Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: PicaretaAs remodelações de um apartamento são feitas na melhor das hipóteses de 20 em 20 anos.....muito esporadicamente.

    Nesse ponto de vista, sim.
    Aqui, onde vivo, o que vejo é agarrarem no elevador e não largarem até alguém se chatear e chamar a atenção.
  2.  # 22

    Hipoteticamente.. se der na telha a um morador, andar todo o dia para cima e para baixo, nada se pode fazer, legalmente :)

    Não estou a ver problema nos baldes etc... e no final da obra, até podia considerar contribuir com um donativo de 5 euros, por vontade própria!
  3.  # 23

    Eu fiz obras em 2 apartamentos - 1 onde vivo e outro que está alugado - e em nenhum deles alguém reclamou por causa do transporte do entulho. E no 2º caso foi uma remodelação total que o entulho encheu um contentor alugado para o efeito.
    Em ambos os casos os trabalhadores tinham o cuidado de colocar cartões a proteger os elevadores e só utilizavam um deles para não prejudicar os habitantes. Não tive qualquer reclamação.
  4.  # 24

    Colocado por: nielsky


    Se for utilizado esporadicamente, tudo bem aceito.
    Tenho noção de que não é fácil carregar peso seja para o 15º ou mesmo para o 3º.

    Agora encher o elevador até não poder mais só porque está lá escrito 320Kg.
    Uma pessoa que pensa assim não percebe minimamente o que faz. Ainda não vi nenhum elevador em que a balança estivesse regulada como deve de ser. Não sei porque mas é sempre para menos.


    Se algum dia for ao hospital da força aérea na luz pode ter a certeza que os elevadores que lá estão suportam 319kg sempre que aos 320 apitam e nem sequer fecham a porta
  5.  # 25

    Colocado por: Marisa FerrazBoa tarde.
    Estamos a remodelar um apartamento que compramos há menos de um mês.
    Pedimos à camara a autorizacão para colocar um Big Bag na rua para a camara recolher o entulho.
    A administradora abordou-nos esta semana e indicou que o condominio nao autoriza o transporte de baldes de entulho no elevador! O apartamento é num 4° andar!
    Não há a possibilidade de colocar a "manga" pois a nossa fracao é virada para as traseiras onde está um terraco sem acesso aviaturas para recolha do big bag....
    Ainda nem lá moramos e já estão fartos de implicar connosco.!


    Minha estimada, primeiramente, importa perguntar qual a função de um elevador? A resposta lógica será a de que a principal função para a qual se instalam elevadores em edifícios é indubitavelmente melhorar a acessibilidade dentro de um edifício! Agora importa perguntar, qual o conceito de acessibilidade? A resposta lógica será a de que ele foi desenvolvido no sentido de permitir que toda a gente possa usufruir de uma forma autónoma e confortável de total mobilidade dentro de um edifício, em especial. E em face à altura destes, a primeira grande imposição foi a obrigatoriedade dos edifícios, a partir de um determinado número de pisos, serem dotados de elevadores.

    Agora importa finalmente perguntar, a função e acessibilidade visam apenas as pessoas? A resposta lógica será a de que nem sempre o conceito de função e acessibilidade tem um alcance que não se esgota nas pessoas, sendo-lhes permitido, transportarem-se com toda uma multiplicidade de objectos e materiais, ou seja, é-lhes reconhecida uma relativa versatilidade, balizada de acordo com as dimensões da cabina e bem assim a capacidade de carga definida em função da necessidade de tráfego da edificação e de acordo com os requisitos das normas pertinentes.

    Atente que o transporte de cargas não é proibido. Sempre que transportar cargas num elevador deve-se garantir que as mesmas estão bem acondicionadas e permitem entrar e sair facilmente do elevador. Esta questão torna-se ainda mais importante nos elevadores sem porta de cabina. Destas sortes, contanto se respeitem estes limites, e do uso não resultem danos (havendo-os, incorrem os agentes em responsabilidade civil) ou sujidade (havendo-a, devem os agentes providenciar na sua limpeza), nada obsta a que se utilize o elevador para o transporte de material associado à remodelação, como ninguém se oporá ao seu uso para transportar algumas peças de mobiliário ou outras compras...

    Colocado por: Marisa Ferraz
    Há 2 elevadores no prédio.
    O elevador diz 320kg / 4 pessoas. Acontece que o meu marido pesa 80kg, o meu pai pesa 75kg e 3 sacos de cimento são 75kg... o que perfaz 230kg.
    O elevador quase nao subia e o meu marido carregou logo no 0 para sairem (vinham do -1).
    Acontece que o elevador ficou bloqueado e nao andou mais.
    A tal administradora implicou e ameaçou que nao ia chamar a assistência e que tinhamos que pagar nós a assistencia ?!? Deve ser doida!!!


    Um equipamento regularmente inspeccionado é sinónimo de pleno funcionamento sem anomalias. Neste concreto, a administração deve sim chamar a EME, mas para a confrontar (leia-se reclamar) com a relatada e inusitada situação (desfasamento entre a capacidade anunciada e a deficiência encontrada no funcionamento bem abaixo daquele limite de segurança), e nomeadamente para aquela providenciar pela execução dos trabalhos necessários à correcção das deficiências apontadas.

    Se a empresa nada fizer, a administração pode e deve reclamar para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ou ASAE. a autoridade administrativa nacional especializada no âmbito da segurança alimentar e da fiscalização económica. O seu portal disponibiliza formulários para apresentar queixas e denúncias e ajuda no preenchimento correto do livro de reclamações) e/ou a Câmara Municipal: (uma das áreas de actividade das CM é a inspecção de elevadores).

    Atente que hão regras (DL 320/2002, de 28 de Dezembro) para a manutenção e inspecção de ascensores, monta-cargas, escadas mecânicas e tapetes rolantes. Estes estão obrigatoriamente sujeitos a manutenção regular, assegurada por uma empresa de manutenção de elevadores que assumirá a responsabilidade, criminal e civil, pelos acidentes causados pela deficiente manutenção das instalações ou pelo incumprimento das normas, no entanto, o proprietário da instalação poderá ser responsável solidariamente.

    Colocado por: Marisa Ferraz
    O que poderemos fazer para responder educadamente e legalmente a estas premissas???


    Sou de crer que já lhe facultei alguns considerandos que fundamentem a sua opinião...
    Concordam com este comentário: Ivo F., Marisa Ferraz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VMC, Ivo F., reginamar, Marisa Ferraz
  6.  # 26

    Obrigada a todos os vossos comentários.
    Atente no facto que usámos durante 1h30 apenas um elevador para o transporte de apenas 2 baldes de entulho de cada vez...

    Sempre procurámos ser bons cidadãos e nao queremos de todos importunar a vizinhança.

    Está o meu pai sozinho a fazer a obra e o meu marido só consegue lá ir ajudar a carregar o entulho uma vez por semana.

    Não deixamos os elevadores sujos.

    E foram afixados no hall do predio e nos dois elevadores o aviso de obras com respectivo decreto de lei, período de maior ruido e data previsivel de término.

    O mais engraçado é que esta semana começaram as obras do telhado.... e as dezenas de rolos para a impermeabilizacao dos telhados.... tenho a certeza que nao os acartaram às costas.
  7.  # 27

    tem que haver bom senso de ambas as partes.... e pela reacção da administração, é porque o bom senso já deve ter falhado no passado e ficaram escaldados.

    Colocado por: nielskyPara mim os elevadores deveria ser unica e exclusivamente para pessoas.


    hum... então se as pessoas forem ás compras tem que levar as compras pelas escadas?

    tem que haver bom senso e aqui o bom senso será não sujar o elevador, não passar a sua carga máxima, e se forem muitas viagens, usar um período mais morto do dia para utilizador o elevador, evitando assim o período da manha em que as pessoas saem para o trabalho e o período do final do dia.

    quem é que compra uma máquina de lavar roupa, e vai pelas escadas quanto tem um elevador ao lado? só se for maluco
    quem e que vai descer as escadas com latas de 20l de entulho quando tem um elevador? só se for maluco
    Concordam com este comentário: Marisa Ferraz, Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marisa Ferraz
  8.  # 28

    Colocado por: Marisa FerrazA administradora abordou-nos esta semana e indicou que o condominio nao autoriza o transporte de baldes de entulho no elevador!


    Leve o entulho em sacos do Continente. Assim não só não são baldes como pode alegar que são compras. :)
    Concordam com este comentário: Marisa Ferraz
  9.  # 29

    Usam baldes de tinta e fecham com a tampa. Era o que mais faltava alguém querer saber o que la vai dentro...
  10.  # 30

    Colocado por: pauloagsantostem que haver bom senso e aqui o bom senso será não sujar o elevador

    Para não sujar basta não usar.
    Então para que serve pagar uma senhora para fazer a limpeza?
  11.  # 31

    Colocado por: Marisa FerrazAtente no facto que usámos durante 1h30 apenas um elevador para o transporte de apenas 2 baldes de entulho de cada vez...



    Está aqui a explicação, com toda a certeza.

    Se o prédio tiver 2 elevadores, a possibilidade de usar o elevador ficou reduzida a 50% durante 1h30.

    Se o prédio tiver muitas fracções e essa ocupação ocorrer no período de maior movimento (manhã ou final da tarde), imagine o transtorno para os vizinhos.

    Há que haver bom senso de ambas as partes.
  12.  # 32

    Cara Maria Ferraz,
    Estou a lidar com uma situação semelhante…
    Posso perguntar-lhe como resolveu a situação com o seu condomínio?
    Obrigada
  13.  # 33

    Pergunte ao condomínio se o saco do lixo e das compras podem também ir de elevador
    Concordam com este comentário: sky3205
 
0.0195 seg. NEW