Iniciar sessão ou registar-se
    • ajcr
    • 31 outubro 2017

     # 41

    Bom dia, agradecia os vossos esclarecimentos das dúvidas que tenho:

    a) Na imagem , a junta femea é a parte de cima do tubo como se mostra na imagem? Faço esta pergunta para evitar as confusões das juntas dos tubos.
    b) qual a diferença entre um tubo inox, parede simples e parede dupla?
  1.  # 42

    Colocado por: antonylemosmantenha o mais recto possível. as curvas param o fluxo dos gases. pensa que funciona como uma auto estrada, os gases para fazerem as curvas têm de abrandar a marcha. pode comprometer a tiragem.

    Numa çareira pode ser, mas em salamandras não haverá grande crise. Em Portugal tinha essa ideia mas depois de andar hauns anos por países com temperaturas de -20 e menos, onde as salamandras têm tubagem com mais de 5 metros após uma curva de 90°, mudei rapidamente de opinião.

    Há inclusive países onde se criam circuitos de tubagem com curvas de 180° para aproveitar melhor o calor e poupar na queima de madeira.
    • ajcr
    • 2 novembro 2017

     # 43

    Este artigo, escrito em brasileiro, os esquemas são bons para salamandras fabricadas em portugal?
  2.  # 44

    Olá eu também, estou com um problema parecido, e para não estar a criar novo tópico aqui deixo também a minha duvida.
    Estou a recuperar uma casa de pedra na quinta, e como o telhado é em painel sandwich não quero furar o painel para colocar a chaminé, e ando à voltas para ver qual a melhor solução para colocar um recuperador.
    Tenho um "buraco" na parede de pedra que tem cerca de 90cm de largura, consegui tirar uma pedra e aproveitar para passar um tubo de 150mm, só que o meu problema é que não dá para colocar o tubo a 45º, só com uma pequena inclinação de cerca 10º, para sair o fumo para a rua, e depois levantar fora da parede até ao cume do telhado.

    Eu sei que não é grande ideia, colocar 2 curvas de 90º separadas de 100cm uma da outra (1 voltada para cima na rua, e outra dentro casa). Para quem tiver mais experiencia nestes casos, gostava que me ajudassem a colocar a melhor opção para a saída do fumo, e se é viável o que estou a pensar.

    Obrigado
    • ajcr
    • 21 novembro 2017

     # 45

    Vou meter aquele tubo colado na parede de cimento.

    Vou começar pedir orçamento para aquisição do material abaixo, a ver onde é mais barato a adquirir.

    1 tubo inox 150º a 6 m
    1 chápeu crista galo
    1 tê com tampo a 45º

    Esquema para orçamento
  3.  # 46

    Não. Direto da salamandra. Assim não tem estabilidade. Logo se puder tiro fotos do meu.
    • ajcr
    • 21 novembro 2017

     # 47

    Direito da salamandra, não pode ser.
    Não consigo por no meio da sala.
  4.  # 48

    No sítio onde tem a salamandra
    • ajcr
    • 21 novembro 2017

     # 49

    Não posso fazer buraco no tecto/telhado, porque não tenho permissão/autorização. Espero que possam compreender que não posso explicar do porquê ou do porque de não fazer a obra.
    Concordam com este comentário: Filipe R. Carvalho
  5.  # 50

    Ok. Olha ainda tenho umas flanges feitas para rematar o tecto. Mas a minha ficou assim, não está perfeita mas funciona agora muito bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
      IMG_20171121_201749.jpg
      IMG_20171121_200857.jpg
    • ajcr
    • 22 novembro 2017

     # 51

    A diferença é que o tecto da tua casa parece de ser gresso ou de cimento.
    Na casa onde eu estou, é tudo de madeira.
  6.  # 52

    É de cimento... Tem uma placa no tecto eoutra debaixo da telha... Sendo madeira será mais complicado segurar um tubo alto... Acho que custumam escorar com cabos de aço, o que tambem não sei se será exequivel...
    Concordam com este comentário: ajcr
  7.  # 53

    se é em madeira tem de ter cuidado com os afastamentos da mesma por causa do risco de incêndio.
    existem regras e normas para o fazer que devem ser seguidas á risca.

    de qualquer forma, o seu esquema não parece mal. minimiza as dobras etc, tem de ter é altura suficiente para tirar bem o fumo. o teste é facil de fazer, quando estiver pronto antes de colocar o chapeu em cima acende um jornal na lareira, se nao tirar bem aumenta na altura.. e assim até que tire bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
    • ajcr
    • 22 novembro 2017

     # 54

    Tenho pedido orçamentos fora da ilha para ver se é mais barato de encomendar.
    O material a encomendar será:

    1 tubo inox 150º a 6 m (Até agora não encontrei um fornecedor de perfis inox para encomendar online)
    1 chapéu crista galo
    1 tê com tampo a 45º
    6 abraçadeiras de seguranças para tubos/chapéu/tê
    1 silicone alta temperatura para por nas juntas dos tubos/chapéu/tê

    Se faltar algum material, fazer o favor de me avisar.
  8.  # 55

    Colocado por: ferreirOk. Olha ainda tenho umas flanges feitas para rematar o tecto. Mas a minha ficou assim, não está perfeita mas funciona agora muito bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ajcr
      IMG_20171121_201749.jpg
      IMG_20171121_200857.jpg
    a salamandra é da focus?
  9.  # 56

    Da invicta... Chamane...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  10.  # 57

    Da invicta... Chamane...
    • ajcr
    • 23 novembro 2017

     # 58

    Vou começar a limpar no interior: tirar a fita e silicone.
    sabem ou se podem me indicar o tipo de produto para me ajudar a facilitar a remoção do silicone nas juntas do tubo que se encontra no interior?
    • vmcb
    • 23 novembro 2017 editado

     # 59

    Bom dia,

    Caro ajcr, permita-me que dê uma opinião entre muitas corretas que aqui estão.

    O que vou escrever é por ter sido um facto e não, por ser só uma questão de opinar.
    Numa casa de um cliente nosso (comprador de apenas ar condicionado) adquiriu uma salamandra numa das grandes superfícies e não a nós, para poder poupar mais algum dinheiro dado uma promoção, segundo ele...e acabou por ter problemas idênticos aos seus.

    Pediu-nos ajuda e quando fomos ver, a salamandra tinha um trabalho efectuado, muito idêntico ao que aqui mostrou (tipo de furo na parede e curva de 45º muito próxima à salamandra).

    Da nossa parte, foi feita a remoção da tubagem e melhoramento do novo traçado, idêntico ao que mostro na imagem.

    desenho

    Por exemplo, nas suas fotos creio que um dos problemas é a curva estar muito próxima à salamandra, devia ter pelo menos 1m de tubo a direito, após a mesma. Alteração esta, que também fizemos.

    A diagonal do tubo também deve ser sempre superior a 3 - 5% de inclinação. Mas a sua neste ponto, está bem. Nós no tal cliente, também tivemos que inclinar mais.

    E, deve colocar uma girândola, estes chapéus ajudam mesmo em algumas situações mais complicadas. Também fizemos o mesmo no cliente, apesar deste já ter instalado um chapéu anti-vento.

    Girândola
    girandola


    Chapéu anti-vento
    chapeu


    Talvez ainda consiga poupar uns trocos.

    PS: É verdade, o silicone é muito difícil de tirar, nós nunca colocámos silicone nestas tubagens. Tente raspar com algo, tipo cunha de madeira para não riscar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
    • ajcr
    • 23 novembro 2017 editado

     # 60

    Então, nunca se põe silicone nas tubagens?
    Ou só se põe na tubagem exterior com abraçadeiras nas juntas? Para não entrar água nas juntas.
 
0.0248 seg. NEW