Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Tenho 24 anos, tal como a minha namorada, e à semelhança de muitas pessoas que por aqui andam, também estamos a começar a pensar em construir uma moradia.

    Já temos terreno, que era dos pais, e além de verificar que o terreno em questão está classificado como urbano, ainda não fizemos mais nada.

    Amanhã iremos fazer o pedido de informação prévia de modo a saber as condicionantes do terreno na futura construção.

    Temos perfeita noção que este será um processo longo e moroso que ainda nem começou, mas estamos a avançar para o que queremos e na altura que queremos.

    Vamos tentar relatar aqui os vários passos desta empreitada, até porque iremos pedir aqui muitas opiniões.


    Começando pelo terreno, tem cerca de 1400 m2, com aproximadamente 46 m de frente para a estrada.

    Relativamente à casa, a ideia inicial (antes de escolher sequer o terreno) era uma casa térrea, mas dada a tipologia do terreno (tem o desnível de 4/5 metros face à estrada) vamos aproveitar e fazer cave.


    Em relação a ser R/C apenas ou R/C + 1º andar, ainda não decidimos bem o que pretendemos (até porque também tem a ver com a área de construção permitida), mas nesta fase, e após termos pensado bastante sobre o assunto, estamos mais inclinados para fazer também 1.º andar, sendo que a casa ficaria dividida da seguinte forma:

    - Cave (garagem/arrumos)

    - R/C - cozinha (c/ ilha) e sala em open space, despensa, 1 quarto com wc privativo, closet, escritório/quarto e WC serviço.

    - 1.º andar - 2 quartos e 1 WC


    Em termos estéticos, somos adeptos das linhas mais modernas, cobertura plana, sem telhado e a ideia era ter um 1.º piso que ocupasse apenas parte da área do R/C, mais ou menos centrado, permitindo assim um terraço grande.

    Além disso, nesta configuração, pretendemos ter terraço também no R/C atrás da cozinha, onde seria a churrasqueira e umas escadas exteriores para a zona da garagem/jardim.

    Não se se dará para ver, mas coloquei em anexo um esboço muito simplista que fiz em sketchup da parte de trás.

    Desde já, qualquer opinião ou alteração acerca do que estamos a pensar para a configuração da casa será bem vinda.



    Agora, em termos de elaboração de projeto, gostava desde já de colocar algumas questões:

    Será que é importante/fundamental que o arquiteto que escolhamos pertença ao nosso concelho, ou que já tenha trabalhado com a nossa câmara?

    Será que devemos entregar todos os projetos ao mesmo gabinete, ou será melhor entregar a arquitetura ao arquiteto e as especialidades e estabilidade a um engenheiro, em separado?

    Eu tenho o curso de engenharia civil, mas trabalho numa área completamente diferente e o último (e único) projeto que fiz foi no final do curso, e não sei bem se quero sequer tentar ser eu a fazer esta parte, ainda que posteriormente pedisse a revisão a alguém, antes de entregar na câmara.

    Aproveito também para pedir referências de arquitetos/ gabinetes de projeto nas zonas de Pombal, Ansião, Leiria, Coimbra.

    Agradeço desde já,

    Cumprimentos.
      20427850_1360027597399506_476882993_n.png
    • paec
    • 19 setembro 2017

     # 2

    Bom dia ss_25PocO
    Em relação à sua dúvida, o projecto não tem forçosamente que ser elaborado por gabinete pertencente ao concelho em questão.
    Desde que "cumpridas" as regras dos instrumentos de regulação (PDM, RJUE....), qualquer gabinete de arquitectura / engenharia estará em condições de avançar com o seu projecto.
    Se o gabinete for próximo da sua área de residência, será mais cómodo para si, para eventuais reuniões para discussão do projecto. Se o gabinete trabalhar frequentemente com o município em questão, também será mais fácil o diálogo com os técnicos da câmara.
    Poderá ver o meu e-mail na minha conta, e caso seja do seu interesse, poderemos marcar uma reunião no gabinete para melhor vos elucidar sobre o vosso projecto, bem como as fases e honorários que acarreta.
    Estamos situados na zona de Ansião - Pombal
    Cumprimentos
  2.  # 3

    Estive a ler mais um pouco aqui pelo fórum e penso que tinha uma ideia errada acerca daquilo que é o pedido de informação prévia.

    O que pretendo saber é qual a área que posso construir naquele terreno, e se tenho algum tipo de condicionantes, tipo pé direito, n.º de janelas orientadas a x ou y, etc.

    Onde posso saber isso?

    Aproveito desde já para dizer que o terreno não está inserido em nenhum loteamento. Está à beira de uma estrada principal da minha freguesia e está classificado como prédio urbano.

    Cumprimentos.
  3.  # 4

    O que quer será isto
    Direito à informação
    O direito à informação é uma possibilidade que qualquer interessado pode usar para obter informação sobre:

    • Instrumentos de desenvolvimento e de gestão territorial em vigor para determinada área do município (tendo por base o Plano Diretor Municipal e Planos de Pormenor e/ou Planos de Urbanização);

    • Condições gerais a que devem obedecer as operações urbanísticas (tais como: alteração, ampliação, conservação, construção, demolição, loteamento, reconstrução, urbanização ou outras);

    • Mudança do tipo de uso;

    • Estado e andamento dos processos que lhe digam diretamente respeito. Os interessados têm o direito de consultar os processos e obter certidões ou reproduções autenticadas dos respetivos documentos (mediante pagamento das verbas devidas).



    Quem pode solicitar:
    Qualquer pessoa, singular ou coletiva, pública ou privada, mesmo não tendo qualquer legitimidade sobre o imóvel.

    Quando o pedido de direito à informação incide sobre processo não arquivado é necessário juntar documento que comprove a legitimidade do interesse do requerente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ss_25PocO
  4.  # 5

    Por vezes as Câmaras "pedem" que se ceda uma faixa de terreno para construir passeio ou para alargamento de via.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 6

    Fui informado na câmara que pelo vistos existem dias e horas específicos para solicitar este tipo de informações. Funcionários públicos :/

    Relativamente à cedência da faixa de terreno, penso que não haverá problema, pois a minha ideia já passava por ter a casa com uma certa distância da estrada precisamente por causa do passeio.

    Na parte do direito à informação falado acima, exige algum tipo de burocracia e tempo de espera, ou é algo que me digam "de boca" na câmara?

    É que ainda esta semana, ou para a próxima queríamos ver se começávamos a falar com gabinetes/arquitetos.
  6.  # 7

    Colocado por: ss_25PocOou é algo que me digam "de boca" na câmara?

    Tudo o que lhe disserem de boca vale isso mesmo
    :)
    Concordam com este comentário: paec, nunogouveia, two-rok
  7.  # 8

    Colocado por: ss_25PocO
    É que ainda esta semana, ou para a próxima queríamos ver se começávamos a falar com gabinetes/arquitetos.

    amigo.. mesmo sem isso escrito.. qq arquitecto vendo a localização e cruzando as plantas e regulamento do PDM, lhe diz mais coisa menos coisa com o que pode contar...
    Concordam com este comentário: paec, nunogouveia
  8.  # 9

    Bem, ainda agora começamos nisto e já começaram os primeiros problemas.

    Parece que mesmo ao centro do terreno passa uma linha de água e uma linha de média tensão que se cruzam.

    Ou seja, segundo a informação da câmara, tenho de deixar 10m para cada lado da linha de água, o que torna impossível a construção de uma moradia nestas condições.

    No entanto, e segundo informação do presidente da junta e comprovado no local, aquela linha de água tem de estar mal posicionada devido à passagem do aqueduto num outro local, próximo do fim do terreno.

    O mesmo sucede com a linha de média tensão, também comprovado no local que apenas apanha um canto do terreno.

    A minha questão é: Supondo que estas linhas estão efetivamente mal referenciadas, isto é algo que a câmara assuma, ou de resolução simples com a câmara municipal ou terei de recorrer a entidades como a REN?

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: David_Santos
    • emad
    • 19 setembro 2017

     # 10

    .....Bem, ainda agora começamos nisto e já começaram os primeiros problemas.

    Parece que mesmo ao centro do terreno passa uma linha de água e uma linha de média tensão que se cruzam.

    Ou seja, segundo a informação da câmara, tenho de deixar 10m para cada lado da linha de água, o que torna impossível a construção de uma moradia nestas condições......

    Quem me dera ter tido a sua sorte. Ter um terreno que não me permitisse ter construído.
    Fds há gajos com sorte nisto da construção.
  9.  # 11

    Colocado por: emad.....Bem, ainda agora começamos nisto e já começaram os primeiros problemas.

    Parece que mesmo ao centro do terreno passa uma linha de água e uma linha de média tensão que se cruzam.

    Ou seja, segundo a informação da câmara, tenho de deixar 10m para cada lado da linha de água, o que torna impossível a construção de uma moradia nestas condições......

    Quem me dera ter tido a sua sorte. Ter um terreno que não me permitisse ter construído.
    Fds há gajos com sorte nisto da construção.


    Podes justificar sff?
    • emad
    • 19 setembro 2017

     # 12

    Colocado por: ss_25PocOBem, ainda agora começamos nisto e já começaram os primeiros problemas.

    Parece que mesmo ao centro do terreno passa uma linha de água e uma linha de média tensão que se cruzam.

    Ou seja, segundo a informação da câmara, tenho de deixar 10m para cada lado da linha de água, o que torna impossível a construção de uma moradia nestas condições.

    Cumprimentos



    Colocado por: emad....

    Quem me dera ter tido a sua sorte. Ter um terreno que não me permitisse ter construído.
    Fds há gajos com sorte nisto da construção.
    • emad
    • 19 setembro 2017

     # 13

    Colocado por: ss_25PocO

    Podes justificar sff?

    Pesquise o pesadelo do EMAD ....
    Concordam com este comentário: two-rok
    • emad
    • 19 setembro 2017

     # 14

  10.  # 15

    A questão no meu caso é que não passa mesmo nenhuma linha de água no terreno.

    Podia abrir um buraco de 5m que não iria aparecer água.

    Ou seja, vamos assumir, que o erro é do PDM ( e atenção que isto irá ser comprovado no local).

    Neste caso, o que posso fazer para obter a licença?
    • emad
    • 19 setembro 2017

     # 16

    Colocado por: ss_25PocOA questão no meu caso é que não passa mesmo nenhuma linha de água no terreno.

    Podia abrir um buraco de 5m que não iria aparecer água.

    Ou seja, vamos assumir, que o erro é do PDM ( e atenção que isto irá ser comprovado no local).

    Neste caso, o que posso fazer para obter a licença?

    Esqueça isso. Leia o tópico. Pode ser que sirva para alguma coisa.
    Com 24 anos deveria andar a fazer outras coisas.
  11.  # 17

    boas

    se pretender um orçamento para os projetos, estou disponivel.

    [email protected]
  12.  # 18

    Colocado por: emad
    Esqueça isso. Leia o tópico. Pode ser que sirva para alguma coisa.
    Com 24 anos deveria andar a fazer outras coisas.


    Confesso que não consigo ver a semelhança entre as duas situações.

    Mas de forma geral e simplista, qual foi ao certo o problema na sua construção? Para ver se justifica ler as 52 páginas do tópico.
    • emad
    • 19 setembro 2017 editado

     # 19

    Colocado por: ss_25PocO

    Confesso que não consigo ver a semelhança entre as duas situações.

    Mas de forma geral e simplista, qual foi ao certo o problema na sua construção? Para ver se justifica ler as 52 páginas do tópico.

    Esqueça lá o tópico. É mais fácil Você construir.
    Boa sorte.
    24 anos....👍
  13.  # 20

    O emad é um DO pessimista e anda a aconselhar o pessoal novo que está a entrar nomundo da construção de casas a desistir.
    Considera que as dores de cabeça são mais que muitos e não compensam.
    Felizmente há quem não pense assim e avance com vários projetos.
 
0.0247 seg. NEW