Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas...

    Já saiu o certificado energético do imóvel que adquiri.

    Peço ajuda aos entendidos na matéria o que acham e "o que vale" esta avaliação. A avaliação é A, o que já é muito bom...

    Quem quiser fazer uma pequena análise para me ajudar pode descarregar em:

    http://www.4shared.com/file/113935459/6a0f9147/Binder1.html

    Obrigado!
  2.  # 2

    Nomeadamente o que querem dizer os valores nos parâmetros:

    -Indicadores de desempenho
    -Desagregação das necessidades nominais de energia util
    -Paredes, pavimentos, coberturas e pontes termicas
    -Vão envidraçados
    -Climatização
  3.  # 3

    As notas indicativas explicam os parâmetros, se tiver alguma dúvida mais específica posso tentar esclarecer.
    À primeira vista, parece-me que o seu A deriva dos equipamentos instalados. Se reparar, os valores de Nic e Ni estão muito próximos. Isto significa que o isolamento não é o suprasumo e tem grandes perdas por falta de estanquidade de janelas e caixas de estore. Ou seja, no inverno vai ter sempre de ligar o aquecimento e acender a lareira para ter uma temperatura de conforto.
    Parece-me também, a priori, e sem querer ofender ninguém, que o certificado terá sido feito por um turboperito, uma vez que não propõe medidas de melhoria, não indicou os requisitos mínimos da envolvente, não há notas nem observações. Para já é o que se me ocorre, amanhã já olho com mais calma.
    • eu
    • 24 junho 2009

     # 4

    Reparei que a casa tem ETICS + parede dupla. É de facto uma solução interessante...
  4.  # 5

    Boas

    -Indicadores de desempenho

    Para climatização e águas quentes a sua casa necessitará de 2,34 kgep/m2 x ano. O máximo admissível para a sua casa seriam 7,63. Está bem dentro dos parâmetros.
    PS: kgep/m2 x ano quer dizer Quilograma equivalente de petróleo por metro quadrado por ano - uma forma de comparar diferentes tipos de energia é pô-las sob a forma de uma unidade de energia equivalente, neste caso o kgep/m2 x ano

    -Desagregação das necessidades nominais de energia util

    Discrimina a energia necessária para cada uma das actividades: aquecimento no inverno, arrefecimento no verão e aquecimento de água sanitária
    Tem os relativos à sua casa e os valores máximos admissíveis. Como pode ver o valor mais próximo do limite é o da energia para aquecimento, enquanto que para arrefecimento o valor está muito abaixo do que poderia usar.

    -Paredes, pavimentos, coberturas e pontes termicas

    São os valores do coeficiente de transmissão térmica no caso dessas paredes, pavimentos, coberturas e pontes térmicas. Mede a capacidade que têm de transmitir a energia (calor) que incide sobre eles. Quanto mais baixo melhor isola.

    -Vão envidraçados

    Basicamente a mesma coisa mas com outro nome

    -Climatização

    Descreve os sistemas instalados e a energia anual com que cada um contribui. Quanto maior for a contribuição destes sistemas, melhor a classificação energética

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 6

    Boas

    À primeira vista, parece-me que o seu A deriva dos equipamentos instalados

    Concordo que o recuperador de calor é responsável por boa parte do resultado, mas a não consideração de pontes térmicas - o que estranho - também ajuda.

    não propõe medidas de melhoria, não indicou os requisitos mínimos da envolvente, não há notas nem observações

    Infelizmente começa a ser vulgar. Soou-me aos ouvidos que a fiscalização a estes certificados abrandou muito, espero que por pouco tempo.

    PS: Os meus comentários sobre os certificados devem ser encarados com reserva uma vez que não sou Perito Qualificado

    cumps
    José Cardoso
  6.  # 7


    À primeira vista, parece-me que o seu A deriva dos equipamentos instalados

    Concordo que o recuperador de calor é responsável por boa parte do resultado, mas a não consideração de pontes térmicas - o que estranho - também ajuda.


    Só olhei por alto para o certificado mas, de facto, é estranho. A não ser que se tenha considerado que, pelo facto de haver isolamento pelo exterior, não existem pontes térmicas planas, o que não está correcto.
    Ou então existe um corpo balançado, e os pilares e vigas não estão na fachada.

    Os elementos das paredes até estão bem pormenorizados (embora na Par.e1 se refira que o isolamento é pelo interior e na descrição apareça pelo exterior.
  7.  # 8

    Obrigado a todos pelas dicas...

    Ou seja, no inverno vai ter sempre de ligar o aquecimento e acender a lareira para ter uma temperatura de conforto.

    A casa não está orientada a sul e está junto da cidade mais alta em Portugal. ;)

    Reparei que a casa tem ETICS + parede dupla. É de facto uma solução interessante...

    Etics - o que é?

    Só olhei por alto para o certificado mas, de facto, é estranho. A não ser que se tenha considerado que, pelo facto de haver isolamento pelo exterior, não existem pontes térmicas planas, o que não está correcto.

    Todo o empreendimento é isolado incluindo pilares com:
    Revestimento e isolamento tipo capoto (poliestireno expandido com 6 cms de espessura e acabamento em argamassa impermeabilizante) - Maxit (está no mapa de acabamentos)
  8.  # 9

    Boas

    Etics - o que é?

    É isto:

    Revestimento e isolamento tipo capoto

    Capotto é o nome de uma marca e ETICS o nome do sistema
    Mesmo usando este sistema as pontes térmicas estão lá e deviam ter sido consideradas, mas deixe estar que não o afecta ( se tivessem sido consideradas o resultado seria pior )

    Parece-me também, a priori, e sem querer ofender ninguém, que o certificado terá sido feito por um turboperito

    Parece que há peritos a emitir dezenas de certificados por mês. Imagino a auntenticidade desses certificados!

    cumps
    José Cardoso
 
0.0085 seg. NEW