Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Saudações para todos os membros.
    È o seguinte, vendi a minha casa e vou ter cerca de metade do capital para comprar outra habitação e terei de recorrer a empréstimo bancário para pagar o restante,
    assim sendo o valor total de compra fica por cerca de 92000€ logo à partida teria isenção do IMT pagando só o imposto selo, acontece é que a propriedade está com 3 cadernetas predial, as propriedades estão todas juntas umas ás outras.
    Mas consistem em 2 cadernetas predial urbana; uma da habitação com a respectiva licença e terreno e a outra urbana com Armazéns e actividades industriais com isenção de um tal de RGEU com terreno também, o restante está como Rústico com árvores de frutos que depois se subdivide por cada categoria de plantação.
    A minha duvida agora prende-se, como é para habitação própria e tenho ainda chamadas as mais valias de 20000€, e com o credito suponho que uma das cadernetas é urbana para a habitação própria a nível do credito bancário será uma situação normal de empréstimo,mas a propriedade tendo ainda mais 2 cadernetas não sei se enquadra da mesma situação tanto a nível bancário como propriamente no IMT, como referi ter cerca de metade do capital como é que poderia fazer para minimizar os custos com as escritura(s) e afins, pois nem sei se é recorrente fazer escritura das 3 parcelas mas só uma delas ter hipoteca.
  2.  # 2

    Se as 3 pertencerem à mesma pessoa tornar-se-ia mais fácil.

    A meu ver poderia ter talvez capital para comprar 2 a pronto e pedir empréstimo só para 1 delas. Ou subir o valor da casa em detrimento dos outros dois mas o valor final seria o mesmo.
    Ou seja:

    100=20+20+80
    100=98+1+1
    100=50+25+25

    Fiz-me entender?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmatias
  3.  # 3

    Colocado por: PalhavaSe as 3 pertencerem à mesma pessoa tornar-se-ia mais fácil.

    A meu ver poderia ter talvez capital para comprar 2 a pronto e pedir empréstimo só para 1 delas. Ou subir o valor da casa em detrimento dos outros dois mas o valor final seria o mesmo.
    Ou seja:

    100=20+20+80
    100=98+1+1
    100=50+25+25

    Fiz-me entender?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jmatias



    Obrigado pela informação
    Entendi a temática, a duvida também será sobre a parte do empréstimo pois ficará tudo na mesma escritura.
    Sendo por aquilo que entendi dividindo o pagamento a duas delas e a outra inflacionar um pouco (empréstimo), no final pagaria o imposto de selo em separado por cada uma, mais uma escritura e o registo com hipoteca de só uma, como infelizmente o comum do cidadão não compra casa todos os anos, não sei perante o dia da escritura e leitura o representante do banco estará habituado a estas situações também, presumo que talvez aconteça com lotes de urbanizações, mas não é o meu caso.
 
0.0106 seg. NEW