Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    https://pplware.sapo.pt/informacao/obrigatorio-carregadores-carros-eletricos-casas/
    Já agora alguém sabe quanto custa um desses carregadores e como é?!
    • smdx
    • 10 outubro 2017

     # 2

    citando: "Embora ainda não sejam conhecidas em detalhe todas as medidas,"

    (de qq forma isso só se pode aplicar a projectos novos aprovados depois dessa data
  2.  # 3

    Na minha casa, o carregador é uma simples tomada SCHUKO.
    Carrego a 10A com o cabo de origem.

    Se pretender carregar a 16A monofásico, por 250€ tenho um carregador com cabo para ligar ao carro.
    Se pretendesse carregar a 32A monofásico (e se o meu carro o permitisse), teria de gastar algo na casa dos 300/350€.

    Estes preços estão a baixar de alguns meses para cá.

    Depois também há alternativas DYI, que ficam mais em conta. :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  3.  # 4

    @mafgod tem que me dizer que carregador é esse de 300/350€ de 32A

    Não concordo muito com a medida, o mais importante (e caro) não é o carregador, é a instalação eléctrica para permitir ter um carregador >16A
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  4.  # 5

    @shlak, se tiver um veiculo elétrico sugiro que frequente também este forum.
    Tem lá muita informação sobre este mundo.

    Se lá procurar, encontrará um carregador até 32A, desenvolvido cá em Portugal, que permite até ajustar a potência máxima de carregamento do carro tendo em conta a potência disponível para evitar que o disjuntor desligue.

    O preço anda nessa casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  5.  # 6

    Deduzo que tenha de ter uma linha directa ao quadro geral?
    Que secção de cabo?
  6.  # 7

    Se pretender carregar a mais de 16A sim.
    Se for inferior ou igual a 16A, só tem de garantir que nessa seção do circuito não há nada a operar em simultâneo.

    A secção do cabo dependerá da corrente máxima a pasar no circuito.
  7.  # 8

    Colocado por: callinashttps://pplware.sapo.pt/informacao/obrigatorio-carregadores-carros-eletricos-casas/
    Já agora alguém sabe quanto custa um desses carregadores e como é?!


    Meu estimado, a bateria de um veículo eléctrico poderá ser carregada a partir de qualquer tomada eléctrica. Desta sorte, se tiver uma garagem com uma tomada eléctrica pode carregar o seu veículo através de um cabo específico, fornecido pela marca automóvel, sendo que numa tomada eléctrica doméstica. O carregamento normal está desenhado para ser realizado em horário nocturno na nossa garagem, normalmente através da tarifa bi-horária, podendo este carregamento pode demorar entre 5 a 8 horas.

    No mais, tenho conhecimento de um website que o poderá melhor elucidar sobre os tipos e modos de carregamento, e os tipos de conectores. Pese embora date de 2011, pode consultar este documento com as formas de carregamento de veículos eléctricos em Portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  8.  # 9

    Então é tudo à borla?E à custa de quem?

    E nas garagens comuns dos condomínios?


    https://www.rtp.pt/noticias/pais/postos-de-carregamento-de-carros-eletricos-vao-passar-a-ser-pagos_v1194573
  9.  # 10

    Colocado por: PalhavaEntão é tudo à borla?E à custa de quem?

    E nas garagens comuns dos condomínios?


    https://www.rtp.pt/noticias/pais/postos-de-carregamento-de-carros-eletricos-vao-passar-a-ser-pagos_v1194573

    Os carregadores na via publica eram á borla para incentivar o uso dos carros elétricos. Pagos pelos papalvos do costume. Vão passar a ser pagos e quase toda a gente concorda (excepto os Uber e similares). Também no passado tínhamos estacionamentos e autoestradas á borla que agora são pagas.
    Os condomínios não têm nada a ver com isso.
  10.  # 11

    Colocado por: Carvaiexcepto os Uber e similares


    Hahaha

    Colocado por: Carvaicondomínios


    A electricidade usada só por alguns é suportada por todos?
    Isso deve gerar celeuma.
  11.  # 12

    Nos condomínios, quando necessário cada Ponto de carregamento tera um contador associado a um utilizador, ou em caso de utilização de vários utilizadores no mesmo ponto existirá um sistema de autenticação e contabilização dos consumos.

    Caso queria aprofundar os conhecimentos nesta matéria, poderá consultar o guia técnico das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos, versão de 2017, elaborado pela CTE64


    Colocado por: Palhava

    Hahaha



    A electricidade usada só por alguns é suportada por todos?
    Isso deve gerar celeuma.
  12.  # 13

    Se houver varios pontos de consumo , em varios lugares de parqueamento, ainda que todos tenham contadores parciais para poderem pagar o consumo, coloca.se o problema de varios utizadores a carregar em simultaneo, e da rede não aguentar...
  13.  # 14

    Neste casos, ou se faz um aumento de potência dos serviços comuns, ou se instala um sistema de controlo de carregamento. Esta previsto no guia essas situações.

    Em novas operações urbanísticas, já é necessário prever uma potência mínima para um determinado número de lugares, conforme fórmula específica.
    Já tive um caso em que tive de considerar 73kVA só para carregamento de veículos eléctrico.

    Colocado por: carlosj39Se houver varios pontos de consumo , em varios lugares de parqueamento, ainda que todos tenham contadores parciais para poderem pagar o consumo, coloca.se o problema de varios utizadores a carregar em simultaneo, e da rede não aguentar...
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, carlosj39
  14.  # 15

    O hahaha era para os ubers.Exercerem uma actividade comercial com "combustível" pago "pelos papalvos do costume" não era um bocado de mais?
  15.  # 16

    Em condominios com silos de garagens adjacentes aos predios habitacionais, já existentes com alguns anos, presumo que que a maioria tenha de pedir aumento de potência das partes comuns, senão correm o risco dos elevadores irem " abaixo" quando houver vários VE´s a carregar em simultaneo, ou os motores dos portões automaticos falharem...

    Já agora, um parqueamento num silo de parqueamentos, mas em que este (ao contrário da maioria dos outros parqueamentos) seja fração autónoma e tenha caderneta predial própria, não pode pedir á EDP que lhe instale um contador no parqueamento (no meu caso até tenho um poste de betão inserido no parqueamento onde poderia fixar o contador)?
  16.  # 17

    Colocado por: PalhavaO hahaha era para os ubers.Exercerem uma actividade comercial com "combustível" pago "pelos papalvos do costume" não era um bocado de mais?


    eu não sendo uber nem estando no ramo mesmo assim não percebo essa tanta piada, não sendo ela talvez vinda de um taxista ressabiado?
  17.  # 18

    Colocado por: PalhavaO hahaha era para os ubers.Exercerem uma actividade comercial com "combustível" pago "pelos papalvos do costume" não era um bocado de mais?

    Nada de novo, também tivemos scuts pagas por todos e usadas á borla por empresas e transporte e não só. Até os turistas usavam e não pagavam impostos.
  18.  # 19

    Creio que os ubers electricos acabam por ganhar con os carregamentos pagos, dado que os postos publicos ficam mais disponiveis com o fim das borlas. Tempo é dinheiro...
  19.  # 20

    Faturacao da energia consumida.
    O meu actual inquilino quer mandar instalar um posto de carregamento no seu lugar de garagem. O condominio ja foi avisado mas respondeu que as faturas terao que ser passadas em meu nome (senhorio) visto "o inquilino nao ser condomino do predio", o que me parece uma forma muito tosca de se quererem defender no caso de o meu inquilino incorrer em dividas e depois se ir embora (se as faturas estiverem em meu nome e' mais "facil" caçar-me...)
    Alguem ja esteve num situacao semelhante? O condomínio nao pode fazer um contrato ou aceitar uma declaracao por parte do meu inquilino em como ele se compromete a pagar a energia consumida pelo posto de carregamento???
    Obrigado.
 
0.0209 seg. NEW