Iniciar sessão ou registar-se
    • NNPM
    • 12 setembro 2017 editado

     # 1

    Carissímos,

    Agradeço desde já as possíveis respostas e ajudas que receber, relativamente a esta questão.

    Muito já li a respeito deste assunto, aqui no fórum, e fora dele e continuo com muitas dúvidas da melhor solução, e neste caso gostaria mesmo de saber qual a melhor opção, sendo que o factor económico não é a questão principal.

    Tenho uma moradia muito antiga no Alentejo, que pretendo recuperar. A empena virada a norte, pintada com membrana (+- 10 anos) apresenta sinais claros de humidade ascensional. Muitas zonas de destacamento de tinta, bolsas bem visíveis,... Nas divisões que correspondem a esta empena, no interior as paredes estão uma desgraça, com sinais claros de humidade, salitre, destacamento de reboco e tinta,...

    Gostaria muito de minimizar estes problemas, com uma solução a longo prazo, dado que resolver por completo ser quase impossível...

    O que fazer pelo exterior?
    Impermiabilizar? E depois no interior o problema não se torna ainda pior, dado que a humidade vai toda para dentro?
    O famoso capoto? Não é uma solução meramente estética, e que melhora apenas a questão térmica?
    Fachada ventilada? Apesar de caro, parece-me neste caso uma boa opção, porque além de proteger a fachada, tem vantagens acústicas e térmicas. Têm sugestões de materiais a aplicar neste caso? Eu já considerei cortiça (amorim revestimentos) e vi também a a solução da CS (com telhas plasma). Alguém tem alguma experiência com estes materiais? Considerariam outras opções?

    Outra questão não menos importante é o que fazer pelo interior?
    Pladur hidrófugo? PVC?

    Eu compreendo que a resolução total do problema da humidade por capilaridade é deveras complicada, especialmente em casas antigas como esta, implantadas directamente no terreno, por isso acredito que as melhores opções são meramente estéticas, minimizando e tornando-o o menos visível possível....

    Agradeço comentários e sugestões.

    Cumpts,

    André Silva
  1.  # 2

    NNPM,
    Por acaso não consegue colocar umas imagens da empena virada à norte, interior e exterior ?
    E já agora o que pensa fazer à parte não afectada (ou aparentemente não afectada), e será que pode por imagens interiores e exteriores dessa parte também, para se comparar com o norte ?
    Pode ser que assim os técnicos do fórum consigam opinar melhor.
    Cumprimentos.
 
0.0083 seg. NEW