Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jorgealves



    Não consigo ver na referida tabela onde estão os 75%...
  2.  # 22

    A tabela está praticamente no final da portaria: https://dre.pt/application/file/a/647194


    Já agora, como é que se processa a certificação energética de uma moradia cuja climatização esteja assegurada, em primeira instância, por ar condicionado? A classe energética do recuperador de calor também é utilizada na avaliação energética do imóvel?

    É que por cima há alguns fabricantes de recuperadores de calor que não têm a certificação energética homologada.
  3.  # 23

    Colocado por: ricardoantunes

    Antes de mais obrigado pela explicação. Muito completa de facto.

    Não consegui no entanto encontrar nem na portaria nem no DL a referencia aos 75% de eficiência obrigatórios. Consegue-me ajudar?


    Portaria n.º 349-B/2013

    https://dre.pt/application/file/a/647194

    A Tabela I.19 é a última, está mesmo no fim do diploma. Esta Portaria foi actualizada por outra (a que mencionei no outro post) que ainda puxou estes requisitos para um nível mais exigente, mas no que toca a recuperadores de calor a "bitola" manteve-se inalterada: há que cumprir com os 75%.

    Mais, o que anda aí no nosso mercado são recuperadores de calor com 30 kW e de baixa eficiência, enquanto que o que se passa na Europa é o contrário, os fabricantes evoluíram para equipamentos com rendimentos superiores (80 a 90%) e com potências mais baixas, o que vai no sentido de os ajustar às cada vez menores necessidades de energia do parque habitacional: moradias com mais isolamento, caixilharias com melhores vidros, pisos e tectos isolados, algumas moradias até têm VMC... alguém acha mesmo necessário um equipamento de aquecimento com 30 kW? Ou com 50 KW, como eu já vi?

    O recuperador de calor é para aquecer, não é para por a suar.

    Ricardoantunes, não se preocupe em demasia, porque 90% das moradias com recuperadores de calor estão em situação exactamente igual à sua. O que me lixa nem são os consumidores finais, que nada têm que saber sobre isto, é ter os fabricantes a continuar a empurrar material não conforme para o mercado e quem vier por trás que feche a porta.
  4.  # 24

    Colocado por: NortenhoA tabela está praticamente no final da portaria:https://dre.pt/application/file/a/647194


    Já agora, como é que se processa a certificação energética de uma moradia cuja climatização esteja assegurada, em primeira instância, por ar condicionado? A classe energética do recuperador de calor também é utilizada na avaliação energética do imóvel?

    É que por cima há alguns fabricantes de recuperadores de calor que não têm a certificação energética homologada.


    Se você tem recuperador de calor, nem que seja somente numa sala, a permilagem dessa sala considera-se aquecida com biomassa, o que favorece muito mais a certificação do que qualquer outro equipamento, mesmo que seja tipo bomba de calor (ar ou água). Se o recuperador de calor for hidráulico e abastecer a casa toda, todo o aquecimento é a biomassa (e isso é meio caminho andado para ser classe A+) (e também meio caminho andado para ir para o céu quando morrer, porque foi eco-friendly). Mais a sério, com a nossa mata a arder por falta de cuidados e manutenção, acho que era do superior interesse de todos reaproveitar melhor este tipo de recursos, particularmente em ambientes mais rurais... mesmo que a lenha tenha que ser comprada, acho que justifica.
  5.  # 25

    A solzaima emite no seu PDF que cumpre a norma EN13229


    http://welcome.solzaima.pt/manuais/man-instr-ac-pt-mod-090-m.pdf

    Eficiência mínima aplicável a caldeiras, recuperadores de calor e salamandras a biomassa
    Equipamento
    Eficiência
    Norma/Referência
    Aplicável
    Caldeira a combustível sólido
    Lenha

    0,75
    EN12809
    Granulados

    0,85
    Recuperadores de calor e salamandras

    0,75
    EN13229
    EN13240
    EN14785
  6.  # 26

    Sim, claro, além de que o calor produzido por uma lareira / recuperador de calor tem um encanto que qualquer outro equipamento não tem :).

    A minha questão tinha mais a ver com a forma como o recuperador pode influenciar a certificação do edifício. Para ser mais direto, o construtor propôs a aplicação de um recuperador da marca Newfire (um fabricante nacional de Ponte de Lima). Daquilo que consegui apurar, estes recuperadores são bem construídos e duráveis, mas creio que o fabricante ainda não tem certificação energética dos recuperadores.

    Ora não tendo certificação energética, não sei se pode sequer ser instalado, ao abrigo dessa Portaria, ou se é simplesmente descartado no cálculo da eficiência energética do edifício.
  7.  # 27

    Colocado por: ricardoantunesA solzaima emite no seu PDF que cumpre a norma EN13229


    http://welcome.solzaima.pt/manuais/man-instr-ac-pt-mod-090-m.pdf

    Eficiência mínima aplicável a caldeiras, recuperadores de calor e salamandras a biomassa
    Equipamento
    Eficiência
    Norma/Referência
    Aplicável
    Caldeira a combustível sólido
    Lenha

    0,75
    EN12809
    Granulados

    0,85
    Recuperadores de calor e salamandras

    0,75
    EN13229
    EN13240
    EN14785


    Eles cumprem a norma mencionada, o problema é que a legislação actual diz que o rendimento, segundo essa norma, deve superar os 75% e verá na página 6 do link que me enviou que apenas o Acqua cumpre este valor mínimo.

    E não é que eu ache que haja diferenças práticas entre ter um recuperador de calor com rendimento de 75% ou de 71%, mas acho desprestigiante que um fabricante se deixe andar neste meio termo, sabendo de antemão que não está em cumprimento da lei, pois esse equipamento em princípio não está em condições de ser aplicado em Portugal, seja obra nova ou reabilitação.
  8.  # 28

    Colocado por: NortenhoSim, claro, além de que o calor produzido por uma lareira / recuperador de calor tem um encanto que qualquer outro equipamento não tem :).

    A minha questão tinha mais a ver com a forma como o recuperador pode influenciar a certificação do edifício. Para ser mais direto, o construtor propôs a aplicação de um recuperador da marca Newfire (um fabricante nacional de Ponte de Lima). Daquilo que consegui apurar, estes recuperadores são bem construídos e duráveis, mas creio que o fabricante ainda não tem certificação energética dos recuperadores.

    Ora não tendo certificação energética, não sei se pode sequer ser instalado, ao abrigo dessa Portaria, ou se é simplesmente descartado no cálculo da eficiência energética do edifício.


    Quem lá for faz de conta que não está lá nada - ou há certificado a mencionar >=75% ou ignoram o equipamento. Já agora, diz a ADENE que o perito que lá vai devia ordenar a remoção do equipamento (quer dizer, não diz, mas quando diz que não pode ser emitido certificado enquanto o equipamento lá estiver e não podendo o DO ter a licença de utilização sem certificado energético, indirectamente fica informado que tem que arrancar o equipamento do local onde ele está montado), pelo que eu gostava de ver quem é o gajo com tomates para, numa casa acabada, chegar lá e mandar partir a chaminé toda, para trocar um recuperador de calor novo.

    É o que eu dizia, quem vier que feche a porta. :-((
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nortenho
  9.  # 29

  10.  # 30

    Já viram os preços de um equipamento que cumpra os 75%? Isto realmente de legislar é fácil.

    Já recebi 4 propostas e nenhuma delas contempla um recuperador com essa eficiência.
  11.  # 31

    Um equipamento com eficiência superior debita mais calor com a mesma quantidade de combustível.
    • VXMC
    • 15 setembro 2017

     # 32

    Colocado por: jorgealvesUm equipamento com eficiência superior debita mais calor com a mesma quantidade de combustível.


    Ou seja, tem menos perdas?
  12.  # 33

    Colocado por: ricardoantunesJá viram os preços de um equipamento que cumpra os 75%? Isto realmente de legislar é fácil.

    Já recebi 4 propostas e nenhuma delas contempla um recuperador com essa eficiência.


    É preciso é procurar, a Solzaima é que só tem o Acqua a cumprir isso, na gama de recuperadores a água.

    Há mais marcas em solo português, inc/ nacionais. Nas estrangeiras até acho que todos ou quase todos os modelos cumprem os 75% com facilidade.

    E legislar não é fácil, enganar os consumidores é que é.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • Axe
    • 19 setembro 2017

     # 34

    Colocado por: ricardoantunes

    Infelizmente não é viável economicamente...
    Pelo que tenho lido e ouvido, a temperatura da água para aquecer o ambiente num aquecimento com painéis precisa de ser bastante superior à do pavimento radiante hidráulico. Em função disso e dependendo das áreas e utilização, a diferença de preços pode ser menor a longo prazo.
  13.  # 35

    Colocado por: SkinkxE não é que eu ache que haja diferenças práticas entre ter um recuperador de calor com rendimento de 75% ou de 71%, mas acho desprestigiante que um fabricante se deixe andar neste meio termo, sabendo de antemão que não está em cumprimento da lei, pois esse equipamento em princípio não está em condições de ser aplicado em Portugal, seja obra nova ou reabilitação.


    e há uma falha na Legislação, pois o requisito minimo de Eficiencia aplica-se apenas a edificios de Habitação.
    Nos Edificios de Comercio/Serviços não há requisitos para os Recuperadores de Calor, o que significa que podem continuar no mercado sem problemas.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  14.  # 36

    recuperadores a água com + de 75% de eficiencia:

    Solzaima ACQUA
    Edilkamin tem vários modelos
  15.  # 37

    No meu caso o recuperador será da tal marca que referi, a Newfire... Alguém conhece a marca e/ou tem recuperador de valor dela?
    • MNeo
    • 23 setembro 2017

     # 38

    A Romotop têm recuperadores de calor a água com eficiências de 90%, como por exemplo o modelo KV 025 W01.

    A representante em Portugal é a Ricalor
 
0.0231 seg. NEW