Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou na fase de conclusão de uma moradia e ando na fase de recolha de papelada para entrega na camâra municipal.
    Acontece que o instalador do painel solar está incontactável não me tendo entregue qualquer documento relative ao painel solar a não ser o recibo do pagamento do mesmo.

    O que devo fazer? Se contratar uma empresa que possa verificar a instalação do mesmo está poderá certificar o mesmo e fazer o contrato de manutenção?

    Obrigado
  2.  # 2

    Sim, o contrato de manutenção pode ser feito por outra empresa qualquer.
    Em relação ao painel, os dados estão junto do mesmo nalguma etiqueta. Desde que o painel esteja identificado, não precisa de uma papel a dizer certificado.
  3.  # 3

    Colocado por: Manuel Soaresfazer o contrato de manutenção?
    neste momento o contrato de manutenção já não tem carater obrigatorio,

    a garantia do sistema é que pode ficar condicionada á existência do contrato e regra geral assumida pelo instalador original excepto se a nova empresa estiver habilitada paelo fabricante para a assumir essas responsabilidade.
  4.  # 4

    Colocado por: callinasDesde que o painel esteja identificado, não precisa de uma papel a dizer certificado.
    assumindo obviamente que o painel é certificado como é obrigatorio, no entanto existem soluções no mercado que não são certificadas..
    Concordam com este comentário: callinas
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesneste momento o contrato de manutenção já não tem carater obrigatorio,

    a garantia do sistema é quepodeficar condicionada á existência do contrato e regra geral assumida pelo instalador original excepto se a nova empresa estiver habilitada paelo fabricante para a assumir essas responsabilidade.


    A nível de certificado energético para o painel contribuir para a classificação energética , necessita de haver um contrato de manutenção no momento de emissão do certificado.




    Colocado por: jorgealvesassumindo obviamente que o painel é certificado como é obrigatorio, no entanto existem soluções no mercado que não são certificadas..
    Concordam com este comentário:callinas

    Não se pode assumir. O modelo identificado é instalado é carregado no sistema, pode até ser certificado e estar no mercado e à data de emissão o certificado já não ser válido.
    Nesse caso é um pouco " complicado " conseguir que o certificado contribua para a CE.
  6.  # 6

    Colocado por: callinasA nível de certificado energético para o painel contribuir para a classificação energética , necessita de haver um contrato de manutenção no momento de emissão do certificado.
    nao é isso que o dcreto lei 118/2013 e a atualização 349/2013 diz,

    Mas se o imóvel foi licenciado ao abrigo do 80/2006, ja obriga a contrato com duração mínima 6 anos.

    Www.adene.pt/faq. questão O /4
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvesnao é isso que o dcreto lei 118/2013 e a atualização 349/2013 diz,

    Mas se o imóvel foi licenciado ao abrigo do 80/2006, ja obriga a contrato com duração mínima 6 anos.

    Www.adene.pt/faq. quesyao O /4


    O problema é que também não existe ainda a base de dados onde vocês (instaladores) vão ter que fazer os registos das instalações.

    Ora, não havendo o mecanismo previsto no novo regulamento, eu costumo trabalhar sobre a base do velho: CAP, certificados dos painéis e contrato de manutenção.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  8.  # 8

    No entanto essa obrigatoriedade foi extinta por forca da publicação do 118/2013 que ipsis verbis revogou o 80/2006, e como tal é um procedimento fora da legislação em vigor.
  9.  # 9

    Atenção que nao estou a questionar nada, somente estou a ler o que a legislação transcreve.

    Uma curiosidade absurdamente real: actualmente existe algum CAP válido??
  10.  # 10

    Colocado por: jorgealvesAtenção que nao estou a questionar nada, somente estou a ler o que a legislação transcreve.

    Uma curiosidade absurdamente real: actualmente existe algum CAP válido??


    Já sei que não, mas não havendo base de dados, faz-se como antes. Toda a gente fica contente.
  11.  # 11

    Colocado por: Skinkx

    Já sei que não, mas não havendo base de dados, faz-se como antes. Toda a gente fica contente.
    mas sem fundamento legal pois todos cap estam caducados desde 2013.

    Dura lex sed lex.
  12.  # 12

    Colocado por: SkinkxToda a gente fica contente
    os tecnicos nao pois muitos investiram em formação para tim e ficam na ambiguidade da regulamentação contraditoria dando azo a intrpretacoes a medida de cada qual, para piorar qualquer pedido de esclarecimento vinculativo e respondido: vide lex,
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealvesmas sem fundamento legal pois todos cap estam caducados desde 2013.

    Dura lex sed lex.


    Estamos de mãos tão atadas como vocês. Se eu não lhe pedir o CAP a si, a ADENE pede-mo a mim. e depois?
  14.  # 14

    o cap foi so pra mamar €€€
  15.  # 15

    A Adene nao exige o CAP, no formulário online da certificação nem aprece o campo para preencher.
  16.  # 16

    Colocado por: Sergio Rodrigueso cap foi so pra mamar €€€
    fosses a Vulcano que davam de borla e ofereciam o almoço.
  17.  # 17

    ja fui la muitas vezes!!! ou pensas que foste o unico a pinchar em cima dos paineis solares que têm á porta?
  18.  # 18

    Boa noite,

    Falei com uma empresa que realiza certificação energética e de facto só me estão a pedir o certificado do painel (não sei ainda o que é). Dizem que o contrato de manutenção já não é necessário.

    Agora preciso de arranjar alguém com Cap que me verifique a instalação do mesmo e se assuma como instalador.
  19.  # 19

    Colocado por: Manuel SoaresBoa noite,

    Falei com uma empresa que realiza certificação energética e de facto só me estão a pedir o certificado do painel (não sei ainda o que é). Dizem que o contrato de manutenção já não é necessário.

    Agora preciso de arranjar alguém com Cap que me verifique a instalação do mesmo e se assuma como instalador.

    Se só pediram o certificado do painel, para que é que precisa do CAP?
  20.  # 20

    Erro meu. Peço desculpa.

    Foi-me pedido CAP + certificado.
 
0.0186 seg. NEW