Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Lendo este comentário:

    Colocado por: mikenegroParece que para "davidspt" não é normal cumprir com o que consta nos contratos.... o normal é vender gato por lebre! Normal é comprometer-se a uma coisa e não cumprir... e que bem vistas as coisas é mesmo assim que funciona a construção civil neste país!

    (https://forumdacasa.com/discussion/39110/19/projecto-casapro-era-ideias-dos-sonhos/#Comment_1139954)

    dei por mim a pensar que, apesar de ser essa a perceção generalizada, nunca ouvi falar de um gabinete jurídico que se tenha especializado nessa matéria.

    De uma breve pesquisa no google, surgem alguns departamentos de gabinetes jurídicos que se dizem especializados em imobiliário, mas vendo as competências parece que estão mais dedicados ao acompanhamento dos processos de compra e venda, licenciamentos e outras burocracias associadas e não tanto ao apoio em situações de incumprimento.

    Se alguém conhecer algum, partilhe aqui que poderá ser útil a muitos foristas.

    Se ninguém conhecer, eu diria que está aí uma potencial mina de ouro a explorar. Com uma boa campanha de marketing acho que depressa ficariam inundados de clientes.
    E se "Eles" começassem a levar mais com quem já estivesse batido no assunto, os arrumasse em três tempos em tribunal e os obrigasse a pagar todas as indemnizações que constam dos contratos, a coisa era capaz de levar uma volta.
    Concordam com este comentário: papacurvas
  2.  # 2

    Colocado por: mhpintoE se "Eles" começassem a levar mais com quem já estivesse batido no assunto, os arrumasse em três tempos em tribunal e os obrigasse a pagar todas as indemnizações que constam dos contratos, a coisa era capaz de levar uma volta.


    Quem vier a este forum vai é contrata los antes para serem eles a fazer os contratos. Isto é tanto ou mais importante do que o depois....

    Quando vissem o contrato viam logo que aquele "gajo" não é para brincadeiras.
  3.  # 3

    Colocado por: papacurvasQuem vier a este forum vai é contrata los antes para serem eles a fazer os contratos.

    Ou isso ;)
  4.  # 4

    Dá-lhe !!! Faz falta !!!
  5.  # 5

    Será que o happy hippy conhece algum gabinete assim?
  6.  # 6

    Mas será que é assim tão fácil?
    Leio tantas vezes aqui no Fórum que a culpa é e será sempre do DO, porque todos os restantes intervenientes conseguem com a lei colocar sempre a responsabilidade nos DO ... que eu acho que um Gabinete destes iria ter prejuízo, ou apenas sacar uns trocos mais aos DO's ...

    Agora concordo que um gabinete fizesse a assessoria na realização do contrato inicial, muita coisa poderia ser evitada, mas também acredito que muita obra nem sequer arrancaria!
    Concordam com este comentário: papacurvas
  7.  # 7

    Colocado por: Hugo S.Agora concordo que um gabinete fizesse a assessoria na realização do contrato inicial

    Também me parece ótima ideia, e de certa forma enquadra-se naquilo que pedi: desde que houvesse um gabinete especializado em incumprimentos, tanto poderia servir para fazer cumprir os contratos como para evitar que os contratos ficassem com lacunas que permitissem imputar a culpa ao DO.
    Conhece algum gabinete especializado nesses contratos? Eu tenho pensado pedir um parecer do contrato que me derem a assinar, teria grande preferência se fosse visto por alguém já "batido".
  8.  # 8

    Colocado por: mhpintoConhece algum gabinete especializado nesses contratos?

    No final do ano passado foi-me contratado o serviço de fiscalização de uma obra.
    Um projeto algo manhoso, sem caderno de encargos. Sugeri que pelo menos fosse feito um contrato de adjudicação.
    A titulo gratuito, fiz uma minuta para o DO apresentar ao empreiteiro. Como o DO tinha um amigo que até era advogado, pediu-lhe para analisar a dita minuta.
    Da minha minuta e como forma de salvaguardar o DO, constavam algumas clausulas mais técnicas.
    Na 1ª visita á obra, alerto o DO que os trabalhos não estavam a cumprir o contrato.
    Resposta:
    - Eu esqueci-me de dizer que o advogado fez umas alterações ao contrato, será que é por causa disso?
    Conclusão na revisão feita pelo advogado, foram suprimidas todas as clausulas técnicas, ficando apenas as jurídicas...
    •  
      mhpinto
    • 11 outubro 2017 editado

     # 9

    Colocado por: zedasilvaConclusão na revisão feita pelo advogado, foram suprimidas todas as clausulas técnicas, ficando apenas as jurídicas...

    Aí está, se o gabinete for especializado nesta área, terá obrigatoriamente de saber que essas cláusulas têm de constar e assessorar-se-á junto de especialistas como o caro zedasilva.

    Colocado por: zedasilvaA titulo gratuito, fiz uma minuta para o DO apresentar ao empreiteiro

    Defendendo eu que o trabalho deve merecer o justo pagamento, estaria disponível para negociar um valor por uma assessoria a esse nível?
  9.  # 10

    Colocado por: mhpintoestaria disponível para negociar um valor por uma assessoria a esse nível?

    Envie-me um mail indicando aquilo que necessita que terei todo o gosto em ajudar.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
  10.  # 11

    Colocado por: mhpintoterá obrigatoriamente de saber que essas cláusulas têm de constar

    As clausulas técnicas não deveriam constar dos contratos. No caso em concreto e porque o DO não tinha mais nenhum documento que o pudesse defender, achei por bem inclui-las.
    O problema dos advogados é que não dominam as "burocracias" do setor da construção e raramente solicitam ajuda.
  11.  # 12

    Infelizmente penso que criar um gabinete especializado nessa matéria era capaz de não compensar...
    Senão vejamos, é claro que depois de uma obra correr mal, toda a gente faria de forma diferente, consultaria um gabinete especializado, etc. O problema é que antes pouca gente o faria, porque ia olhar para esse serviço como mais um custo (a acrescer ao custo da obra), logo a clientela seria pouca.
    E acredito que, mesmo depois de correr mal, muita gente não recorreria ao gabinete especializado, em primeiro lugar porque o contrato inicial provavelmente já estava mal feito (o que inviabilizava a atuação futura) e sobretudo porque litigar é caro! E quem já está com prejuízo, não vai querer gastar mais dinheiro, sendo que a incerteza e demora nas decisões judiciais, também não resolveriam no imediato o problema!
    Concordam com este comentário: gnuno.torres
  12.  # 13

    Colocado por: spolivSenão vejamos, é claro que depois de uma obra correr mal, toda a gente faria de forma diferente, consultaria um gabinete especializado, etc. O problema é que antes pouca gente o faria, porque ia olhar para esse serviço como mais um custo (a acrescer ao custo da obra), logo a clientela seria pouca.

    Nada que uma boa campanha de marketing não resolvesse num instante, a meu ver, principalmente se fosse logo à partida anunciado um preço "simpático". Associado à má opinião generalizada (correta ou incorreta ela existe) sobre os os empreiteiros eu creio que estava garantido.
    Dou como exemplo o meu caso: até o zedasilva partilhar aquela experiência dele, eu achava que bastava pedir a um advogado amigo que desse uma olhada ao contrato. Vendo o que ele diz e avaliando as grandes perdas que se podem ter por assinar um contrato que não me defenda convenientemente, neste momento já estou capaz de me chegar à frente com umas sandes de couratos e uma grade de "mines" ;)

    Já agora, é claro que o gabinete não teria de estar exclusivamente dedicado a isto. Bastaria que um gabinete já existente criasse um "departamento" só para esse efeito, que até podia ser "comercializado" com um nome diferente, mais apelativo, tipo "entala-empreiteiros, gabinete jurídico". O departamento até podia ser na realidade até só um número de telefone. Preciso seria era que alguém no gabinete soubesse mesmo da poda.
  13.  # 14

    Colocado por: zedasilvaEnvie-me um mail indicando aquilo que necessita que terei todo o gosto em ajudar.

    Quando chegar a altura falamos. Obrigado pela disponibilidade.
  14.  # 15

    Já agora, é claro que o gabinete não teria de estar exclusivamente dedicado a isto. Bastaria que um gabinete já existente criasse um "departamento" só para esse efeito

    Praticamente todas as sociedades de advogados têm departamentos especializados na área de direito civil, na qual se inclui preparação e elaboração de contratos e responsabilidade civil pelo seu incumprimento, mas os preços não são simpáticos! É o preço da criação dos "departamentos", que muitas vezes não garantem melhores resultados do que um bom advogado que trabalhe em prática isolada, mas que tenha experiência!
    Quanto ao marketing, os advogados têm muitas restrições à publicidade aos seus serviços, que estão previstas no Estatuto da Ordem dos Advogados, e que se incumpridas resultam em sanções disciplinares!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  15.  # 16

    Colocado por: mhpintoestou capaz de me chegar à frente com umas sandes de couratos e uma grade de "mines" ;)

    Tb aceitamos galinhas, ovos, e cabritos.

    Colocado por: mhpintoPreciso seria era que alguém no gabinete soubesse mesmo da poda.

    Ou então que tivessem alguém da área da construção a assessora-los. A legislação é tão basta e só mesmo alguém que esteja todos os dias a lidar com casos idênticos será capaz de se sentir á vontade.
  16.  # 17

    Dou como exemplo o meu caso: até o zedasilva partilhar aquela experiência dele, eu achava que bastava pedir a um advogado amigo que desse uma olhada ao contrato.

    Sem prejuízo da importância do conhecimento técnico do caro zedasilva, que será certamente uma mais valia para qualquer caderno de encargos ou elementos técnicos do contrato, não deixe de ter também uma opinião de um advogado - só não o deixe eliminar a parte técnica do zedasilva :-). Da minha parte e no que puder ajudar também disponha, apesar de a minha área de trabalho ser habitualmente outro ramo do direito...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  17.  # 18

    Colocado por: spolivmas os preços não são simpáticos

    Pode dar uma ideia?
  18.  # 19

    Pode dar uma ideia?

    É muito difícil, varia um pouco de sociedade para sociedade, mas diria que uma consulta a um advogado pode andar entre os € 50,00 e os € 100,00, se for um advogado sonante ou uma sociedade mais especializada pode ainda ser mais!
    Quanto à elaboração do contrato, os honorários são apurados em função do tempo despendido na sua elaboração, mas pode andar dentro dos mesmos valores por hora de trabalho! Se for um contrato complexo (que inclua por ex. uma reunião com gabinete técnico para definir requisitos técnicos) pode demorar ainda algumas horas!
    Na fase contenciosa ainda é pior, porque ao valor/hora para elaboração das peças processuais ainda acresce o valor/hora que o advogado despende nas diligências judiciais (e estas normalmente são demoradas, têm atrasos, adiamentos, etc.) e ainda tem de pagar as custas judiciais!
    Como pode ver facilmente se pode chegar a uns milhares de euros!
    Uma via que considero interessante, porque mais acessível, simples e económica, são os julgados de paz, porém o valor máximo do litígio não pode exceder os 15.000,00 € (e estão excluídas matérias de direito da família, direito das sucessões e direito do trabalho).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
 
0.0201 seg. NEW