Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Estou a construir a minha casa, agora para a fase seguinte precisei pedir empréstimo, está marcada a escritura do crédito.

    O gestor do banco ligou-me que teria de ir as finanças, antes da escritura, participar as obras e alterar o terreno de rústico para urbano.
    Que para isso bastava levar:
    - caderneta predial
    - licença de obras
    Para depois lhe levar lá o Modelo 1 - IMI.

    Alguém já fez isto? É fácil? Tem de se pagar?


    É todo o terreno que passa a urbano correto, não tenho que andar a ver áreas de construção e não construção ou é necessário?

    Obrigada
  2.  # 2

    Peça apoio no preenchimento do mod 1 ao seu arquitecto.
    Isso é muito simples... se tiver duvidas peça ajuda na repartição de finanças....
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasPeça apoio no preenchimento do mod 1 ao seu arquitecto.
    Isso é muito simples... se tiver duvidas peça ajuda na repartição de finanças....

    Mas o que devo fazer exatamente? é ir as Finanças e pedir o Modelo 1? ou eles é que me vao dar depois o modelo 1 para eu entregar no banco?

    E tenho que levar os tais dois documentos as finanças?

    Já li por ai , tanta coisa com tanta confusão... Tipo, multas, prazos, passar só parte do terreno e não todo...
  4.  # 4

    Colocado por: sandritaMas o que devo fazer exatamente?

    Preenche o modelo 1 e entrega-o juntamente com os documentos referidos no post #1, nas finanças. Ao banco entrega o comprovativo de entrega do mod 1 nas finanças.

    https://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/impressos/IMIMod1.pdf
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Também pode preencher o modelo 1 online no site das finanças
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Preenche o modelo 1 e entrega-o juntamente com os documentos referidos no post #1, nas finanças. Ao banco entrega o comprovativo de entrega do mod 1 nas finanças.

    https://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/impressos/IMIMod1.pdf

    Obrigada
  7.  # 7

    No Quadro II (Motivo da entrega da declaração)

    Qual a opção?

    - - - - - - - - - - - Relembro que é para alterar o terreno de rústico para urbano

    - - Opções
    08 - Prédio novo
    09 - Prédio melhorado/modificado
    10 - Prédio Melhorado/ Modificado / Reconstruído
    11 - Anexo à declaração da IMT ou Imp. do Selo
    12 - Prédio Omisso
    13 - Pedido de avaliação
    14 - Mudança da afectação do Prédio
    15 - ª Transmissão na Vigência do IMI
  8.  # 8

    Bem... nas finanças disseram-me que era a opção 08 - Prédio novo.

    Para além desses documentos tenho de ir a câmara pedir um "croqui" do terreno
  9.  # 9

    Quanto a pagamentos disseram-me que só para o ano o IMI.
  10.  # 10

    Colocado por: sandritatenho de ir a câmara pedir um "croqui" do terreno

    utilize o levantamento topográfico que instruiu o projecto... não precisa ir à câmara.
  11.  # 11

    Boa tarde pessoal, estou a preencher exatamente este mod.para passar o terreno para urbano, mas no meu caso a casa já está quase pronta, o meu arquiteto matou-se agora á pouco e estou eu a preencher o modelo1 a dúvida é como sei qual a área bruta dependente?
    Já pesquisei um pouco, mas quero ter a certeza, a minha casa tem terraço, garagem despensa e arrumos, é a soma destas coisas todas?
  12.  # 12

    Tem de ser medido o seu projecto para efeitos de Imi.

    Contrate um arquitecto para lhe efectuar essa medição. Terá concerteza a versão digital do seu projecto de arquitectura.
  13.  # 13

    peça na câmara a ficha técnica da habitação referente à sua casa. tem lá as informações das áreas da casa
  14.  # 14

    ... Ainda não tem LAU... Não tem FTH.
    A FTH, NÃO TEM AS ÁREAS PARA EFEITOS DO IMI.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  15.  # 15

    Colocado por: Andre25Boa tarde pessoal, estou a preencher exatamente este mod.para passar o terreno para urbano, mas no meu caso a casa já está quase pronta, o meu arquiteto matou-se agora á pouco e estou eu a preencher o modelo1 a dúvida é como sei qual a área bruta dependente?
    Já pesquisei um pouco, mas quero ter a certeza, a minha casa tem terraço, garagem despensa e arrumos, é a soma destas coisas todas?
      Sem Título4.png
 
0.0171 seg. NEW