Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Aqui está um dos meus carpinteiros favoritos.

    Homem gentil, de modos brandos (algo raro no ecossistema da construção) profissional competente e excelente didacta.

    Os vídeos que acompanham o seu livro mais conhecido são um autêntico tesouro de conhecimento.

    Guardei os vídeos há uns anos e revejo-os de tempos a tempos.

    Achei que seria lógico falar dele aqui e colocar os links aos 3 filmes.

    Part 1 - Framing Floors And Stairs
    Part 2 - Framing Walls
    Part 3 - Framing Roofs

    (Guardei os vídeos no youtube sendo que não estão listados - para evitar confusões com direitos de autor e outras bruxarias - vamos ver se funciona...)

    O livro encontra-se pela internet em formato PDF, basta fazer uma pesquisa pelo texto no título deste thread que o encontram logo.

    Boa construção!
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  2.  # 2

    Pois, que dizer…

    Quanto à precisão, ao “olhómetro” que ele usa, é bastante expedito, mas também estamos no domínio do wood framing… no contexto da construção por método prescritivo que permitiu o american dream e o urban sprawl… é um mixed bag :-/

    Mas eu gosto do espírito e o facto de desmistificar algo que aparenta ser complexo.

    Gosto também dos paralelos que podemos estabelecer com o LSF.
    •  
      CMartin
    • 1 setembro 2017 editado

     # 3

    Colocado por: Anonimo06082021no youtube tem melhores exemplos de carpinteiros e carpintarias....digo eu.


    James, partilhava algum desses exemplos ? Gostava de ver.

    Colocado por: Goncalo D.Mas eu gosto do espírito e o facto de desmistificar algo que aparenta ser complexo.


    Também gostei do espírito simples e descomplexado, sem rodeios desnecessários, tanto da linguagem como da apresentação em si, julgo traduzir a própria maneira de ser destes carpinteiros. Os trabalhos mostrados assim tornam-se muito interessantes, até para leigos em construção como eu. Não há mistérios propositadamente fabricados para que fiquem a pairar no ar e nem postas de pescada que caem sempre desajeitadamente aos profissionais, que só aborrecem/entediam quem assiste e até tiram alguma seriedade ao trabalho que está a ser feito. É muito atractivo por isso também.

    É muito artesanal.
  3.  # 4

    Colocado por: Anonimo06082021neste caso prefiro de longe a madeira.....o LSF não gosto,e do que tenho visto menos gosto ainda.

    Eu só vi uma ao vivo, e tenho a oportunidade de seguir a evolução que até é aqui nas minhas bandas, e também não gosto. Não tem arte nenhuma aquilo. Mas também não era suposto ter.
  4.  # 5

    Colocado por: Anonimo06082021faz musica na bigorna com o martelo....ou ver como se "afia" uma foice de cortar erva


    Colocado por: Anonimo06082021um verdadeiro carpinteiro ainda o "serrote" manual etc....


    Colocado por: Anonimo06082021a arte de trabalhar a pedra....fascina-me ....."os pedreiros"


    Isto sim, são tudo coisas que também me fascinam, e que eu valorizo muito.
    •  
      CMartin
    • 1 setembro 2017 editado

     # 6

    Colocado por: Anonimo06082021já ele tinha descambado.

    Os meus tópicos acho que descambam pouco, lá um ou outro só, talvez mais porque os outros não se perceba bem o que estou a tentar dizer, acabo por me conseguir safar. Quando falo português normal, os meus descambam também :o)

    Acho que já consegui apanhar o jeito.
  5.  # 7

    Colocado por: CMartinAcho que já consegui apanhar o jeito.
    Afinal, talvez ainda não :o)
 
0.0133 seg. NEW