Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Sou proprietário de um imóvel desde 2012, nunca fui a uma reuniao de condomínios e só agora descobri que ando a pagar um seguro de condominio que cobre o meu apartamento quando tenho esse seguro à parte desde a mesma data. Nas actas das reunioes nada menciona sobre a apresentação dos seguros e também nunca ninguem me pediu comprovativo de seguro. Só apos me pedirem o comprovativo é que deveriam me comunicar se aceitavam ou nao. Informei o condomínio que vou descontar os valores pagos a mais desde 2012 na anuidade de 2017. Nao aceitaram pq justificam que deveria ser eu a entregar o recibo do seguro. Devo descontar o valor? Quem tem razao? O condomínio nao deveria ter avisado por escrito todos os condominos?
  2.  # 2

    Colocado por: A. Fernandesnunca fui a uma reuniao de condomínios

    Típico portuga, está-se c*gando para o que se passa no seu próprio prédio e agora vem reclamar e arranjar uma desculpa para não pagar o valor do condomínio. Se tivesse a atitude correta de se informar o que se passa no SEU prédio podia ter poupado algum dinheiro no seu seguro. O condomínio ao segurar todo o edifício fez uma excelente opção e cada um depois pode fazer seguros de recheio e/ou multirriscos por um valor bastante mais baixo.
    E não há nada para descontar. O seguro do condomínio é para todo o edifício e não pode ser fraccionado.
    Concordam com este comentário: Diogo999, master_chief, FR1234, joaobt24
  3.  # 3

    Na volta é só o seguro das partes comuns.
    Quem vende diz que é mais vantajoso agora, se é ou não é, isso eu não sei.

    Colocado por: A. FernandesQuem tem razao?

    A assembleia de condóminos de que você faz parte, apesar de nunca se ter interessado.

    Colocado por: A. FernandesO condomínio nao deveria ter avisado por escrito todos os condominos?

    Quem gere o condomínio?
    Desde quando é que o seguro foi contratado? E porquê?.
    Você foi o primeiro morador da casa?
  4.  # 4

    Colocado por: A. FernandesSou proprietário de um imóvel desde 2012, nunca fui a uma reuniao de condomínios


    Colocado por: CarvaiTípico portuga, está-se c*gando para o que se passa no seu próprio prédio


    Isso é o prato do dia.
    No meu prédio há um indivíduo que não paga o condomínio desde há uns 5 anos e nunca foi a uma reunião. Mas sempre que aparece no prédio reclama de tudo e mais alguma coisa.
    • size
    • 11 setembro 2017

     # 5

    Colocado por: A. Fernandes
    O condomínio nao deveria ter avisado por escrito todos os condominos?


    Quando entrou no uso do prédio, possivelmente, o prémio anual do seguro colectivo já estaria pago. Perguntou isso ao administrador, antes de fazer o seu seguro ?

    O condómino é que tem que fazer prova anual, junto do administrador, que possui seguro próprio.

    Vá, não fique ao calor do borralho, ou à sombra do castanheiro, quando é convocado para as reuniões do condomínio...
    •  
      Hugo S.
    • 11 setembro 2017 editado

     # 6

    Dado que nunca apresentou o comprovativo do seu seguro e o que ele cobre, prefere ter estado a pagar a dobrar porque o condomínio tinha de assegurar o seguro do prédio, ou ter descoberto que o incêndio que lhe destruiu em parte o prédio, não seria coberto, porque o Senhor não tinha seguro?

    O Condomínio na ausência do seu comprovativo anual de seguro de habitação que cubra as partes comuns, tem todo o direito em realizar um em seu nome, e o cobrar!

    Por isso quem tem razão, parece-me ser o Condominio.

    Mas pense positivamente. Agora que descobriu, pode apresentar o comporvativo de pagamento do seu seguro anual que inclui as partes comuns, ou então renegociar o seu seguro para não estar a pagar duas vezes.

    Já agora, porque é que reclama do condominio, se poderia reclamar da sua seguradoa ... ela está a cobrar um seguro que vc já tem pago através da condominio ...
    • kfor
    • 11 setembro 2017

     # 7

    Na minha opinião quem nos prédios se interessa para gerir o condomínio é tudo ladrão, eu também não ia a reuniões mas pagava tudo o que exigiam, até o dia que pedi comprovativos de obras, vim a descobrir que não tinham comprovativos legais de varias obras efetuadas umas das quais de 8 mil euros, responderam me que era para ser mais barato, claro que alguém meteu a mão na massa.
  5.  # 8

    Porquê reclamara da seguradora?
    Se ele quis fazer outro seguro noutra seguradora o problema é dele
    Se ele não quis apresentar ou responder às cartas da administração do condominio o problema é dele
    Em resumo, o problema é mesmo ele estar-se a **** para a administração do prédio.
  6.  # 9

    A velha máxima "só se lembraram de santa Bárbara quando troveija"

    Caso não saiba se existir um Sinistro e não houver seguro é a administração do condomínio que vão pedir responsabilidades.
    • size
    • 11 setembro 2017 editado

     # 10

    Colocado por: kforNa minha opinião quem nos prédios se interessa para gerir o condomínio é tudo ladrão, eu também não ia a reuniões mas pagava tudo o que exigiam, até o dia que pedi comprovativos de obras, vim a descobrir que não tinham comprovativos legais de varias obras efetuadas umas das quais de 8 mil euros, responderam me que era para ser mais barato, claro que alguém meteu a mão na massa.


    E os outros condóminos que iam às reuniões e aprovaram essas obras com orçamentos mais baratos, possivelmente orçamentos sem IVA, serão eles todos ladrões e burros ?
    Mas, viu ou não viu que as obras foram feitas ? Se obras foram mais baratas, como é que se pode supor que alguém meteu a mão na massa.? Possivelmente, também você, que não pagou o IVA . Explique lá isso melhor.
    Não deixe os outros terem que resolver por si. Vá às reuniões e aí pode votar contra e argumentar de sua justiça.
    • kfor
    • 11 setembro 2017

     # 11

    A minha argumentação é exigir faturas de tudo que me foi cobrado, as que não aparecerem será pedido o reembolso dos valores pagos, eu não assinei as atas nas quais se aprovaram as obras sem fatura, por isso não sou responsável pelo ato criminoso de fuga ao fisco.
    • size
    • 11 setembro 2017

     # 12

    Colocado por: kforA minha argumentação é exigir faturas de tudo que me foi cobrado, as que não aparecerem será pedido o reembolso dos valores pagos, eu não assinei as atas nas quais se aprovaram as obras sem fatura, por isso não sou responsável pelo ato criminoso de fuga ao fisco.


    Se calhar vai-lhe sair o tiro pela culatra..
    É que, as quotas que pagou foram aprovadas em assembleia de condóminos e é quanto basta para ficar obrigado a pagar. Aprovaram os outros por si.
    Não é necessário ter que assinar a ata. Para isso teria que ir à reunião.
    Também não se torna obrigatório que, agora, de forma isolada, venha a exigir a mostra dos documentos comprovativos das obras, porque isso apenas pode ser feito na assembleia de aprovação de contas. Foi lá ?
  7.  # 13

    Já algumas vezes recomendei a quem vai comprar um apartamento usado que se informasse do funcionamento do condomínio. O pesadelo da maior parte dos prédios são os condóminos **** que nunca vão ás reuniões e vivem para chatear toda a vizinhança. Neste tópico temos 2 amostras mas por este forum existem dezenas de exemplos.

    PS: **** significa Fã dos Popós em linguagem portuense...
    Concordam com este comentário: Diogo999, Filipe R. Carvalho
    • kfor
    • 11 setembro 2017 editado

     # 14

    Já vi que o caro size pactua com ilegalidades, está enganado estive a ler a lei e são obrigados sim a mostrar comprovativos legais a quem os solicitar, foi o que eu fiz por carta registada com aviso de receção, depois disso uma queixa ás autoridades tributarias resolve o resto.
    • size
    • 11 setembro 2017 editado

     # 15

    Colocado por: kforJá vi que o caro size pactua com ilegalidades, está enganado estive a ler a lei e são obrigados sim a mostrar comprovativos legais a quem os solicitar, foi o que eu fiz por carta registada com aviso de receção, depois disso uma queixa ás autoridades tributarias resolve o resto.


    Está equivocado.
    Então, coloque aqui qual é o artigo do Código Civil que encontrou a referir isso, de um condómino, isoladamente, após aprovação das contas em assembleia, possa pedir, posteriormente, a qualquer momento, comprovativos das despesas ?
    Claro que não pactuo com ilegalidades, como nesse caso de fuga ao fisco com o IVA.
    O meu debate consigo é o de pretender esquivar-se a pagar a sua quota parte das obras efectuadas no seu prédio, só porque o empreiteiro e o condomínio acordaram a empreitada sem factura.
    Legalmente, a ilegalidade foi praticada pelo empreiteiro e o condomínio apenas pactuou, pelo que fará bem em fazer a queixa ao fisco, mas o condomínio nada sofrerá com isso, nem será por esse caminho que poderá exigir do condomínio a devolução do valor da sua quota parte nas obras (sem IVA).
    Seria bom, que da queixa que pode fazer, deveria ser possível que a lei obrigasse o empreiteiro a reformular o orçamento com o respectivo IVA e o condomínio o ter que pagar o imposto em falta, onde você teria ter que pagar a sua quota-parte , em vez de pretender a devolução do valor das obras. Ou seja, sair-lhe o tiro peça culatra.
    Sabe, a esperteza, também tem limites....
    • kfor
    • 11 setembro 2017

     # 16

    Mais tarde vou colocar, mas está enganado a esperteza não foi minha, eu apenas quero as coisas claras e desconfio que os espertos foram os artistas do condomínio que inflacionaram o orçamento para pagar a parte deles, como o caro os defende muito deve saber como se faz.
    • size
    • 11 setembro 2017 editado

     # 17

    Colocado por: kforMais tarde vou colocar, mas está enganado a esperteza não foi minha, eu apenas quero as coisas claras e desconfio que os espertos foram os artistas do condomínio que inflacionaram o orçamento para pagar a parte deles, como o caro os defende muito deve saber como se faz.


    Mau, ...já perdeu o artigo ? Quanto à fuga ao fisco que redere, só tem que fazer queixa nas Finanças. Faça-o sem rodeios. Se desconfia da honestidade dos artistas do seu condomínio, enfrente-os, também, sem rodeios em assembleia. Andar com suposições e tentar a devolução de quotas é que é de artista.

    Enquanto não encontra o tal artigo que referiu leia o seguinte acordão dum Tribunal;

    LEGITIMIDADE ACTIVA

    Nº do Documento: RL
    Data do Acordão: 19-10-2010
    Votação: UNANIMIDADE
    Texto Integral: S

    Meio Processual: APELAÇÃO
    Decisão: IMPROCEDENTE

    Sumário:
    I – Prestar informação aos condóminos é, entre outros, um dever geral do administrador, em cujo âmbito se inscreve o dever, especificamente enunciado na alínea j) do art. 1436º do Código Civil, de prestar contas à assembleia.
    II – Esta obrigação do administrador, no que à prestação de contas respeita, tem como beneficiário, não cada um dos condóminos individualmente considerados, mas o corpo colectivo por todos eles formado, reunido em assembleia, cabendo à assembleia de condóminos, e não a cada um deles, a titularidade do correspondente direito.
    III – Um condómino não tem legitimidade activa para pedir ao administrador a prestação de contas da sua administração do condomínio.
    • kfor
    • 11 setembro 2017

     # 18

    Nao confunda prestação de contas, com pedidos de comprovativos de despesa.
  8.  # 19

    Colocado por: kforJá vi que o caro size pactua com ilegalidades, está enganado estive a ler a lei e são obrigados sim a mostrar comprovativos legais a quem os solicitar, foi o que eu fiz por carta registada com aviso de receção, depois disso uma queixa ás autoridades tributarias resolve o resto.
  9.  # 20

    Caro kfor,

    Por haver pessoas como você, que não faz nada pelo bem de todos (e acho bem que o faça) não pode achar que todos são uns ladrões e vigaristas.
    Eu por exemplo, trabalhei durante 4 anos, a borla, para a condomínio e a única coisa que ganhei foi chatices. Neste momento faço como os outros, digo que não faço nada pelo condomínio e quem quiser que o faça porque eu já fiz durante 4 anos.
    Encontrei pessoas como você que reclama de tudo e mais alguma coisa mas na hora de decidir ou de trabalhar olhavam para o vizinho do lado à espera que ele fizesse alguma coisa.

    Quanto à justificação de despesas:
    sabe quanto custa pagar a um electricista para mudar uma lâmpada?
    sabe quanto custa contratar alguém para afinar a mola da porta?

    Agora se eu sei fazer isso e não passo factura se o fizer, não devo ter o mesmo direito de ser remunerado pelo meu trabalho?

    Já agora, sabe a trabalheira que dá pedir orçamentos e avaliá-los?
    Acha que há muitas pessoas que percebem alguma coisa de orçamentos?
    E o acompanhamento das obras?

    Há muito para falar, mas colocar todos os administradores no mesmo saco não é a forma correta de ver a questão.
    Se calhar uma empresa faz melhor que os condóminos que são os proprietários.
    Concordam com este comentário: Diogo999, Carvai, Filipe R. Carvalho
 
0.0209 seg. NEW