Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    estou interessado em adquirir um imovel com terreno e uma moradia em que apenas se aproveitam as paredes, ou seja, sem condições de habitação.
    Tem a cozinha mas sem moveis, ou electrodomésticos, e com uma casa de banho com as louças todas partidas.
    Hoje dirigi-me a um banco (BPI), que me informou que se a casa nao tiver condições de habitabilidade, o banco não empresta.
    Ou seja, preciso de comprar o imóvel com capitais próprios e depois posso pedir dinheiro para obras, mas se apenas precisar de capital para comprar o imóvel e não necessitar de dinheiro para obras já não fazem o empréstimo, porque a casa tem de ter pelo menos cozinha e casa de banho.

    Custa-me a acreditar nisto e vou falar com outras instituiçoes bancárias até para perceber se alinham todas pela mesma bitola.

    Alguém tem experiência neste tipo de compra/empréstimo?

    Rui R.
  2.  # 2

    vai ter as mesmas dificuldades noutros bancos a não ser que já tenha o projeto aprovado pela camara para a construção.
    vai fazer uma credito terreno + autocontrução.
    não que esqueça que o IMT desse imovel é 6.5%, ainda é pesado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui.b.r
  3.  # 3

    Pois a questão é que não posso gastar dinheiro num projecto e submete-lo para aprovação sem ter o imóvel na minha posse.

    Ou seja, se eu quiser comprar um imóvel de 100mil euros, reconstrui-lo e valorizá-lo o banco não me empresta dinheiro, porque tem medo de ser enganado (não estou a ver em quê), mas se quiser comprar um imóvel de 300 mil já empresta?
  4.  # 4

    Colocado por: rui.b.rPois a questão é que não posso gastar dinheiro num projecto e submete-lo para aprovação sem ter o imóvel na minha posse.

    Ou seja, se eu quiser comprar um imóvel de 100mil euros, reconstrui-lo e valorizá-lo o banco não me empresta dinheiro, porque tem medo de ser enganado (não estou a ver em quê), mas se quiser comprar um imóvel de 300 mil já empresta?


    sim é isso +coisa -coisa, pelo menos foi a minha experiencia pelos bancos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui.b.r
  5.  # 5

    Boa tarde, acabei de adquirir uma casa através da caixa geral de depósitos, que também tem a cozinha sem móveis, a casa de banho também com loiças em muito mau estado e a maior parte da rede eléctrica da casa foi tirada e não tive qualquer tipo de problema, não sei se foi por ser casa de banco, mas não custa nada ver o que lhe dizem ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui.b.r
  6.  # 6

    Colocado por: joanaraquelmBoa tarde, acabei de adquirir uma casa através da caixa geral de depósitos, que também tem a cozinha sem móveis, a casa de banho também com loiças em muito mau estado e a maior parte da rede eléctrica da casa foi tirada e não tive qualquer tipo de problema, não sei se foi por ser casa de banco, mas não custa nada ver o que lhe dizem ;)


    tem que ter licença de utilização, a sua certamente tinha
  7.  # 7

    O imóvel é anterior a 1951, e está isento de licença de habitabilidade.

    Relativamente ao IMTtem de se pagar na escritura caso a habitação não seja primeira habitação, pelo menos foi o que me disseram no banco.
  8.  # 8

    Colocado por: rui.b.rO imóvel é anterior a 1951, e está isento de licença de habitabilidade.

    Relativamente ao IMTtem de se pagar na escritura caso a habitação não seja primeira habitação, pelo menos foi o que me disseram no banco.


    Já escapa à minha pouca experiência pois não se enquadra no caso que passei
    Agora imt tem que pagar sempre...
    • 2551
    • 1 setembro 2017

     # 9

    Bom dia.
    O facto de dispensar a licença de utilização, por ser imóvel inscrito na matriz em data anterior a 1951 não significa que o imóvel tenha condições de habitabilidade e seja válido como objeto de garantia para um empréstimo de aquisição de habitação própria permanente ou habitação própria secundária, significa apenas que dispensa a licença de utilização.
    Para o imóvel poder ser considerado como habitação para efeitos de empréstimo destinado a aquisição tem de ter condições minimas de habitabilidade (telhado, casa de banho, cozinha...) o eng avaliador contratado pelo banco vai ver tudo isso para verificar se existem essas condições.
    Para aquisição de um imóvel sem as condições mínimas de habitabilidade pode ser feito um financiamento à aquisição + obras, no qual o valor das obras é libertado por tranches, de acordo com as vistorias efectuadas pelo banco, claro que isto vai incrementar os custos do financiamento. Ou então o que pode tentar fazer é um crédito complementar posterior em ato contínuo com a escritura, ou seja, faz um financiamento sobre a casa como se a tivesse adquirido com capitais próprios, a escritura de compra e venda é feita, e simultaneamente com a casa já em seu nome faz uma escritura de mutuo com hipoteca que lhe liberta o capital para dar ao vendedor.
    Quanto ao IMT está isento na aquisição de imóveis para habitação própria permanente até ao valor de cerca de 92400€.
    Desculpe lá o testamento...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui.b.r
 
0.0151 seg. NEW