Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Talvez alguém me possa ajudar. Sou proprietária de um terreno considerado pelas Finanças como Rústico e pretendia vendê-lo. Será mais interessante económicamente vendê-lo já como urbano? Embora não saiba que despesas terei em pedir a nova classificação. É um terreno com mais de 4000 m2, mas segundo o PDM é uma parte já considerada reserva ecológica. Como estive alguns anos no Estrangeiro desconhecia que tinha mudado o PDM. Nunca fui avisada de tal. Assim a área de construção fica muito mais reduzida. Alguém me pode aconselhar?
  2.  # 2

    4000m2.. fora de area urbana, com parte deste em REN... Se calhar nem pode lá construir nada. Alterar para ubano não lhe serve de nada... alterar para urbano não lhe dá direito a construir...
    Qual o enquadramento do predio face a planta de ordenamento do pdm? peça um direito à informação para o predio em causa, na câmara municipal.. cada camara é diferente, cada caso é um caso.
  3.  # 3

    Obviamente que só pretendo passar para urbano se houver área de construção. Vou ter de me informar na C.M. da Região. Agradeço a resposta Pedro Barradas.
  4.  # 4

    Mesmo que seja possível construir nesse terreno não ganha nada em alterar para urbano nas finanças .... só perde, porque vai pagar mais IMI.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Fiscalmente, não.

    O IMT dos terrenos urbanos é maior que o dos terrenos rústicos.
    O IMT é pago aquando da compra/venda, pelo comprador, sobre o preço de venda.

    IMT terrenos rústicos: 5%.
    IMT terrenos urbanos: 6,5%.

    Fonte: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimt/cimt17.htm

    Urbano ou rústico é apenas uma classificação para pagar impostos - não serve para mais nada.

    Deverá fazer uma avaliação e uma simulação e ponderar o melhor cenário para o comprador.
    Não faça nunca uma venda a pensar no que é "bom" para si.
    O objectivo é sempre encontrar comprador ao melhor preço possível.
    O que é melhor para si é secundário.
    •  
      GMCQ
    • 14 setembro 2017

     # 6

    Então mas, picareta, para se construir legalmente num terreno nessas condições(em que no pdm passou a urbano) não terá que se fazer a devida alteração nas finanças?
  6.  # 7

    Colocado por: GMCQEntão mas, picareta, para se construir legalmente num terreno nessas condições(em que no pdm passou a urbano) não terá que se fazer a devida alteração nas finanças?

    Até 60 dias depois do projecto aprovado.
    Concordam com este comentário: NBA
  7.  # 8

    Colocado por: Picareta
    Até 60 dias depois do projecto aprovado.
    Concordam com este comentário:NBA
    e se passar essa data qual e a multa.
  8.  # 9

    Colocado por: jorgande se passar essa data qual e a multa.

    Não faço ideia :-((
  9.  # 10

    Colocado por: Maria RomaoBoa tarde,
    Talvez alguém me possa ajudar. Sou proprietária de um terreno considerado pelas Finanças como Rústico e pretendia vendê-lo. Será mais interessante económicamente vendê-lo já como urbano? Embora não saiba que despesas terei em pedir a nova classificação. É um terreno com mais de 4000 m2, mas segundo o PDM é uma parte já considerada reserva ecológica. Como estive alguns anos no Estrangeiro desconhecia que tinha mudado o PDM. Nunca fui avisada de tal. Assim a área de construção fica muito mais reduzida. Alguém me pode aconselhar?


    big LOL
 
0.0150 seg. NEW