Iniciar sessão ou registar-se
    • marvi
    • 8 outubro 2017 editado

     # 1

    olá a todos

    segundo parece vai sair uma nova lei em que os senhorios que pratiquem rendas 20% abaixo do preço do mercado vão ter isenção de IRS e redução de 50% ou 100% no IMI se as camaras assim o entenderem.

    ora como eu de IRS percebo pouco gostaria que alguém especializado nesta matéria me ajudasse.

    supondo que eu recebo uma renda anual de 3600€ (12x300) e o valor do preço do mercado for de 250€ eu para ter esse beneficio vou ter que fixar a renda em 200€ mensais........(-250€-20%= 200€)

    A questão é saber se compensa de acordo com os cálculos aplicados no IRS.

    Eu sei que os rendimentos prediais são taxados a 28% mas o cálculo final do IRS é outro...(acho eu)

    supondo que não há despesas a abater nos rendimentos prediais alguém consegue calcular se compensa ou não optar pelas rendas abaixo do nivel do mercado de acordo com o valor das rendas acima...actual 330€ mensal ou 200€ mensal...qual compensa mais?

    obrigado desde já.
  1.  # 2

    Colocado por: marvisupondo que não há despesas a abater nos rendimentos prediais alguém consegue calcular se compensa ou não optar pelas rendas abaixo do nivel do mercado de acordo com o valor das rendas acima...actual 330€ mensal ou 200€ mensal...qual compensa mais?


    Se compensasse o governo não criaria essa medida.
    Mas cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: marvi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marvi
    • size
    • 8 outubro 2017

     # 3

    O problema é que ainda não se sabe como é que se determina, em concreto, o valor de mercado de uma renda relativa a determinada habitação.
    Concordam com este comentário: A. Madeira, marvi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marvi
  2.  # 4

    Colocado por: sizeO problema é que ainda não se sabe como é que se determina, em concreto, o valor de mercado de uma renda relativa a determinada habitação.

    Claro que não.
    Isso é mais uma notícia para encher chouriço.

    Só gostava de saber qual o dedo da Cristas nisso.
    • size
    • 8 outubro 2017

     # 5

    Mas a Crista não faz parte do atual governo para que tenha que contribuir com algum dedo..
  3.  # 6

    Este governo se continua a dar tantas benesses nunca mais de lá sai. O pior são as consequências.....
    Concordam com este comentário: manelvc
  4.  # 7

    Colocado por: sizeO problema é que ainda não se sabe como é que se determina, em concreto, o valor de mercado de uma renda relativa a determinada habitação.


    supondo que os valores apresentados acima em relação aos "preços médios de mercado"estão mais ou menos corretos,consegue aferir qual compensa mais em termos de IRS?

    Grato.
  5.  # 8

    Não sei até que ponto compensa ao senhorio entrar neste "jogo". Pode compensar se tiver dificuldades em arrendar o imóvel, (uma renda mais baixa para o inquilino facilita sempre o arrendamento), mas se não tiver dificuldade em arrendar, acho que não deve entrar no jogo. É sempre muito melhor ter o dinheiro do lado de cá do que do lado de lá.
    Concordam com este comentário: marvi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marvi
  6.  # 9

    Colocado por: marvisupondo que os valores apresentados acima em relação aos "preços médios de mercado"estão mais ou menos corretos,consegue aferir qual compensa mais em termos de IRS?

    Considerando os valores que apresentou no post #1, de uma renda mensal de 300 euros "normal" irá ficar com 72% da mesma (100 - 28) o que dá 2.592 euros anuais, enquanto que de uma renda mensal de 200 euros sem pagar IRS ficará com os 2.400 euros anuais.
    Se a renda "normal" for de 330 mensais, a diferença é ainda maior.

    Das notícias que têm vindo a público, também se falava de uma espécie de seguro contra rendas não pagas pelos inquilinos e isso poderá vir a fazer toda a diferença ...

    Será melhor deixar sair a legislação para se ter mais certezas, e decidir posteriormente.
    Concordam com este comentário: marvi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marvi
    • size
    • 8 outubro 2017

     # 10

    Colocado por: marvi

    supondo que os valores apresentados acima em relação aos "preços médios de mercado"estão mais ou menos corretos,consegue aferir qual compensa mais em termos de IRS?

    Grato.


    Tudo depende da melhor taxa de IRS que cada sujeito passivo possa obter, pois cada caso é um caso. Pode acontecer que em caso de englobamento dos rendimentos prediais a taxa de irs seja muito inferior aos 28%.

    Mas considerando, isoladamente, sem considerar o IMI, a situação que acima questiona, não resultaria qualquer vantagem em aderir à modalidade, porque;
    a) na presente circunstância recebe anualmente liquido de IRS, € 2.592,00 (3.600,00 x 28% = 2.592,00)
    b) na modalidade de adesão à redução da renda receberia anualmente € 2.400,00 (200,00 x 12 = 2.400,00
    Concordam com este comentário: marvi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marvi
    • marvi
    • 8 outubro 2017 editado

     # 11

    Colocado por: AmorinNão sei até que ponto compensa ao senhorio entrar neste "jogo". Pode compensar se tiver dificuldades em arrendar o imóvel, (uma renda mais baixa para o inquilino facilita sempre o arrendamento), mas se não tiver dificuldade em arrendar, acho que não deve entrar no jogo. É sempre muito melhor ter o dinheiro do lado de cá do que do lado de lá.


    Em principio não tenho problemas em arrendá-la pelos preços actuais,tenho até já dois inquilinos na calha,vou decidir pelo que tiver melhores condições
    o problema está no futuro,e se esta lei compensar para os senhorios temo que haja imóveis iguais com enormes diferenças de rendas o que vai dificultar mais o arrendamento a quem não aderir

    cumps
  7.  # 12

    Colocado por: JOCORConsiderando os valores que apresentou no post #1, de uma renda mensal de 300 euros "normal" irá ficar com 72% da mesma (100 - 28) o que dá 2.592 euros anuais, enquanto que de uma renda mensal de 200 euros sem pagar IRS ficará com os 2.400 euros anuais.
    Se a renda "normal" for de 330 mensais, a diferença é ainda maior.


    esta era a resposta que eu procurava...se houver também isenção de IMI acaba por ficar "ela por ela".

    quanto ao seguro de que fala,certamente terá que ser suportada pelo senhorio,mas como diz vamos esperar que saia a lei,mas no entanto vamos já precavendo futuras situações
    grato pela resposta
    • marvi
    • 8 outubro 2017 editado

     # 13

    Colocado por: size
    Tudo depende da melhor taxa de IRS que cada sujeito passivo possa obter, pois cada caso é um caso. Pode acontecer que em caso de englobamento dos rendimentos prediais a taxa de irs seja muito inferior aos 28%.

    Mas considerando, isoladamente, sem considerar o IMI, a situação que acima questiona, não resultaria qualquer vantagem em aderir à modalidade, porque;
    a) na presente circunstância recebe anualmente liquido de IRS, € 2.592,00 (3.600,00 x 28% = 2.592,00)
    b) na modalidade de adesão à redução da renda receberia anualmente € 2.400,00 (200,00 x 12 = 2.400,00



    carrissimo grato pela resposta,como já referi acima se houver isenção total de IMI a coisa fica ela por ela.

    quanto á questão do englobamento é outra situação a ter em conta,eu costumo englobar os rendimentos e tenho sempre vantagem entre os 300€e 350€...é outra questão a considerar

    grato
  8.  # 14

    O estado é que devia de abdicar de uma parte da sua renda, 28% é uma barbaridade e não admira que os proprietários procurem outras formas de rentabilizar os seus imóveis. (alojamento local, arrendamento a estudantes, etc). Depois temos as câmaras municipais com milhares de imóveis a cair e que não os disponibilizam para arrendamento social assim como as misericórdias em que algumas como a de Lisboa chegam a colocar imóveis em alojamento local em vez de os colocar no mercado de arrendamento. Mas a culpa é dos privados que são uns gananciosos por não querer fazer a função social do estado abdicando de rendimento.
    Concordam com este comentário: marvi, Carvai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marvi
  9.  # 15

    Colocado por: rjmsilvaO estado é que devia de abdicar de uma parte da sua renda, 28% é uma barbaridade e não admira que os proprietários procurem outras formas de rentabilizar os seus imóveis. (alojamento local, arrendamento a estudantes, etc). Depois temos as câmaras municipais com milhares de imóveis a cair e que não os disponibilizam para arrendamento social assim como as misericórdias em que algumas como a de Lisboa chegam a colocar imóveis em alojamento local em vez de os colocar no mercado de arrendamento. Mas a culpa é dos privados que são uns gananciosos por não querer fazer a função social do estado abdicando de rendimento


    tem toda a razão se baixassem o imposto sobre os rendimentos prediais teriam imoveis para arrendar a preços mais baixos,mas como querem continuar a mamar na teta dos senhorios arranjam estes esquemas que não vão dar resultados práticos nenhuns....ZERO.
  10.  # 16

    Colocado por: rjmsilvaO estado é que devia de abdicar de uma parte da sua renda, 28% é uma barbaridade e não admira que os proprietários procurem outras formas de rentabilizar os seus imóveis. (alojamento local, arrendamento a estudantes, etc). Depois temos as câmaras municipais com milhares de imóveis a cair e que não os disponibilizam para arrendamento social assim como as misericórdias em que algumas como a de Lisboa chegam a colocar imóveis em alojamento local em vez de os colocar no mercado de arrendamento. Mas a culpa é dos privados que são uns gananciosos por não querer fazer a função social do estado abdicando de rendimento.



    leiam isto!!!

    Está resumido aqui o problema de o arrendamento tradicional estar complicado para algumas pessoas!

    Eu não sou a santa casa para ter que arrendar os meus imoveis ao ano e não me pagarem passados 3 meses!
    Concordam com este comentário: marvi, Carvai
    • marvi
    • 8 outubro 2017 editado

     # 17

    Colocado por: master_chief
    Eu não sou a santa casa para ter que arrendar os meus imoveis ao ano e não me pagarem passados 3 meses!


    já passei por isso e não foram 3 meses,foram 6 meses em 2 imóveis.

    um não estragou nada mas no outro tive que gastar mais de 2 mil euros numa casa acabada de renovar.

    tenho um apartamento que vagou agora depois de muitos anos de arrendamento barato e estou em duvida se o venda ou se gaste pelo menos 5000€ para o renovar e oarrendar.
  11.  # 18

    Eu tenho um T2 em Benfica-Lx arrendado por 550€/mês. Se o Estado não cobrasse os 28% poderia alterar a renda para 470€ continuando a pagar o IMI e as restantes despesas (cond.,seguros,etc) que ficava na mesma.
    Agora o conceito de renda média é que vai ser muito polémico.
    Concordam com este comentário: marvi
  12.  # 19

    Colocado por: CarvaiAgora o conceito de renda média é que vai ser muito polémico.



    vai ser para rir
  13.  # 20

    Colocado por: marvie estou em duvida se o venda ou se gaste pelo menos 5000€ para o renovar e oarrendar.


    Depende daquilo que acha que vai fazer com o dinheiro da eventual venda. Pode valer a pena vender ou não. Para meter o dinheiro no Banco, na minha opinião, seria mau negócio.
 
0.0224 seg. NEW