Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: aaccViva
    Os furos têm que ter um distanciamento de pelo menos 100m entre si.

    Isso está garantido, o vizinho mais próximo com furo está a cerca de 300 metros.
    E quanto às outras questões?
  2.  # 62

    Colocado por: Rebelde
    Isso está garantido, o vizinho mais próximo com furo está a cerca de 300 metros.
    E quanto às outras questões?


    Boa Tive um orçamento a partir de 7000€ dependendo da bomba geotermica que pretende.. Se quiser pode pesquisar no google ecoforest, eles vendem boças de calor geotermicas, agora estão também a comercializar bombas de calor aerotermicas.

    Tive a felicidade de poder estar nas instalações deles para fazer-mos um estudo, e como seria de esperar as bomdas de calor geotermicas são mais eficientes, principalmente com temperaturas a baixo do 10 graus, aí a disparidade aumenta.
    No entanto a diferença de valor de uma bomba aerotermica para um geotermica poderá não compensar ao longo dos anos, porque onde realmente começamos haver diferenças mais significativas serão abaixo do 10 graus, ou seja terá que analisar ao longo do ano, quando a bomba irá trabalhar abaixo dos 10 graus, e a diferença de valores entre aerotermica e geotermia ( se as houver).

    cumprimentos
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
  3.  # 63

    Em Portugal dificilmente uma geotérmica compensa em relação a uma aerotermica de última geração.
  4.  # 64

    Aqui para os meus lados praticam-se habitualmente temperaturas a baixo de zero graus (de Novembro a Março)! Por exemplo agora o carro já marca 5°C...
    Portanto uma bomba de calor para geotermia será algo a ponderar ainda para mais tendo eu garantida a necessidade de fazer furo de água!
    Caro jorgealves estamos a falar em que diferença de valores para uma bomba de geotermia Daikin em relação a uma equivalente Daikin em aerotermia?
    Grato pelos comentários
  5.  # 65

    O furo para água não é bem igual ao furo para geotérmia
  6.  # 66

    Colocado por: RebeldeCaro jorgealves estamos a falar em que diferença de valores para uma bomba de geotermia Daikin em relação a uma equivalente Daikin em aerotermia?
    aqui tem a tabela Daikin oficial
  7.  # 67

    reparei agora que a geotermica não faz parte da tabela oficial, mas a maquina com 10Kw e uma zona de temperatura custa 9800€
  8.  # 68

    Obrigado pela partilha jorgealves.
    Com base na tabela, e corrija-me se estou errado, uma bomba de calor equivalente (10Kw aquecimento + AQS + inverter - refrescar) ar-água tem um preço de 8900€?
  9.  # 69

    Colocado por: callinasO furo para água não é bem igual ao furo para geotérmia

    Pode-me enunciar as principais diferenças/incompatibilidades?
    Nas poucas leituras que ainda fiz sobre o tema (incluindo este tópico) fiquei com a ideia que no mesmo furo se podem associar as duas modalidades...
  10.  # 70

    Colocado por: RebeldeCom base na tabela, e corrija-me se estou errado, uma bomba de calor equivalente (10Kw aquecimento + AQS + inverter - refrescar) ar-água tem um preço de 8900€?
    tem que tirar da equação as AQS pois nenhuma geotermica de raiz as produz sendo sempre necessário um deposito auxiliar, e poucas geotermicas fazem arrefecimento, pelo que a maquina equivalente aerotermica é o modelo EHBH11 que custa 6120€ de tabela IVA.
  11.  # 71

    Colocado por: RebeldePode-me enunciar as principais diferenças/incompatibilidades?
    Nas poucas leituras que ainda fiz sobre o tema (incluindo este tópico) fiquei com a ideia que no mesmo furo se podem associar as duas modalidades.
    pode ter furos bivalentes mas ai precisa de 2 furos sendo furo unico é de maior diâmetro e precisa de sondas térmicas para permuta, só nestes requisitos fica um substancial acréscimo de valor dificilmente amortizável durante a vida útil do equipamento.

    no nosso clima e mesmo nas regiões mais agrestes as temperaturas exteriores não são suficientemente baixas para justificar a diferença de custos totais entre uma aerotermia e um geotermia, o mesmo não se pode dizer de climas nórdicos ou da europa central e mesmo nesses as aerotermias também têm muita procura.
    https://www.facebook.com/fabioalex69/videos/2292865117409191/
  12.  # 72

    Colocado por: jorgealvespode ter furos bivalentes mas ai precisa de 2 furos sendo furo unico é de maior diâmetro e precisa de sondas térmicas para permuta, só nestes requisitos fica um substancial acréscimo de valor dificilmente amortizável durante a vida útil do equipamento.

    Não sei se entendi. Para utilizar o furo para as duas finalidades (obtenção de água para a moradia + água para a geotermia da bomba de calor) tenho duas possibilidades, ou 2 furos (um para cada efeito) ou apenas um furo, mas que terá que ter um diâmetro superior (qual é o diâmetro)?

    Um exemplo prático por vezes facilita o entendimento da diferença de valores de que estamos a falar. No meu exemplo concreto, aquando do pedido de orçamento de janelas também ouvia dizer que vidro triplo encarecia o preço das janelas e que para o nosso clima dificilmente se justificari. Quando resolvi solicitar orçamento com vidro triplo constatei que de facto ficava mais caro... cerca de 500€. Numa fatura total de 24.000€, mesmo não justificando no nosso clima, foi um valor que não me importei de pagar (passando de U de vidro de cerca de 1,0 para um U de ~0,6).

    Assim, caso esteja em condições de uma forma simples (valores por alto) me dizer, para uma moradia com cerca de 270 m2 de piso radiante para o qual está projetada uma bomba de calor ar-agua (aquecimento-refrigeração) trifásica de 16Kw modelo split, que com base na tabela que enviou tem um valor de 9.480€, substituindo essa solução por uma bomba geotermica de que diferença de valores estamos a falar só em bomba e instalação, sem contar com o furo? A bomba continua a necessitar ser de 16Kw ou sendo mais eficiente podemos baixar para uma de 14 ou mesmo 12Kw? Faz igualmente refrigeração?

    Obrigado desde já pelos comentários.
  13.  # 73

    Qual a localização da obra e qual o sistema de PRH?
  14.  # 74

    Rebelde, basta ver uma coisa, se o furo for para água, o mesmo terá diâmetro para tubagem e bomba. Se for para geotermia, o furo terá o dobro do tamanho?! Terá o mesmo equipamento mais devevera comportar o circuito de ida e retorno.
    Se gasta 3500 num furo normal, gastará provavelmente 5 mil num para geotermia.

    Ha por aí umas supostas geotermias baratas. Mas é como climatizar uma casa com um ac de 9000 btu, se depois não for suficiente para climatizar, paciência, ligamos um aquecedor.
  15.  # 75

    A geotérmica não é só por sondas
  16.  # 76

    Se houver espaço pode ser sondas horizontais, e mesmo se for de furos eles têm k ser distanciados uns dos outros, pode também ser de dois furos
  17.  # 77

    Ou até com água corrente
  18.  # 78

    Colocado por: jorgealvesQual a localização da obra e qual o sistema de PRH?

    Distrito de Vila Real.
  19.  # 79

    Colocado por: RebeldeNo meu exemplo concreto, aquando do pedido de orçamento de janelas também ouvia dizer que vidro triplo encarecia o preço das janelas e que para o nosso clima dificilmente se justificari. Quando resolvi solicitar orçamento com vidro triplo constatei que de facto ficava mais caro... cerca de 500€

    Num orçamento de 24k passar de vidro duplo a triplo custa mais 500 euros?
    🤔🤔🤔
  20.  # 80

    Colocado por: Sergio RodriguesSe houver espaço pode ser sondas horizontais, e mesmo se for de furos eles têm k ser distanciados uns dos outros, pode também ser de dois furos

    Não há espaço para sondas horizontais.

    Colocado por: callinasSe for para geotermia, o furo terá o dobro do tamanho?! Terá o mesmo equipamento mais devevera comportar o circuito de ida e retorno.

    Não faço ideia que acréscimo terá que ter o diâmetro do furo, mas gostaria de saber, assim como entender todos os requisitos que uma solução deste tipo exige, de modo a decidir se a considero como uma opção, ou a coloco de parte.
 
0.0305 seg. NEW