Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, tenho um apartamento de cobertura num prédio de 3 andares. Acontece que a construtora deixou no chão da cobertura o cano de respiro, minha dúvida é : 1) é correto que fique exposto no chão; 2) e correto que fique sem nenhuma proteção da agua de chuva e de que algum objeto, folhas de árvores caia dentro?
    Pergunto porque alguma visita minha que tem criança, jogou um pedaço de madeira dentro do cano, que fica aberto no chão e trincou o uma parte do cano que fica no teto da garagem do.predio e tive que pagar pelo conserto. Questionei a construtora sobre o respiro ficar no chão e se responsabiliza pelo pagamento e me retornam dizendo que está correto da forma que fizeram. No meu entender está errado.
    Por gentileza, gostaria de uma orientação.
    Muito obrigado
  2.  # 2

    Isso é o brasil!? Em Portugal tem sempre de estar 50cm acima da parte mais alta da edificação e ser dotada de protecção .
    No Brasil pelo que vejo é assim ( prolongamento da coluna de ventilação de esgotos):

    O mais habitual é utilizarem uma curva:


    No entanto a duvida fica, é respiro do quê?
    De qq maneira o tubo não pode ficar somente aberto... tem de ser protegido, seja com a curva, seja com um chapéu apropriado.
  3.  # 3

    Boa tarde Pedro, é um respiro de banheiro, de todo o prédio. Acredito também que não devia estar dentro da minha laje, que é uma área privativa, um cano que serve a todo o prédio, porque se algum dia tiver problema com esse cano de respiro, terão que entrar no meu apartamento e dependendo do conserto até quebrar piso etc da minha área de cobertura. Acho que é um erro ter sido feito dessa forma. Mas como a construtora afirma estar correto, posso entrar com uma ação pedindo que seja feito corretamente e cobrar o gasto que tive com o conserto do cano?
    Agradeço muito sua atenção
  4.  # 4

    O tubo faz parte das instalações comuns, tem o "direito" a passar no terraço, que é parte comum, mas com seu uso exclusivo.
    Pode é exigir a devida protecção e acabamento do mesmo ao construtor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Simone
 
0.0070 seg. NEW