Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Viva,
    na verdade acho que não tenho foto nenhuma de jeito desde que considerei a coisa mais ou menos acabada... Vou ver se amanhã me lembro de tirar algumas, depois de arrumar do filme de sábado que ainda não houve vagar... é que está como as salas de cinema entre sessões :-(

    Mas basicamente pintei a parece do fundo com a tal tinta cinza azulado (escurece sem sem opressivo) mas também juntei cortinas toda a volta na parte da frente e uma alcatifa quase preta barata na frente dos tapetes azuis escuro, até mesmo à tela, de modo a isolar a tela e a tornar a experiência francamente mais imersiva. O que se perdeu foi o contínuo com o resto do espaço, como estava quando tirei a foto acima... agora com a alcatifa e as cortinas Ah, e aqui há uns meses convenci a esposa que um subwoofer era boa ideia, apesar de ter colunas grandes à frente (e de facto há cenas que se transformam por completo! Penso, por exemplo, numa cena do Jumanji, quando há uma manada de rinocerontes que avança em direcção aos espectadores. Tal é o "bater" dos graves que parece que vêm mesmo na nossa direcção.

    Também coloquei uma sanca em esferovite na lateral e por cima dos sofás, com a ideia de ter leds por trás. E até tive uns tempos, mas achei que mesmo no mínimo distraíam muito, por isso removi mas deixei a sanca e coloquei só um led azul de cada lado (mais ou menos por baixo dos cartazes) a fazer tipo de mini foco pela parece acima. Fotos em breve então.
    •  
      marco1
    • 13 dezembro 2020 editado

     # 22

    pcspinheiro

    muitos parabens, que bom trabalho e bom gosto.
    Concordam com este comentário: lmcaet, smart
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  2.  # 23

    Muito obrigado pcspinheiro, apercebi-me hoje que somos colegas de profissão, e por isso acompanhei este tópico DIY ainda com mais interesse. O resultado até onde consegui ver ficou fantástico.

    Tive de abdicar de minha sala de cinema agora na construção da casa, Mas considero usar um dos quartos para a fazer, enquanto o mesmo não é preciso, daí que uma solução barata e funcional seja o desejável. A sua parece-me uma boa base, até no computador reconstruído.

    Só uma questão, que até pode ser básica para muita gente, mas para mim não é: o pcspinheiro consegue o filme em surround sendo que o tem em formato digital? Eu so consigo verdadeiro surround usando dvds (o que é óptimo para revivals, mas não para as novidades).

    Uma vez mais parabéns.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  3.  # 24

    Obrigado HAL_9000, no geral ficamos contentes com este espaço. Então bem sabe que a nossa profissão consome muito tempo - demasiado - para além do horário laboral... Mas lá encontro uns bocados para me entreter, nem que seja nas férias.

    Sim, consigo ter som em surround 4.1 (abdiquei da coluna central, pelo menos por enquanto) mesmo de ficheiros digitais. Alguns tem mesmo as faixas em 5.1, nos outros o amplificador faz um trabalho excelente (apesar de ser um Pioneer muito budget) em pseudo separar os canais e dar uma óptima sensação de surround. Claro que quando é original em 5.1, seja os filmes que tenho localmente no disco, seja Netflix ou outro serviço de streaming, e outra coisa. Mas nos filmes que não tem faixa 5.1, e se tiver um amplificador AV, é preciso colocá-lo nos modos de pseudo surround, tipo Dolby Pro Logic II ou DTS Neo:6.
  4.  # 25

    Como prometido, aqui ficam algumas fotos:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo, HAL_9000, lmcaet, jg231
      IMG_20201214_123929.jpg
      IMG_20201214_123913.jpg
      IMG_20201214_123905.jpg
      IMG_20201214_124101_1.jpg
      IMG_20201214_124004.jpg
      IMG_20201214_123942.jpg
      IMG_20201214_150901.jpg
  5.  # 26

    E aproveito também para dizer o que faria de diferente:

    - tela: tinha uma de 120 polegadas eléctrica que troquei por uma de 150 manual. Olhando para trás, a de 120 chegava bem, sendo eléctrica deforma menos devido ao constante puxar pela manual para subir e desce e, mais importante, permitiria ter a mesa com o projector um pouco mais à frente, deixando mais espaço para as pernas de quem se senta aí. Não que não chegue, mas não dá para a pessoa se esticar

    - sofás: não os teria montado no sítio sem acabar... agora o tempo é pouco e a vontade também. As costas estão só pousadas na base e encostadas à parede, o que faz com que a base deslize sempre um pouco para a frente quando nos sentamos mais deitados, por causa do empurrar das costas contra a parede

    - sofás: teria usado um vinil escuro em vez de chenile claro. A cor clara reflecte mais o tecido e não sendo lavável como o vinil (pele sintética) já está a ficar sujo com as maõzadas dos pequenos sujas de pizza e outras comidas

    E o que falta:

    - colocar um tecido por baixo da tela até ao chão. A luz que entra por ali distrai bastante.

    - escurecer um pouco o tecto mais próximo da tela. Aqui não há grandes soluções sem me desentender com a esposa ;-) , mas o que me passa pela cabeça são aquelas placas de esferovite decorativas e bem finas/leves pintadas de cinza escuro ou preto e fixas com um cantinho de velcro adesivo ou fita cola de dupla face. São tão leves que uma área mínima de adesivo as segura e serão fáceis de remover sem danificar.

    - acabar os sofás... preciso de acabar a estrutura traseira de modo a que as costas e o assento sejam só uma peça. Não é preciso muito, é mais a falta de tempo e alguma falta de vontade de lhe pegar
  6.  # 27

    Para as nódoas, experimente espuma limpa carpetes, acho que a karpex agora é vanish e uma escova.
    Concordam com este comentário: ClioII
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  7.  # 28

    Colocado por: CaravellePara as nódoas, experimente espuma limpa carpetes, acho que a karpex agora é vanish e uma escova.
    Concordam com este comentário:ClioII


    No outro dia foi o que serviu para limpar o xixi dos estofos do carro... e há uns meses o vómito... :D
  8.  # 29

    Sim, eu sei que posso limpar com esses produtos, mas se fosse em pele falsa era mais fácil, bastava um pano húmido... Até já pensei em estofar tudo outra vez mas não me apetece ter o trabalho e o gasto...
  9.  # 30

    Olá pcspinheiro,

    Também tenho interesse em fazer um sofá mas não tenho grande experiência na área, algum esquema, materiais que usou, alguma informação que possa disponibilizar?
  10.  # 31

    Ali o tecto em cima dos sofás é que é meio critico nas reflexões do som, talvez umas esponjas... faz com q o som da frente chegue mais limpo e separado do surround.
  11.  # 32

    Mas a sala ate ta com uma pinta fixe! Gostei muito do resultado, está meio sala de cinema meio sala de estar ainda, mas já se nota ai muita preocupacao em tornar a acustica e visualização dedicadas!!!
  12.  # 33

    Colocado por: jg231Olá pcspinheiro,

    Também tenho interesse em fazer um sofá mas não tenho grande experiência na área, algum esquema, materiais que usou, alguma informação que possa disponibilizar?


    Lamentavelmente não... Fiz tudo um bocado "em cima do joelho" (mas já me considero um bricoleiro profissional 😁) as coisas que calculei foram o comprimento das varias peças porque mandei cortar no Leroy Merlin a partir de painéis de pinho de 200*50 cm (eram baratos). Tinha na altura uns rabiscos em papel, mas mais nada...

    Depois lembro-me de deixar tudo na garagem umas semanas com peso em cima para não empenharem (e porque não tinha tempo de pegar logo). E montei tudo na garagem, com cola cavilhas de madeira e parafusos para reforçar todas as uniões. Assim de cabeça lembro-me de ter usado peças de 200*20 cm para as partes da frente e trás 65*20 para as laterais. O melhor será eu pegar numa foto mais precoce e tentar identificar as madeiras e dimensões. Depois coloco aqui. Mas sei que fiz tudo a pensar na robustez, se bem que a estrutura não ficou muito pesada. Também poderei eventualmente tirar fotos agora pela parte de baixo para ver como foi construído.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg231
  13.  # 34

    Se calhar era melhor. Sempre desalojava o sofá do sítio e ganha motivação para prender as costas definitivamente. 😀

    Cumprimentos.
  14.  # 35

    Bem, prender as costas não é para já, nem tenho tempo nem a madeira necessária. Mas sempre aproveito para limpar o que já deve ser um ecossistema inteiro baseado na pipoca perdida 🤣.

    Não sei é se se vai ver bem tudo, porque já lá estão as cintas elásticas etc que escondem detalhes. Mas posso tentar encher as falhas com texto.
  15.  # 36

    Colocado por: GT_racingAli o tecto em cima dos sofás é que é meio critico nas reflexões do som, talvez umas esponjas... faz com q o som da frente chegue mais limpo e separado do surround.


    Na verdade não parece fazer muita diferença. A única coisa que fiz foi "puxar" um bocado pelos níveis das traseiras porque são muito pequenas em relação às frontais. Mas para o efeito surround está óptimo. Se podia ser melhor? Podia, mas não tenho espaço lateral nem traseiro para organizar as colunas de outra maneira. Só quero mesmo colocar um bocado de tecido preto por baixo da tela e escurecer o tecto perto da tela e está perfeito.
  16.  # 37

    Haaa ali o coiso das setas esta um bocadinho baixo, diga aos concorrentes para nao se emocionarem e furem a drive do subwoofer xD

    Força com isso, uma sala dedicada é uma animação ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  17.  # 38

    Ah, sim! Tem duas posições, está na mais baixa para os pequenos. Mas na verdade já não lhe ligam... O subwoofer foi adicionado depois é era o melhor local para ele.
    •  
      RRoxx
    • 16 dezembro 2020

     # 39

    isso ficou com muito bom aspecto.

    que madeira usou na estrutura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  18.  # 40

    Obrigado pelas fotos pcspinheiro, ficou de facto com muito bom aspeto, mesmo considerando que já é bricoleiro profissional.

    independentemente de ter um reflexo ou outro a mais, o som não estar 100 % ajustado, tenho a certeza que a sala proporciona umas sessões de cinema épicas para os amantes da coisa.

    Parabéns uma vez mais, e quando eu puder avançar com a minha, de certeza que venho aqui recolher algumas ideias.
 
0.0230 seg. NEW