Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,


    Recentemente adquiri 2 lotes de 615 m2 em zona de loteamento numa zona privilegiada e turística da cidade de Braga a um preço abaixo do preço de mercado. Paguei 120.000 K pelos 2 lotes+impostos. Nesta zona um lote de 500 m2 ronda entre 80.000-100.000 K. Uma vez que o dono do loteamento está a precisar de dinheiro ele faz-me uma proposta para a aquisição de um terceiro lote de 750 m2 que se encontra anexo aos 2 anteriores no mesmo loteamento por 60.000 K. Fiquei a pensar nisso.. porque é um excelente negócio. Reparem:
    - Se comprar será um excelente negócio porque quando começar a minha obra, começo logo a valorizar este terreno (porque está anexo aos meus 2 lotes) para o vender mais caro, mais tarde.
    - Por outro lado, se não fizer esta compra posso canalizar estes 60.000 K para a minha obra e ter menos preocupações.

    Gostava de ouvir a vossa opinião.
    Muito obrigado.
    Marques
  2.  # 2

    1) Se tem mesmo a certeza que está a comprar abaixo do preço de mercado e
    2) Se tem capacidade financeira para sustentar folgadamente o empréstimo que terá de contrair para compensar os 60k

    pois eu então diria para avançar sem hesitações. Com os ridículos juros que a banca está a pagar pelas nossas poupanças, parece-me que pouco investimentos são tão seguros e com tanto potencial de valorização como o imobiliário.

    Agora tenha é o cuidado de verificar muito bem se não há nada nesse loteamento que possa estar a justificar a venda em baixa. Essa história de o proprietário precisar de liquidez pode até ser verdade, mas pode também dar-se o caso de haver algum problema e, vendo que o Marques22 "caiu" numa, ele estar a ver se o consegue apanhar noutra.
    Assim de repente, ele poderá ter sabido que vai ser construída aí ao lado alguma instalação industrial ou alguma grande via rodoviária ou uma linha de alta tensão, ou estar a chegar alguma alteração de PDM que dê cabo da viabilidade de construção, ou coisa parecida, e estar a despachar isso antes que se torne público.
    Veja este exemplo:
    https://forumdacasa.com/discussion/51417/1/empurrado-pelo-poc/

    Quanto à questão de conseguir gerir o empréstimo, também pode optar por meter logo o terreno à venda por mais uns 10 ou 20k a ver se alguém pega e aí não só se livra do empréstimo como ainda ganhou mais margem para fazer a sua casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marques22
  3.  # 3

    Caro mhpinto,



    Muito obrigado pela sua opinião. Antes de comprar os lotes, marquei uma audiência com uma das arquitectas da Câmara Municipal e confirmei que todo o loteamento esta em zona de construção e que não existiam limitações ao tipo de construção que eu gostaria de fazer. Só depois é que avancei para a compra. Aquela é uma zona de moradias que fica muito próxima de um dos principais pontos turísticos da cidade, por isso, acho pouco previsível que autorizem a construção de alguma grande via rodoviária ou instalação industrial - no entanto, anotei o seu conselho e vou averiguar.
    Em relação a idoneidade do construtor tenho boas referências e não me parece que esteja a "vender gato por lebre", no entanto, compreendo e agradeço esta ressalva.
    Existe todo o tipo de pessoas e temos sempre que desconfiar, infelizmente.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 4

    Colocado por: Marques22Muito obrigado pela sua opinião. Antes de comprar os lotes, marquei uma audiência com uma das arquitectas da Câmara Municipal e confirmei que todo o loteamento esta em zona de construção e que não existiam limitações ao tipo de construção que eu gostaria de fazer.

    Se é um loteamento deveria de ter a planta de síntese, quadro de síntese, regulamento e alvará.
  5.  # 5

    Caro Picareta,



    Aquando da compra dos 2 lotes, recebi a planta de síntese, quadro de análise, regulamento e alvará.

    Cumprimentos,
    Marques
  6.  # 6

    Se pode investir, se o Terreno é bom para construção, e se está de facto abaixo do valor de mercado ... força!
    Mas se tem dúvidas sobre folga orçamental ... pense bem .. o mercado só existe enquanto existirem compradores ... veja lá se quando precisar de vender, esses compradores estão por lá!

    pelo que percebo, tudo recente, estavam 3 terreno para venda, e apenas vc os está a comprar! tem mesmo a certeza que estão abaixo do valor de mercado? Não há excesso de terrenos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marques22
  7.  # 7

    Estimado Hugo S,


    Obrigado pela sua resposta. Não percebi o que quis exactamente saber quando questionou "não há excesso de terrenos?"

    Cumprimentos,
    Marques
  8.  # 8

    Colocado por: Marques22Não percebi o que quis exactamente saber quando questionou "não há excesso de terrenos?"


    se nesse loteamento você ja comprou 2 lotes, e pensa comprar o 3, porque não surgem outros compradores? será que quando quiser vender o 3º lote irá aparecer comprador?

    se o dono tem interesse em vender e até está supostamente a vender abaixo do preço do mercado, os terrenos já deveriam estar todos vendidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marques22
  9.  # 9

    Caro Pauloagsantos,


    Faz sentido a sua questão.

    O que se passa é que este loteamento teve parado durante alguns anos, porque o empreiteiro tinha muito trabalho em França e deixou o país. Agora regressou, para terminar o loteamento. Um dos factores pelos quais que os terrenos não estão todos vendidos é o facto da rua do loteamento não estar feita até a data que os terrenos foram colocados a venda. Para você ter uma ideia, a rua do loteamento foi concluída a cerca de 2 meses, pelo que ainda pouca gente conhece este sitio.

    Com os melhores cumprimentos,
    Nelson Marques
  10.  # 10

    Colocado por: Marques22Aquando da compra dos 2 lotes, recebi a planta de síntese, quadro de análise, regulamento e alvará.

    OK, então não precisa de se preocupar com as linhas de alta tensão, autoestradas, vias férreas, aeroportos,....etc.

    Colocado por: Marques22Agora regressou, para terminar o loteamento.

    E já terminou?
    Tem garantia bancária na Câmara para garantir as obras de urbanização?
    Já foi feita a recepção provisória das obras de urbanização
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marques22
  11.  # 11

    Caro Picareta,



    Sim, o empreiteiro deu uma caução bancária a Câmara Municipal. Comprovei isso na Câmara Municipal.
    Sim, também já foi feita a recepção provisória das obras de urbanização.
 
0.0159 seg. NEW