Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    No meio urbano, essa vantagem não se aplica. Na verdade, até pode ser muito desagradável para todos que estejam no seu alcance auditivo, que em apartamentos, pode ser muita gente!
    Para não referir que muitas cidades têm actividade nocturna, o que intensificaria ainda mais esta questão...
    Concordam com este comentário: SMBS
  2.  # 42

    Apartamentos com cães a ladrar a noite inteira, devem ser umas noites bem dormidas para os vizinhos.
    Concordam com este comentário: DR1982, pguilherme
  3.  # 43

    Colocado por: pguilhermeIsso apenas sugere que também não haverá disponibilidade monetária nem temporal para ter um animal de estimação, não é? E se não tem as condições necessárias...
    Não necessariamente, conheço algumas pessoas com a reforma mínima, que tem o cão como única companhia. Tiram literalmente do seu orçamento para a comida para poder comprar a ração ( da mais barata) e as vacinas, mas não na para mais que isto. Não deveriam portanto ter um animal de estimação?
    Nao concordo nada, os animais neste caso até combatem o abandono a que estão vetadas estas pessoas.
  4.  # 44

    Colocado por: HAL_9000Não necessariamente, conheço algumas pessoas com a reforma mínima, que tem o cão como única companhia. Tiram literalmente do seu orçamento para a comida para poder comprar a ração ( da mais barata) e as vacinas, mas não na para mais que isto. Não deveriam portanto ter um animal de estimação?
    Nao concordo nada, os animais neste caso até combatem o abandono a que estão vetadas estas pessoas.


    Durante a reforma haverá disponibilidade temporal, que já será suficiente para mitigar este celeuma.
    Se tem tempo livre já não precisa de gastar dinheiro na tal "creche" que alguém referiu (desconheço estas realidades, pelo que estou a assumir que existem e que são pagas), pelo que o exemplo não se adequa.

    Contudo, compreendo e simpatizo com a questão da companhia.
    Aliás, a questão que levanta, de forte cariz social, certamente merecia outro tipo de apoios, mais interessantes e eficazes.

    De qualquer modo, não podemos dizer que ter uma animal de estimação é um direito fundamental.

    Mantenho que, para ter um animal de estimação, é necessário poder oferecer as condições necessárias de salubridade, bem estar e harmonia, com o outros e o ambiente.

    Estas condições são normais em tantos outros aspectos das nossas vidas!
    Pode comprar um automóvel, mas tem que ter seguro, fazer as revisões, inspecções, etc...
    Pode ter um filho mas tem de ter as condições necessárias para a acolher, educar, tratar, etc.
    Pode comprar um terreno, mas tem de garantir a sua limpeza anual, etc.

    Embora seja fácil arranjar argumentos que apelem à emoção e solidariedade, não deveríamos defender o *direito* à posse, sem defender em simultâneo o *dever* de manter e cuidar, do próprio e dos outros.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  5.  # 45

    Colocado por: pguilhermePode ter um filho mas tem de ter as condições necessárias para a acolher, educar, tratar, etc.
    Não não tem. A segurança social vigia, mas não raras vezes falha. Tanta gente que tem filhos e os cria em condições miseráveis. Ainda existem crianças a crescer em Portugal sem água canalizada e saneamento básico. Não estou a ajuizar se deviam ou não ter, apenas estou a dizer que acontece.

    Se nem para ter um filho, os pais têm de fazer um curso, tirar uma certificação e fazer um seguro, nunca será exequível que isso se faça para ter um animal de companhia. Basta pensar que há pais que optam por não vacinar os filhos. Nenhuma lei consegue impor o controlo que a petição pretende, nem tenho a certeza se tal seria desejável.

    Eu até posso aceitar que ter um animal seja um direito fundamental, tendo sempre em consideração que maus tratos a animais é crime. Talvez fosse mais interessante definir exactamente o que são maus tratos e vigiar activamente o cumprimento da lei. Por exemplo se deixar um cão de grande porte todo o dia fechado num apartamento de 70m2, ou numa varanda de 4m2 fosse considerado crime, resolvia-se o problema das creches para animais que fala.
    Concordam com este comentário: PedroC93
  6.  # 46

    Colocado por: carlosmmfDeixar os animais o dia todo fechado no terraço......
    Estamos falados ......
    Nem merece resposta
    Concordam com este comentário:joaosantos,ricat


    Deviam ter vergonha, as pessoas são o que são.
  7.  # 47

    Colocado por: HAL_9000Se nem para ter um filho, os pais têm de fazer um curso, tirar uma certificação e fazer um seguro, nunca será exequível que isso se faça para ter um animal de companhia.


    Não me referi a cursos/certificações, mas sim a oferecer condições para o bom tratamento dos animais. Seja por *efectivamente* ter tempo livre ou condições financeiras para os colocar numa "creche". Lembra-se?

    Colocado por: HAL_9000Não não tem. A segurança social vigia, mas não raras vezes falha. Tanta gente que tem filhos e os cria em condições miseráveis. Ainda existem crianças a crescer em Portugal sem água canalizada e saneamento básico. Não estou a ajuizar se deviam ou não ter, apenas estou a dizer que acontece.


    Lá porque determinada lei não tem forte fiscalização nem consequências garantidas, não significa que possam ser ignoradas.
    Isto é, lá porque a a Seg. Social não tem uma actuação forte, não implica que ter filhos sem condições seja aceitável.

    Se não está a ajuizar, então o que está a fazer? Qual é o seu ponto de vista? Está somente a dizer que acontece (crimes e maus tratos) embora não concorde? Ou, na sua opinião, devem os pais meter crianças neste mundo só para as fazerem passar uma miséria, fome, doença, infelicidade? Mesmo que a lei não se execute e sancione de forma adequada?

    Não misture o dever (que até pode distinguir como dever legal e dever moral) com a existência de mecanismos de vigilância e execução da lei.
    Os crimes não devem ser cometidos (dever), mas na realidade são, e às vezes até saem impunes (falta de vigilância, provas e/ou execução).


    Colocado por: HAL_9000Eu até posso aceitar que ter um animal seja um direito fundamental, tendo sempre em consideração que maus tratos a animais é crime. Talvez fosse mais interessante definir exactamente o que são maus tratos e vigiar activamente o cumprimento da lei. Por exemplo se deixar um cão de grande porte todo o dia fechado num apartamento de 70m2, ou numa varanda de 4m2 fosse considerado crime, resolvia-se o problema das creches para animais que fala.


    Vigiar activamente? Acabou de referir que tal não acontece nem na Seg. Social!
    A ideia de regular o tipo de espaços para os animais podia ser interessante.
    Como direito fundamental? Seria uma caso de muito difícil defesa.
  8.  # 48

    Colocado por: pguilhermeNão me referi a cursos/certificações, mas sim a oferecer condições para o bom tratamento dos animais. Seja por *efectivamente* ter tempo livre ou condições financeiras para os colocar numa "creche". Lembra-se?
    POis, mas a petição refere isso mesmo " . Formação obrigatória de 50 horas, em empresas devidamente certificados com obtenção de certificado" Quem são as pessoas que vão dar essa formação? e quem serão os potenciais clientes?Não estou a ver alguém que toda a vida cresceu junto dos animais, precisar que venha agora um formador dizer-lhe como tratar correctamente deles.


    Colocado por: pguilhermeSe não está a ajuizar, então o que está a fazer? Qual é o seu ponto de vista?
    A minha opinião é que as pessoas não tenha filhos se não tiverem condições. Mas repare que eu não posso defender ideologicamente que nasce pobre, e da pobreza não consegue sair, não deva ter filhos. Se não parece que estamos a defender uma sociedade por castas. Todas as crianças deveriam ter igualdade de oportunidades e de condições, e como nós bem sabemos isso não acontece. Aqui o apoio do estado e a vigia do estado deve forte, e nem sempre o é, como nós sabemos. Não sei se me estou a fazer entender.

    O que eu critico na petição são coisas como:
    "3. Obrigação de Seguro específico, para obter um animal, nomeadamente cães e gatos." Até poderia concordar em teoria. Mas o Sr faz seguros para os seus filhos por exemplo? Eles também podem provocar estragos....Além de que conhecendo as seguradoras, elas só iriam aceitar seguros, de animais treinados por profissional, o que seria incomportável para a maior parte das pessoas.


    "5. Criar uma lei específica, para o barulho provocado pelo animal, que em situações de incómodo, o responsável do animal, deve ser severamente punido, com multa ou retirada do animal" - Gostaria mesmo que me explicasse como é que faz para impedir que o seu cão ladre, ou o seu gato mie, para que se eu um dia tiver um animal de tiver um animal de estimação não seja "ser severamente punido, com multa ou retirada do animal" se ele por azar não for mudo.
  9.  # 49

    OK. Não estava a defender a petição, nem em parte nem no seu todo, porque nem a conheço. Estava somente a defender uma ideia.

    Colocado por: HAL_9000não posso defender ideologicamente que nasce pobre, e da pobreza não consegue sair, não deva ter filhos. Se não parece que estamos a defender uma sociedade por castas. Todas as crianças deveriam ter igualdade de oportunidades e de condições


    Assumindo que se refere a pobreza financeira, a primeira parte está intimamente ligada com a última: se mal existem condições para o seio familiar reduzido (sem filhos) em termos de alimentação, higiene, educação, saúde, trabalho, etc, ao trazer uma criança e expandir o seio familiar, este problema será agravado. Esta criança dificilmente terá as condições que deveria ter direito e certamente não terá igualdade de oportunidades.
    É estar à beira do precipício, dar um passo em frente e esperar não cair, ou pior, exigir que de alguma forma, alguém garanta que não se caia (não oferecer condições mas depois exigir igualdade de oportunidades).

    Ao fazê-lo ainda assim, e transferindo o risco para a própria criança (porque a vida é da própria e poderá sofrer as consequências durante todo o seu futuro) poderá ajudar a perpetuar esta dilema social.

    No meu caso em concreto, apenas ponderei em ter filhos após determinar que me encontrava numa situação estável, incluindo financeiramente. O que leva a outro ponto, a pobreza também pode ser de espírito, emocional, maturidade, educação, etc...


    Colocado por: HAL_9000Não estou a ver alguém que toda a vida cresceu junto dos animais, precisar que venha agora um formador dizer-lhe como tratar correctamente deles.


    Certamente não seria uma medida popular junto dessas pessoas.
    Mas a certificação é lugar comum e há para qualquer temática.
    Se a pessoa tem experiência, a certificação deverá ser fácil de conseguir. Ou talvez o contrário, ter de desaprender muitos erros que cometeu durante muito tempo... quem sabe?

    Eu já passei por diversas situações deste género, tanto a nível profissional (exemplos especialmente gritantes) como em lazer (os cursos de mergulho sobre o uso de hélio como mistura respiratória, foram uma brincadeira) e não me chateei por estar a "aprender" algo que já sabia.


    Colocado por: HAL_9000Mas o Sr faz seguros para os seus filhos por exemplo?


    Por acaso tenho seguros para os meus filhos, tanto financeiro como de saúde, mas isso já foge ao âmbito deste tema.
    Na matéria de "estragos", também estaríamos a comparar a evolução das capacidades cognitivas e físicas entre crianças e animais...

    Mas tenho seguros nos automóveis por exemplo, que podem causar grandes estragos, mesmo quando manobrados de forma responsável. Ou acha que estes seguros não deviam ser obrigatórios? E a certificação para condução, também não se devia aplicar a quem sempre conduziu sem habilitação legal e tem muita experiência? E esta certificação devia poder ser ministrada por amadores?

    Ou seja, ter um carro, mesmo que seja para assegurar o transporte para prestação de cuidados de saúde, educação ou qualquer outra razão muito válida, por mais barato que seja (ou até oferecido) tem outros custos... e agora? Em que medida difere esta situação, face a ter uma animal de estimação? :)

    Colocado por: HAL_9000Gostaria mesmo que me explicasse como é que faz para impedir que o seu cão ladre


    Talvez a presença constante do dono ou responsável, treino, condições de habitação, etc?
    Provavelmente só o facto de estarem acompanhados será meio caminho andado. Aliado à falta de espaço e condições onde os animais passam o tempo, estes dois aspectos parecem ser o cerne da questão.
  10.  # 50

    Só para dar uma achega ao tema porque li algures por aí irem buscar a lei e falar em ruído com determinado horário...

    Não há horário para ruído "não aceitável" como de vizinhança. Um cão latir durante o dia, por ficar sozinho, se verificado pelas autoridades, é punível!
  11.  # 51

    Colocado por: HAL_9000Por exemplo se deixar um cão de grande porte todo o dia fechado num apartamento de 70m2, ou numa varanda de 4m2 fosse considerado crime, resolvia-se o problema das creches para animais que fala.
    ou mesmo de pequeno porte, existem caes de caça de caça de pequeno porte que devem ficar literalmente malucos confinados a apartamentos todo dia..
  12.  # 52

    Colocado por: pguilhermeNo meu caso em concreto, apenas ponderei em ter filhos após determinar que me encontrava numa situação estável, incluindo financeiramente
    Mas o senhor provavelmente teve uma estrutura familiar, uma oportunidade de educação, um acesso à cultura que lhe levaram a desenvolver uma capacidade de tomada de decisão consciente, racional e ponderada. Muita gente não tem essas oportunidades e tomam a decisão de ter filhos por impulso, ou não tomam sequer a decisão e ocorre por acidente.

    A questão é se eu, você, o estado ou quem quer que seja tem legitimidade para, através da alteração da lei, proibir essas pessoas de terem filhos. Obviamente que não. Contudo depois teremos de dar o apoio necessário para que essas crianças possam ter as mínimas condições condignas.


    Colocado por: pguilhermeOu acha que estes seguros não deviam ser obrigatórios? E a certificação para condução, também não se devia aplicar a quem sempre conduziu sem habilitação legal e tem muita experiência? E esta certificação devia poder ser ministrada por amadores?
    Relativamente aos filhos falava de seguro de responsabilidade civil, que me parece ser o que a petição exige. Muito poucas pessoas faz esse tipo de seguros. Relativamente aos seguros automóvel, esta a falar de uma dimensão diferente, mais uma vez no campo da responsabilidade civil. Não queira comparar o número de mortes, feridos e danos civis provcados por acidentes de carro, e acidentes com animais. Esse argumento não pega. Contudo, em momento algum eu disse que não concordava com a existência dos seguros ou certificação. O que eu digo é que a grande maioria do público alvo pura e simplesmente não tem recursos financeiros para os pagar. E como tal ou iria ter os animais de forma ilegal, ou não os iria ter de todo.

    Quanto às formações, tem muito que se lhe diga. Muitas são efectivamente úteis, outras tantas são para cumprir calendário e recolher uns cobres.


    Colocado por: pguilhermeTalvez a presença constante do dono ou responsável, treino, condições de habitação, etc?
    Provavelmente só o facto de estarem acompanhados será meio caminho andado.
    Mas se isso fosse possível garantir, nem secolocava o problema não é?

    A questão passa por educar as pessoas (um pouco como se fez com o tabaco), de modo a que elas adoptem os animais em consciência e quando têm a certeza de ter as condições para os ter, ao invés de comprar este ou aquele pet por ser a raça da moda, por pressão dos filhos, porque os amigos todos tem.

    A minha argumentação era contra o texto da petição, e não contra os seus ideais, uma vez que na génese acho que até partilhamos das mesmas opiniões, apenas divergimos na possibilidade de aplicabilidade de determinadas medidas.
  13.  # 53

    Colocado por: antonylemosou mesmo de pequeno porte, existem caes de caça de caça de pequeno porte que devem ficar literalmente malucos confinados a apartamentos todo dia
    Totalmente de acordo, daí que até ao dia de hoje sempre tenha resistido aos apelos da minha esposa para ter um animal de estimação. Pura e simplesmente não gosto da ideia de confinar um gato ou um cão a um apartamento (com isto não estou a fazer qualquer juízo de valor sobre quem o faz, pura e simplesmente eu prefiro não o fazer).
  14.  # 54

    Colocado por: HAL_9000não gosto da ideia de confinar um gato
    .. em relação aos gatos... esses não deviam ter a liberdade de andar soltos por aí à noite,(ou mesmo de dia) , causam demasiados estragos quer ao meio ambiente quer nos galinheiros... dao se bem em apartamentos
  15.  # 55

    Seguros de responsabilidade civil para animais de estimação parece mais rebuscado ou, provavelmente, deverão tentar resolver outro tipo de problemas, talvez quando são ceifados numa auto-estrada, ou quando atacam pessoas?

    Mas sim, efectivamente, a obrigatoriedade de um seguro não se intersecta com a questão do ruído.

    Colocado por: HAL_9000como tal ou iria ter os animais de forma ilegal


    Assim, com uma denúncia, os animais seriam retirados... daí que a existência de framework legal para estes casos seja vital para a sua regulação.

    Também não me choca o apelo à adopção em consciência de animais de estimação. Até poderia resolver a questão do ruído, desde que haja um suporte legal que proteja os animais e também a vizinhança.
    Uma coisa é certa, ouvir orquestras de cães a ladrar pela noite (ou dia) fora, em zonas de muitos prédios, dá cabo da paciência a qualquer um.

    Assim, mesmo sem outros custos financeiros, que parece ser o crux da matéria, as pessoas saberiam que poderiam perder o animal, caso não cumprissem com o estipulado. Não interessa se é com recurso a creche, tempo livre, ou pura sorte, se cumprirem está tudo bem :)

    Não tenho habilitações para opinar sobre que tipo de abordagem seria o melhor, mas ficaria grato com qualquer uma delas :)
  16.  # 56

    Colocado por: antonylemos.. em relação aos gatos... esses não deviam ter a liberdade de andar soltos por aí à noite,(ou mesmo de dia) , causam demasiados estragos quer ao meio ambiente quer nos galinheiros... dao se bem em apartamentos
    Nunca tive um gato, a não ser os gatos vadios a que dávamos comida la na aldeia, para mim desde que em liberdade mantém muitas características de predador felino. Mas sim efectivamente muitos amigos meus têm os gatos no apartamento sem problema algum. Eu prefiro não ter, porque sinto que o estava a privar do instinto, e tb devo admitir que me desagrada a ideia dos possíveis cheiros e os sofás arranhados :)
  17.  # 57

    Colocado por: antonylemos.. em relação aos gatos... esses não deviam ter a liberdade de andar soltos por aí à noite,(ou mesmo de dia) , causam demasiados estragos quer ao meio ambiente quer nos galinheiros... dao se bem em apartamentos


    Você certamente não tem galinheiros para dizer tal afirmação.

    Os gatos são dos melhores amigos dos galinheiros.

    Quem tem galinheiros sabe bem que estes atraem sempre ratazanas e ratos, e ter um gato por perto é garantido que essa praga fica controlada ou reduzida.

    E depois há uma outra praga que por acaso está a tornar-se uma espécie deveras invasora, que são as rolas turcas. 5 em 5 minutos aterram no pátio à procura de milho que sobrou das galinhas.
  18.  # 58

    Colocado por: HAL_9000porque sinto que o estava a privar do instinto,
    os dos meus vizinhos têm tanto instinto que até trepam vedações paa matar galos adultos..


    Colocado por: NostradamusVocê certamente não tem galinheiros para dizer tal afirmação.

    Os gatos são dos melhores amigos dos galinheiros.
    hahaha, pois são.. podia mostrar-lhe fotos de galos sem cabeça mortos pelos melhores amigos dos galinheiros... hahaha...pois é..
  19.  # 59

    É isso é isso.

    Nós aqui chamamos a isso linces ibéricos.

    Os gatos sendo gulosos, matando o galo por estrangulação, iam logo à parte tenra do corpo. Nem perdiam tempo a arrancar ou a comer a cabeça.

    Mas deixe lá, eu tenho também amigos que não gostam de gatos e fazem esse tipo de afirmações para justificar situações inexplicáveis. Não vale a pena poluir o tópico com historias da aldeia.
  20.  # 60

    @Antony, (acho q tinhas uma fotos de uns a entrar por uma rede no galinheiro) mostra as fotos aqui ao @Nostradamus ... assim já deve acreditar q certos gatos atacam e matam galos.
    Concordam com este comentário: antonylemos
 
0.0302 seg. NEW