Iniciar sessão ou registar-se
    • LC_83
    • 7 setembro 2017 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se há alguma forma de recuperar os apainelados das janelas cá de casa.
    Pelo que me parece terá sido causa da humidade que escorregou pela caixilharia e passou para a madeira. Possivelmente durante o tempo em que a casa não sofreu qualquer manutenção (até que a comprei).

    Uma das imagens podem ver silicone na madeira, pois uma das janelas tinha uma chapa preta a cobrir os apainelados, pelo que ouvi dizer seria apenas para efeito estético, mas pronto... ontem lá resolvi tirar aquilo.


    Em suma, consigo recuperar os apainelados de algum modo ou só mesmo novos?

    Obrigado desde já por qualquer esclarecimento.
      IMG_20170907_151658.jpg
      IMG_20170907_151640.jpg
      IMG_20170907_150815.jpg
  1.  # 2

    1º tem de resolver a condensação e evetuais pontes termicas existentes....
  2.  # 3

    aparentemente um dos problemas será a pedra usada no peitoril, que é de granito "áspero", ou seja, será muito poroso e terá que levar hidrofugante urgentemente e tb fazer revisão aos silicones e vedantes.

    Depois é uma questão de realmente tratar do "aspecto" da madeira.. bastará lixar e passar um verniz? Claro que não estou a pensar que vou conseguir um aspecto homogéneo, mas pelo menos queria disfarçar...
  3.  # 4

    Voltando aqui ao assunto...

    Estes ultimos dias reparei que de manhã os vidros e a caixilharia estão a escorrer água...
    Acho que o facto de ter um estore de rolo "blackout" cria uma caixa de ar propensa a tal condensação entre o blackout e a janela... De resto as paredes não demonstram qualquer indício de humidade.

    Caixilharia é em aluminio com vidro duplo e não deve ter corte térmico... tb já estou a ponderar substituir por nova caixilharia em PVC ou aluminio com Corte térmico, mas não sei se este custo extra irá resolver alguma coisa...
    Terá a pedra em granito um grande peso nesta condensação?
  4.  # 5

    A condensação ocorre porque a casa não tem ventilação adequada e talvez por existirem pontes térmicas mal resolvidas nesses remates. O processo será ampliado por uma caixilharia/vidro que não é topo de gama. Mas deverá ser sobretudo má ventilação.
  5.  # 6

    Como podem ver nas imagens do inicio do tópico, a pedra da soleira/peitoril fica apenas a bater do lado de fora da caixilharia, sendo que dentro tenho logo o chão/apainelados de madeira...
    hoje reparei que mesmo o contorno da caixilharia fica molhado... dai que terá sido isso que ao longo dos anos foi deteriorando a madeira.... :(

    Estas janelas são de batente mas sem o oscilo... não percebo a ideia, mas tendo em conta outras falhas que encontrei nas janelas de correr, parece que foi mesmo para poupar euros.... de qualquer modo, acho que é possivel colocar a ferragem do oscilo, pois as dos WC são do mesmo perfil e com oscilo..

    Já iria permitir ventilação..durante o dia.
 
0.0118 seg. NEW