Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá a todos,

    anexo uma foto da topografia do meu terreno. a orientação vertical é norte.
    o terreno é estreito, total de 640 m2 com 15 mts de frente, 46 de comprimento e 13 a tardoz (medidas por alto).
    afastamentos tipicos de 3 metros e ou à frente ou a tardoz de 8.
    objetivo construção terrea com entrada lateral (central na cada).
    area aprox de 150 a 170 m2.

    com o arquiteto já chegámos mais ou menos à geometria da casa.
    levantou-se agora a grande questão
    quarto para a frente e sala e cozinha para trás?
    ou vice versa'

    eu preferia o quartos para trás (nascente) e a cozinha e sala a poente.
    o arquiteto argumenta que a sala e cozinha ficariam mais perto da zona social exterior (fundo do lote).

    algumas opiniões pf1

    obg
    JSousa
      planta.PNG
  2.  # 2

    Eu também prefiro ter a zona mais resguardada, mais privada, para as traseira onde teria menos visibilidade para a estrada. Concordo com o arquiteto.

    Se quiser por uma mesa exterior para refeições, faz sentido que está esteja perto da cozinha.
  3.  # 3

    Bom dia!

    É certo, mas as minhas questões prendem-se com a orientação solar.
    De que me vale ter sol nos quartos ao final do dia (do lado da estrada).
    Ao final do dia estamos na sala, cozinha etc.
    De manhã acordamos com sol nos quartos (por acaso somos uma familia de dormir com estores abertos), com vista para o jardim. ao fim de semana podemos sair diretamente para o deck exterior caso haja e usufruir do nascer do sol.

    Sala e cozinha para a frente da casa permite usar a luz do sol até quando houver, controlar a entrada da casa.

    deixaria também mais espaço à frente de casa (embora me corte o espaço social atrás) porque não queria a casa muito encostada à frente.
    como vai ter um pé direito alto a altura total da construção também será considerável. afastando-a do muro (8 mts) permitiria fazer também jardim à frente.

    o problema é que o perimetro de implantação vai estreitando para o fundo do terreno!
 
0.0103 seg. NEW