Iniciar sessão ou registar-se
    • ruip
    • 16 setembro 2017

     # 1

    Bom dia,

    somos um jovem casal na casa dos 30 e pretendemos construir moradia nos arredores de Lisboa. Queremos construir algo com áreas racionais, sem luxos e adaptado às nossas reais necessidades do dia a dia tendo em conta que não tendo ainda filhos, gostaríamos de a curto prazo ter entre 1 e 2.

    Temos um terreno em vista, plano e com área de implantação máxima de 120m2 de área bruta 18m de frente e 21m de comprimento. Idealmente o que gostaríamos de ter seria uma moradia térrea T3 com cerca de 140m2 de área. O problema é que na zona onde queremos construir, os terrenos têm entre 300 e 400 m2 e não é fácil encontrar um que permita mais de 120m2 de área de implantação.

    Pela nossa analise do assunto, não podendo construir uma moradia térrea de 140m2 na nossa zona, estamos em duvida entre estas opções.

    1 - Moradia T3 térrea (com 120 m2 de área bruta) + possível aproveitamento de Sotão para arrumos, zona de estar, escritorio, etc
    2 - Moradia T2 térrea (com 120 m2 de área bruta) + possível aproveitamento de Sotão para uma suite, caso apareça mais do que um filho e seja necessário ter outro quarto
    3 - Moradia T3 de dois pisos com Sala + Cozinha + WC no R/C e os 3 quartos no 1º andar (com 150/160 m2 de área bruta)
    4 - Moradia T3 de dois pisos com Sala + Cozinha + WC + 1 Quarto no R/C e os outros dois quartos no 1º andar (com 150/160 m2 de área bruta)

    Preferíamos de facto que a moradia fosse um T3 térreo mas tendo em conta a limitação dos 120m2 de área bruta máxima, preocupa-nos que as áreas habitacionais se tornem pequenas e de termos constantemente a percepção de que vivemos num espaço acanhado. No caso da opção pelos dois pisos, achamos que um quarto no R/C é sempre uma mais valia, amanha estamos velhotes e a capacidade para subir e descer escadas pode ficar limitada.

    Temos ainda consciência que é perfeitamente possível viver de forma agradável em qualquer casa destas 4 opções(antigamente a malta criava 6 filhos em casas de 60m2), mas pedimos humildemente a vossa opinião tendo em conta a vossa experiência de vida, dia a dia com filhos, valor económico de mercado tendo em conta uma possível venda no futuro, etc...Qual acham que seria a opção mais equilibrada?

    Obrigado desde já.
    Concordam com este comentário: F.Ramos10
  1.  # 2

    Orcamento???? quanto querem gastar na casa? terreno? licencas? qual é a zona em que estao a procura e tem de ser nessa zona?
    • emad
    • 16 setembro 2017

     # 3

    T3 térrea 120m2
    • ruip
    • 16 setembro 2017

     # 4

    Obrigado pelas respostas dadas até ao momento :)

    Colocado por: PedroGomesOrcamento???? quanto querem gastar na casa? terreno? licencas? qual é a zona em que estao a procura e tem de ser nessa zona?


    Pedro, temos um tecto máximo de 250K para tudo. Só para a construção estimo uns 150K, mas para já queria focar a discussão na tipologia da casa :)

    Colocado por: emadT3 térrea 120m2


    Caro emad, concerteza prefere essa opção com base na sua própria experiencia pessoal. Nesse sentido, pode por favor elaborar nessa sua escolha? A ideia é perceber vantagens/limitações que os foristas possam indicar, no sentido de nos auxiliar a formar a nossa própria opinião e decisão. Não acha por ex: que 120 m2 para um T3, tendo em conta a necessidade de ter escada para subir ao sotão pode ser pequeno? Nós vendemos um apartamento que tinha uns 135m2 de área bruta privativa e sentiamo-nos muito bem servidos em termos de áreas, mas temos sobretudo receio que reduzindo a área da cozinha e sala e acrescentando a escada, torne o espaço muito acanhado.
    • emad
    • 16 setembro 2017 editado

     # 5

    Rui com 120m2 faz uma casa como um apartamento. Sem desperdícios. Pode optar por fazer apenas um WC. Faça cozinha + sala em open space.
    Consegue construir uma casa com 100k.
    Vai poupar em conta da luz, água e necessidades de aquecimento. Fica com uma casa sem degraus.
    Fazer uma casa rc+1 vai desperdiçar área e €€€.
    Quanto à escada do sótão pode sempre colocar daquelas moviveis.
    Leia sff.
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1127959
  2.  # 6

    Sinceramente acho que um T3 com 120m2 mesmo sem faragem fica curto a meu ver...
    Concordam com este comentário: Jpires76
  3.  # 7

    Havendo espaço, ou seja, área de implantação, preferia sempre a opção de ter moradia térrea.

    Se conseguir encontrar um terreno com uma área de implantação jeitosa, preferia a sua opção 1. Se construir com cobertura inclinada, pode aproveitar a zona se sótão para acrescentar alguma
    Área que lhe faltaram em baixo e fazer lá outro quarto.
    • ik
    • 16 setembro 2017

     # 8

    Colocado por: DR1982Sinceramente acho que um T3 com 120m2 mesmo sem faragem fica curto a meu ver...


    Não é apertado!

    Bem estudado penso que consegue na boa
    3 quartos de 12m2,
    3 wcs de 5m2
    sala+cozinha de 40m2

    Ainda sobram alguns metros para distribuir
  4.  # 9

    Colocado por: ik

    Não é apertado!

    Bem estudado penso que consegue na boa
    3 quartos de 12m2,
    3 wcs de 5m2
    sala+cozinha de 40m2

    Ainda sobram alguns metros para distribuir
    Possível é, basta ver o projeto do jorgferr, cerca de 120m2 se nao me engano e está 5*...
    Concordam com este comentário: jorgferr
    • tnjp
    • 17 setembro 2017

     # 10

    Há milhares de apartamentos t3 com menos de 120m2!
  5.  # 11

    Colocado por: DR1982Possível é, basta ver o projeto do jorgferr, cerca de 120m2 se nao me engano e está 5*...
    Concordam com este comentário:jorgferr


    Podes deixar link para esse projecto sff?
  6.  # 12

    ruip, esqueça o que lhe digam, decida em função de como VOCÊ vai viver a casa e como valoriza as diferentes divisões. Se tiver a casa sempre cheia de gente em que uma sala com 30 m2 é pequena ou gostar de ter uma suite com espaço de sobra, certamente que a opção térrea não é a melhor. Como tal, aconselho-o a sentar-se e a reflectir como deseja viver a sua futura casa. No meu caso certamente preferiamos ter optado por uma casa térrea de dimensões mais reduzidas mas tivemos de optar por uma casa em altura dadas as condicionantes do terreno assim o obrigarem para podermos ter "tudo o que queriamos".
  7.  # 13

    Colocado por: tnjpHá milhares de apartamentos t3 com menos de 120m2!
    Sim haver há, simplesmente eu na minha opinião considero bastente justo, com 120m2 nao pode inventar muito a nivel de programa funcional, nao é facil inserir 3 wc's, um closet, um escritório,etc...
    Agora dar dá...
    Concordam com este comentário: jorgferr
  8.  # 14

    T3 com closet e 3wc em 120m2 só se nos quartos só houver espaço apenas para as camas 😅 e não deve sobrar espaço para a sala de estar...vai ser cozinha/sala de jantar/sala de estar tudo ao monte 😂
    • ik
    • 18 setembro 2017

     # 15

    Colocado por: jrm_ptT3 com closet e 3wc em 120m2 só se nos quartos só houver espaço apenas para as camas 😅 e não deve sobrar espaço para a sala de estar...vai ser cozinha/sala de jantar/sala de estar tudo ao monte 😂


    O que nao faltam são apartamentos t3 em grandes cidades com menos de 100m2 isso sim começa a ficar apertado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgand
  9.  # 16

    Colocado por: ik

    O que nao faltam são apartamentos t3 em grandes cidades com menos de 100m2 isso sim começa a ficar apertado


    Nas grandes cidades o que não falta são T3 com menos de 60 m2.
    Arrisco-me a dizer que 1/4 dos T3 em Lisboa devem ter menos de 60 m2.
  10.  # 17

    Nas grandes cidades o que não falta são T3 com menos de 60 m2.
    Arrisco-me a dizer que 1/4 dos T3 em Lisboa devem ter menos de 60 m2.

    Voltando ao tópico, 120 m2 brutos serão uns 100 m2 uteis:

    3 quartos de 14 m2
    1 closet de 5 m2
    2 casas de banho de 5 m2
    1 cozinha de 15 m2
    1 sala de 35 m2

    Total 107 m2 uteis. E ainda falta o hall e corredores. E já excedemos o limite
    120 m2 (brutos) são efectivamente curtos para os dias de hoje.
    Concordam com este comentário: DR1982, zinna, PedroGomes, Jpires76
  11.  # 18

    Colocado por: marcoaraujoVoltando ao tópico, 120 m2 brutos serão uns 100 m2 uteis:

    3 quartos de 14 m2
    1 closet de 5 m2
    2 casas de banho de 5 m2
    1 cozinha de 15 m2
    1 sala de 35 m2

    Total 107 m2 uteis. E ainda falta o hall e corredores. E já excedemos o limite
    120 m2 (brutos) são efectivamente curtos para os dias de hoje.



    são curtos, mediante as expectativas de cada um. No entanto ao estabelecer 120m2 de construção bruta, tem que se começar logo a fazer cedências e o closet terá que ser uma delas, assim como no tamanho dos quartos, os quartos dos filhotes não poderá ter o mesmo tamanho do quarto do casal.

    1 quarto de casal com 12m2
    2 quartos de criança com 10m2
    1 wc com 4m2
    1 wc com 2m2
    1 cozinha com 12m2
    1 dispensa com 2m2
    1 sala com 30m2
    e temos 82m2

    o problema maior não é fazer uma casa térrea em 120m2, com bastantes compromissos e expectativas realistas isso consegue-se. O problema é quando a área de implantação é de 120m2 e as pessoas esquecem-se que a garagem/anexo tb conta para a area de implantação. Por isso ou faz um cave para a garagem e continua com a casa terra, ou lá terá que fazer mais um piso.
  12.  # 19

    Não querendo poluir o tópico do ruip, a quem peço já desculpa...

    Quando um dia construir sei que só tenho necessidade de um T2, mas por razões meramente comerciais (venda, por exemplo...) devo optar por T3?

    O que me dizem?
  13.  # 20

    Eu sou da opinião que se deve sempre ter uma divisão a mais. Ou seja, se hoje precisamos de um T2 devemos optar por um T3. Hoje pode ser um escritório e amanhã virar quarto.
    Concordam com este comentário: PedroGomes, Jpires76
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
 
0.0268 seg. NEW