Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Quando ia adicionar um disjuntor no quadro elétrico da casa dos meus pais vi que o fio terra não estava ligado no barramento de terra (estava lá "no ar"). Ou seja, a casa nunca nunca teve proteção nas casas de banho e cozinha (naquele tempo acho que só era obrigatório nestas divisões). Para já liguei o fio no barramento mas queria aferir se o fio está efetivamente ligado à terra (acho que até está ligado num ferro de um pilar) e penso que um multímetro não seja adequado. Alguém sabe como se faz esta verificação?

    Outra questão: quando se remodela/refaz completamente uma instalação elétrica existente (em que nada ou quase nada se aproveita da existente) se for um "bricoleiro" que não seja eletricista (e excluindo questões de responsabilidade) está-se a cometer alguma ilegalidade?

    Cumprimentos
    • size
    • 12 setembro 2017

     # 2

    Poderá não ser o perfeito teste, mas dará para avaliarr:

    Através do Multimetro, na escala de voltagem alternada confira os volts existes na rede entre o positivo e o neutro

    Faça a mesma medição entre o positivo e o fio terra.

    Terá que dar voltagem idêntica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagoribeiro
  2.  # 3

    Colocado por: sizePoderá não ser o perfeito teste, mas dará para avaliarr:

    Através do Multimetro, na escala de voltagem alternada confira os volts existes na rede entre o positivo e o neutro

    Faça a mesma medição entre o positivo e o fio terra.

    Terá que dar voltagem idêntica.
    nao é um teste fiável nem garante nada.
    Concordam com este comentário: tiagoribeiro
  3.  # 4

    Colocado por: tiagoribeiroestá-se a cometer alguma ilegalidade?
    sim, mas só e selecionável criminalmente em caso de acidentes com vitimas provocados por defeitos da instalação,

    o proprietário também pode incorrer em responsabilidades em não ter aferido das capacidades técnicas do executante.
  4.  # 5

    Colocado por: jorgealvesnao é um teste fiável nem garante nada.


    Pois, era o que eu pensava. Mas deve haver algum tipo de teste apropriado, correto?

    Colocado por: jorgealvessim, mas só e selecionável criminalmente em caso de acidentes com vitimas provocados por defeitos da instalação,


    Aquela instalação está uma confusão e queria refazê-la (eu) completamente (até aproveitava para adicionar o fio terra em todas as divisões e colocar mais tomadas). A minha preocupação seria em haver problemas com o fornecedor de eletricidade ou algo do género. Obviamente que tenho conhecimentos em eletricidade. Sinceramente acho que não há necessidade de contratar um eletricista credenciado...
  5.  # 6

    Se a casa já tem licença de utilização, pode fazer você as alterações, ninguém vai fiscalizar, no entanto como o Jorge Alves disse, em caso de problemas o único responsável será o sr.
 
0.0118 seg. NEW