Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia,
    Peço a vossa ajuda com o seguinte: Considerando a minha casa, que é de arquitectura popular e muito antiga, na qual vou proceder à sunstituição das janelas colocando novas em pvc, com quadrícula interior, ou de uma folha (porque são vãos relativamente pequenos) ou em "guilhotina", - estou a ver qual destes modelos é o melhor,- qual a solução que posso escolher para garantir "escuridão", nomeademente nos quartos e escritório (estores que não gosto, portadas,etc..)?
    A casa tem originalmente algumas janelas com portadas exteriores em madeira de duas folhas, e noutras janelas em que não são viáveis as portadas exteriores porque abririam para a estrada (fica em cima duma estrada de um núcleo histórico) tem portadas interiores (veda-luz) em madeira..muito bonitos, por sinal.

    Agora considerando este novo modelo de janelas (a opção entre as de uma folha ou de guilhotina),para o interior, o que posso escolher?
    Coloco uma foto de uma dessas janelas, com vedaluz, para verem a que me refiro.
    Obrigada desde já pelas vossas sugestões.
    Com cumprimentos,
      Escritorio.JPG
  2.  # 2

    Olá CMartin

    Vejo que o "projecto" vai avançado! :D

    A minha opinião de leiga relativamente às suas questões era a de que preferiria as 2 folhas (c/quadrícula) em detrimento da de uma folha por motivos... estéticos! Veja um exemplo belíssimo aqui (Sintra):

    http://www.remax.pt/PublicListingFull.aspx?lKey=af5586ef-98e7-4cbd-bfef-29716d7239d7&Index=29

    As janelas não são grandes mas a beleza destas ainda fica mais realçada!

    As portadas provavelmente escolheria restaurar as de madeira que já tem (dado que são bonitas e aparentam estar em bom estado).
    Quanto às de guilhotina, se não fazem parte da traça antiga, colocaria essa opção de parte (embora goste muito da estética destas) porque do ponto de vista térmico não são tão eficientes como as de batente (por ex.)
  3.  # 3

    Olá Woodhouse!

    Fantástica essa casa em Sintra!

    Concordo plenamente consigo, as janelas de duas folhas são mais bonitas em geral, mas, a caixlharia de pvc é bastante expressiva e em janelas com 880cm de largura ficaria com pouquissimo vidro, e escurecia a casa. Chegámos a esta conclusão junto com os diversos fornecedores e então a minha opção por as de uma folha e agora lembrei-me das em guilhotina. Sei que as de guilhotina em princípio não oferecerão o isolamento perfeito, mas na realidade o modelo que vi num site não é bem em guilhotina, é mais abertura vertical em vez de horizontal.(vou colocar o link do site com a imagem destas janelas com abertura vertical)
    Vou restaurar as portadas existentes em madeira, substitúí-las não. Estas portadas exteriores em madeira existem em três vãos, tenho 8 vãos (8 janelas) ao todo, e 3 destes vãos têm portadas interiores (quarto e escritório) e são estas que me levantam a questão: O que fazer para garantir "escuridão" e "privacidade"?
    Obrigada Woodhouse pela resposta.
  4.  # 4

    Aqui está o link, procure as janelas com abertura vertical, mais em baixo na página,.. se bem me lembro foi a Woodhouse que mo deu há tempos!
    http://www.m-banza.com/prod.asp?s=2
  5.  # 5

    Ora o que me está a dizer é que as portadas interiores não são completamente estanques à luz, certo? Umas boas cortinas black-out, não fariam o resto do serviço? :) Tenho uma amiga num apartamento como o do link

    http://casa.sapo.pt/StaticLayout/PT/IMOGUIA/8/2a882648-262a-45a3-8bdd-17f28a694913.html

    em que a janela é envidraçada e não tem estores nem portadas e afirmou-me que as ditas cortinas conferem uma total escuridão e a privacidade necessária
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  6.  # 6

    Colocado por: CMartinAqui está o link, procure as janelas com abertura vertical, mais em baixo na página,.. se bem me lembro foi a Woodhouse que mo deu há tempos!
    http://www.m-banza.com/prod.asp?s=2


    Fui sim! :D Decidiu-se por eles?

    A solução parece-me muito interessante porque a abertura funciona como a de batente, certo? Logo não vai ter os problemas associados às janelas de guilhotina
  7.  # 7

    Não, não são eles os fornecedores, estou a ver com Kommerlig (dois distribuidores) e Rehau (um fornecedor) mas como encontrei esse modelo no "seu" site vou perguntar-lhes o que lhes parece.
  8.  # 8

    Pensei no blackout, obrigada! Á primeira fiquei na duvida porque considerando a casa que é, blackout talvez não se adequasse muito, mas comparativamente a outras soluções (portadas interiores em alumínio, pvc ou até em madeira) começo a achar que talvez seja uma solução bastante simpática, mais levezinha a nível estético inclusivamente e facilitava imenso a vida neste tipo de janela (a de abrir na vertical) em que francamente não estou a ver em que formato se poderiam fazer portadas interiores.
  9.  # 9

    Por outro lado e considerando que é uma casa antiga, a minha primeira duvida ainda subsiste um pouco : será o blackout o mais adequado e ficará bonito?
  10.  # 10

    Fui buscar ideias à arquitectura tipicamente inglesa, onde as janelas não têm nem estores nem portadas.

    Veja aqui o tipo de reposteiros usados que deverão ser suficientemente opacos para impedir a entrada de luz!

    http://www.locationworks.com/library.php?reference=18266

    Depois é tudo uma questão de gosto pessoal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  11.  # 11

    Cmartin porque vai mudar essas janelas por pvc, por fora não estão boas? por questões térmicas? é que essas janelas têm muito valor patrimonial.
    por dentro parecem-me bem e com as portadas também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  12.  # 12

    Fernando Gabriel,
    Por favor não me considere como alguém que não aprecia. Aprecio e dou muito valor ao manter os traços originais de uma casa antiga. A minha, ainda por cima, tem um prémio de arquitectura popular. Por fora estão más e por dentro estão muito boas.
    Não é sem desgosto que as penso substituir, mas, francamente, que opção tenho quando as janelas estalam tinta e madeira, mas isso restaurar-se-ia mas pior do que isso têm isolamento quase nulo (térmico e acústico) e moro num núcleo histórico que suporta, infelizmente, trânsito actual incluindo carros com música alta a meio da noite?
    Gostaria muito de as manter mas parece-me impossível.
    Gostaria muito de saber a sua opinião.
    Tenho portões, portas e portadas em madeira e essas por ser possível vou restaurar.
  13.  # 13

    Woodhouse! Tem uma verdadeira biblioteca de referências internet! Obrigada apresenta sempre sites muito bonitos e interessantes e como vê já me ajudou bastante no link que me envio das janelas com abertura vertical!
  14.  # 14

    percebo, nesse caso tem de escolher muito bem, o que se costuma fazer é escolher uma caixilharia mais simples possivel de uma só folha, e escolher bem a cor, escolher uma com muitas travessas em pvc para uma casa dessas não será grande solução, mesmo que ao longe disfarce, desde o interior nota-se logo, nesses casos costuma-se assumir então uma linguagem nova já que não é facil o acesso mesmo de custos a janelas de madeiras com corte termico.
  15.  # 15

    tudo que for possivel manter em madeira mantenha é a minha opinião. as janelas percebo perfeitamente, mas tente manter o resto, vale dinheiro :) e história.
  16.  # 16

    Concordo plenamente com o Fernando, ou se conserva o original ou então não se imita com "plástico", assume-se a sobreposição de uma coisa moderna e se reparar em muitas recuperações feitas por organismos públicos em edificios até classificados é isso mesmo, pormenores de vidro e caixilhos minimalistas subtilmente justapostos em contraste com o antigo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  17.  # 17

    Sim, por isso, a escolha que me pesa tanto, é que ando nisto há meses e já evoluí ou retrocedi nem sei bem, nas minhas opções, a cor manterei a que existe (folha branca aro verde), travessas não escolhi muitas mas também fartei-me de ponderar se com ou sem cruzetas, existem recuperações de casas antigas com janelas simples muito bonitas e que eu gosto, assumir uma linguagem nova atrai-me por um lado por outro fico com a sensação de estar a "deitar fora" património sem resopeitar ao menos o que a casa apresentava como características, ou seja, recorro a uma imitação do original porque na minha falta de sabedoria seria melhor do que algo completamente diferente. Madeira com corte térmico garante isolamento acústico ? Mas, como diz o Fernando Gabriel em termos de preços estaremos a considerar demasiado? É que se for uma diferença não tão grande assim..não faço ideia mas pela quantidade de janelas que vejo em edifícios recuperados/restaurados em que não me lembro de nenhuma em madeira, posso imaginar a resposta.
    Obrigada pelas vossas respostas estão a ajudar-me bastante.
  18.  # 18

    já aqui mostrei isto, pode ser que ajude,

    o depois...
      gilals82.gif
  19.  # 19

    e o antes
      dsc00003nm42.jpg
    • jma
    • 23 junho 2009

     # 20

    o melhor seria de facto optar por janelas de madeira, mas actual... têm um comportamento térmico semelhante ao pvc... mas são mais caras...
    veja, por exemplo, em www.macica.pt , mas há outras....
 
0.0274 seg. NEW