Iniciar sessão ou registar-se
    • LC_83
    • 11 Setembro 2017 editado

# 1

Bom dia a todos,

Sei que isto é um tema batido, mas não encontrei nenhum caso semelhante. (se o houver, indiquem e termino o tópico).

Ora bem, caí na realidade que a minha moradia não tem qualquer isolamento térmico a nível superior (tecto/telhado). Ou seja, basicamente tenho um tecto falso em pladur e depois é logo a lage de esteira (penso ser este o nome técnico), estando depois logo a telha.

Pelo que percebo, se quiser isolar de alguma forma, terei que remover o tecto falso todo e voltar a colocar, certo? E mesmo neste caso, qual seria a solução?

Por outro lado, não havendo nenhum impermeabilizante na lage de esteira, poderão sempre ocorrer infiltrações... , pelo que até tenho receio de fazer agora a necessária limpeza e hidrofugar o telhado....

Segue imagem exemplo (neste caso foi no tecto da cozinha, que consegui aceder porque a abertura do downlighs permitiu... se resto tenho, exceptuando WCs, tenho apenas focos de luz pequeninos..

Ainda tenho o caso da sala, em que o pladur acompanha a lage inclinada e ai ficam apenas uns 20cm de "caixa".

Obrigado!
  1. Ícone informação Anunciar aqui?

• nmex2
    •   agradecimentos
    • 11 Setembro 2017

# 2

e como está o telhado/telha?

degradado o suficiente para justificar uma "intervenção por fora"? retirar telha, impermeabilizar, isolar e voltar a colocar a telha.

"Partir" os tetos falsos para colocar isolamento interior, sabendo que habita a casa, pode não ser uma intervenção "simpática" , depois tente também compreender a questão da inércia da casa e respectivo isolamento pelo interior ou pelo exterior e perceber o que fará mais sentido no seu caso E vivência da casa.
    • LC_83
    • 11 Setembro 2017 editado

# 3

A telha parece que não terá grandes problemas, pois quando comprei a casa ainda cheguei eu mesmo a lavar uma parte do telhado (máquina de pressão de agua) e até nem ficou mal. Mas na altura tive que parar a meio porque havia uma abertura na laje (que vim a saber ter sido por causa de alteração do ar condicionado, e que não fecharam), e começou a pingar no pladur, pelo que parei logo... e não voltei a mexer nisso até hoje.

Eu percebo essa questão de intervenção/vivência, mas teria que ser feito por fazes, quarto a quarto.... mas tudo iria depender obviamente do tempo necessário a essa alteração.

A questão da intervenção por fora, realmente tb poderia levantar tb a laje (tenho que confirmar como é por baixo da telha) e aceder por aí para colocar a lã de vidro por cima do pladur, mas parece arriscado.. ;) .. a não ser que esteja a referir-se apenas a isolar por cima da laje...

Segue agora a foto que faltou à pouco...
      IMG_20160430_185037.jpg
  2.  # 4

update:
    ponto de situação vai no sentido de remover os tectos falsos para os aplicar novamente (novos) já com lã de rocha por cima. Isto porque não há acesso pelo telhado.
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">