "americanas" que pelo que sei, se estou certo, todas pedem exclusividade, o que não acho bem.
    então foras estas, qual(ais) a(s) melhor(es) a nível nacional, que abrange grande parte do território nacional.
    Grato.
  4.  # 4

    Analise cuidado do preço de mercado, e colocar o seu dentro desses valores. Se pretendem uma venda rápido, colocar abaixo do valor de mercado, ajuda.
    Boas fotos, e uma boa descrição.
    Colocar alguns pontos de diferença, informação sobre a zona, mais valias da casa, etc... e NO Bullshit.

    Depois é deixar tb uma mensagem a dizer que não está interessado em contactos de imobiliárias, e sempre que alguma ligar, dizer logo que basta ver a seriedade deles, pois optaram logo por ignorar um pedido seu e contactaram-no. Agora a sério, não se preocupe com o contacto deles, ignore-os, agradeça o contacto e desligue. No meio de vários telefonemas, algumas pessoas o irão contactar se a sua habitação tiver interesse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gidelberto
  5.  # 5

    Ok.
    E já agora, as internacionais ( que trabalham em regime de exclusividade) são mais "vendedoras" por ter uma maior abrangência, ou as nacionais, que muitas vezes são regionais, mas que não são exclusivista.
  6.  # 6

    "Toda a publicidade é boa publicidade',por isso não deve descurar as plataformas digitais.
    Terá que fazer uma boa apresentação:boas fotografias,bom texto...
    Pode preparar tudo e ter já a papelada toda em ordem: certificado energético, documentos da conservatória e Finanças...
    Faça a triagem dos que não lhe interessam,eu por exemplo não pus telefone no meu anúncio de venda.Só respondida por e-mail.Depois se via que eram um potencial comprador é que dava mais pormenores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gidelberto
  7.  # 7

    Colocado por: gidelbertoOk.
    E já agora, as internacionais ( que trabalham em regime de exclusividade) são mais "vendedoras" por ter uma maior abrangência, ou as nacionais, que muitas vezes são regionais, mas que não são exclusivista.


    Já tive casas à venda tanto nas grandes como nas pequenas. Até hoje sempre me dei melhor com as agências de bairro, mais pequenas, mais conhecedoras da zona e mais focadas, e com maior facilidade em partilha de comissão com outras agências, o que lhes dá uma abrangência melhor. Só vendi uma casa sem recurso a agência, mas como foi venda, foi fácil ... o comprador é que temd e marcar escritura, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gidelberto
  8.  # 8

    Faça um estudo (trabalho de casa)vendo os imóveis em redor do seu,para averiguar se o seu preço é justo.
    Concordam com este comentário: ComparaJá.pt
  9.  # 9

    Boa tarde Gildeberto, para além das soluções acima mencionadas, existem também um serviço recente em Portugal por parte da Domozo, em que fazem uma "gestão à distância" da venda da habitação.

    Não temos qualquer associação com esta entidade, querendo apenas informar.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gidelberto
  10.  # 10

    A Domozo apareceu com um marketing muito agressivo.

    Pensei que ia "mexer" no mercado imobiliário.

    Mas não me parece que esteja a ter muitos adeptos.

    A última vez que vi a base de dados tinha pouquíssimos imóveis no portfólio.
  11.  # 11

    Não fazem as visitas e por aquilo que percebi nem sequer dão suporte burocrático-legal. Portanto, cobram para tirar fotos e meter nos sites?!
  12.  # 12

    Colocado por: lprologNão fazem as visitas e por aquilo que percebi nem sequer dão suporte burocrático-legal. Portanto, cobram para tirar fotos e meter nos sites?!


    Muito vagamente dizem dão suporte documentos após venda, mas penso ser tudo via online, e depois dizem que vão a casa dar preço a sua casa, ora bolas ! hehehe.
    bom mas todos somos livres de aceitar ou não.

    Agora, quanto a imobiliárias tradicionais tenho outras dúvidas:
    1) sobre o pagamento da comissão: se quando faz a "promessa de compra" ou quando da escritura pública.
    Pois nos contrato que vejo vem expresso "os segundos contratantes obrigam a pagar a Mediadora a quantia.......o pagamento total da remuneração será efetuado aquando da celebração da Escritura, documento particular autenticado ou conclusão do negocio visado.
    2) Outra questão é, o comprador dando sinal, qual o prazo que geralmente que se dá para a "concretização do negócio visado" (pagamento total).
    Grato.
    • smst
    • 29 agosto 2017

     # 13

    Comece por colocar um anuncio nos site de venda gratuitos, tipo OLX, Custo Justo, etc. Tire boas fotos ao apartamento, faça uma boa descrição do apartamento (área, divisões que têm, garagem, tipo de aquecimento, varandas, piso, elevador, etc). Indique um preço de venda justo. Mencione a localização do imóvel/rua. Mencione que não pretende ser contacto por agências.
    Também pode colocar uma placa no exterior do apartamento indicando a venda, mencionando a tipologia e o seu contacto.
  13.  # 14

    Deve também anunciar nos sites mais conhecidos tipo Sapo e Imovirtual. O custo do anuncio por 2 ou 3 meses é de poucas dezenas de euros e estão melhor organizados em termos de pesquiza. Compre um telemóvel barato com um cartão pré-pago só para fazer o negócio e onde vai registando os contatos. Depois de vender deita o cartão fora. Crie também um email especifico para isso pois email's publicados na net vão-se encher de lixo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gidelberto
  14.  # 15

    Crie um post no facebook e diga que dá 1.000€ a quem partilhar com o comprador. :D
    Concordam com este comentário: PedroGomes, lprolog
  15.  # 16

    Colocado por: rjmsilvaCrie um post no facebook e diga que dá 1.000€ a quem partilhar com o comprador. :D
    Concordam com este comentário:PedroGomes


    Era isso mesmo que ia sugerir mas com valores mais baixos lool. 500€ ja fazia o trabalho e era partilhar com todos os amigos do face e pedir para estes fazerem o mesmos ja que partilham correntes estupidas e jogos ao menos aqui tem a possibilidade de ganhar 500€ se realmente tiverem o comprador no seu grupo de amigos.
  16.  # 17

    Colocado por: gidelberto

    Muito vagamente dizem dão suporte documentos após venda, mas penso ser tudo via online, e depois dizem que vão a casa dar preço a sua casa, ora bolas ! hehehe.
    bom mas todos somos livres de aceitar ou não.

    Agora, quanto a imobiliárias tradicionais tenho outras dúvidas:
    1) sobre o pagamento da comissão: se quando faz a "promessa de compra" ou quando da escritura pública.
    Pois nos contrato que vejo vem expresso "os segundos contratantes obrigam a pagar a Mediadora a quantia.......o pagamento total da remuneração será efetuado aquando da celebração da Escritura, documento particular autenticado ou conclusão do negocio visado.
    2) Outra questão é, o comprador dando sinal, qual o prazo que geralmente que se dá para a "concretização do negócio visado" (pagamento total).
    Grato.


    1) O correcto é ser aquando da concretização do negócio, i.e., na escritura.
    2) É o prazo que o comprador e vendedor entenderem (embora legalmente caiba ao comprador, penso eu), dependendo da urgência do comprador e da disponibilidade do vendedor. Quando comprei a minha julgo que foi um mês; agora na venda, por mim posso libertar em poucos dias, dependerá da urgência do comprador. Muitas vezes nem há CPCV, faz-se logo a escritura e o negócio é mais rápido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gidelberto
  17.  # 18

    Colocado por: smstMencione que não pretende ser contacto por agências

    Não vale a pena... pus a casa à venda há dois dias e já somo cerca de 50 contactos de agentes, mesmo assim, e ainda por cima são insistentes (leia-se chatos)... e o mais engraçado ainda são os agentes que pertencendo a agências querem fazer mediação por conta própria, ou aqueles que nem agentes são mas querem "ajudar no negócio"... isto do ramo imobliliário é uma açorda ainda maior do que eu pensava.
  18.  # 19

    Colocado por: lprolog
    Não vale a pena... pus a casa à venda há dois dias e já somo cerca de 50 contactos de agentes, mesmo assim, e ainda por cima são insistentes (leia-se chatos)... e o mais engraçado ainda são os agentes que pertencendo a agências querem fazer mediação por conta própria, ou aqueles que nem agentes são mas querem "ajudar no negócio"... isto do ramo imobliliário é uma açorda ainda maior do que eu pensava.


    Querem a comissão cm é óbvio. Ninguém dá nada a ninguém. Se estipular que só paga 500 ou 1000€ de comissão quando vender a casa vai ver que as agências deixam no logo em paz.
  19.  # 20

    Colocado por: PedroGomes

    Querem a comissão cm é óbvio. Ninguém dá nada a ninguém. Se estipular que só paga 500 ou 1000€ de comissão quando vender a casa vai ver que as agências deixam no logo em paz.

    Penso que alguns deles aceitariam. Pelo interesse, seria um dinheiro fácil e rápido (talvez daí o interesse). Hoje ainda foram pouco mais de 10 a chatear, está a diminuir.
    O pior de tudo ainda são os manhosos, que marcam visitas mas é para virem chatear com a conversa do costume, ou os que querem meter o apartamento no site deles, com valores diferentes e tudo, sem contrato nenhum, não sei de onde vinha a comissão deles.
 
0.0216 seg. NEW