Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou a considerar construir uma moradia num terreno de família.

    Este terreno apesar de boas dimensões e localização, é inclinado e virado a Norte.

    Este deverá ser um fator eliminatório para a construção? A luminosidade a Sul será restringida não só pela inclinação mas também por arvoredo existente na parte mais elevada.

    Obrigado pela ajuda.
    João
  2.  # 2

    Eu não construía num terreno com essas condicionantes... de verão o sol anda alto e vai bater na casa. mas de inverno (imagino que seja num espaço rural?) ... humidade e falta de luz directa... é que de inverno o sol anda baixo. Claro que se não existir alternativa que remédio tem, mas da forma que o descreveu não.

    Por outro lado sem saber de que terreno se trata é difícil dizer ao certo. a não ser que esteja inserido numa quelha existe a possibilidade de ter luz nascente ou mesmo poente durante algumas poucas horas do dia mesmo que não dê para aquecer a casa...
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, mhpinto
  3.  # 3

    Ou seja , o terreno está sempre á sombra ?
  4.  # 4

    da forma que descreve diria que sim... ele parece que já sabe que não é boa ideia, mas veio sondar para ver se tem razão em desconfiar de um terreno sombrio
  5.  # 5

    à partida concordo com o antonylemos, pela forma como descreve é de ficar desconfiado do terreno, no entanto só analizando no terreno as condições.

    a inclinação é muito acentuada? não daria hipotéticamente para fazer uma cave/meia cave e fazer depois a habitação em cima, subindo dessa forma a habitação uns metros?
  6.  # 6

    Muito obrigado pela vossa ajuda!

    O terreno não está sempre à sombra, porque recebe sol de cima, não será possível é receber sol de frente na face Sul do terreno (onde é mais elevado). Eu julgo que seja possível construir, até porque há mais casas nessa zona com as mesmas condicionantes, apenas temo que não vá ser muito eficiente a nível térmico, especialmente no Inverno. O espaço é de facto rural.

    O declive médio é de 0,4%, continuando depois do terreno (Google Earth...). Há uma perda de 6 metros ao todo de uma ponta à outra do terreno nessa orientação (~26 metros a direito).

    Logo que possa coloco aqui as imagens do terreno, que sei que seria mais fácil dar uma opinião.

    Obrigado!
  7.  # 7

    pode ser que tenhas sol de cima nesta altura, ou mesmo de verão. mas de inverno?

    6m em 26m... da cerca de 24 em 100 » tem uma inclinação de 24%!!! nao 0.4%

    como vc diz só vendo. mas acho que se enganou nas contas.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  8.  # 8

    já agora. Em que zona do país fica isso? Se não for muito longe podemos marcar uma reunião para visitar esse terreno e discutir as suas opções.
  9.  # 9

    Eu sinceramente não fiz as contas e devia desculpem! Tirei direto do Google Earth (pareceu-me errado o declive, por isso é que coloquei a perda em altura...).

    Fica nos arredores de Lisboa.

    Pois, o Inverno é que me preocupa...
  10.  # 10

    tem imagens do terreno que possa postar aqui?

    nuno costa

    www.doisarquitectos.com
  11.  # 11

    Infelizmente ainda não estou em condições de identificar o terreno, entendo que não seja possível dar tanto apoio como seria possível com as imagens...
  12.  # 12

    Ok, se não quiser identificar o terreno publicamente pode-me enviar por email, ajudo no que conseguir:

    [email protected]

    Nuno Costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_silva
  13.  # 13

    Colocado por: antonylemos... humidade e falta de luz directa... é que de inverno o sol anda baixo. Claro que se não existir alternativa que remédio tem, mas da forma que o descreveu não.


    Colocado por: joao_silvaFica nos arredores de Lisboa.


    Nesta zona, há assim tanto problema?
  14.  # 14

    nao é que seja nesta ou naquela zona. seja onde for, se for um terreno que fique sempre á sombra quem realmente o quer? ...
    Concordam com este comentário: mhpinto
  15.  # 15

    Se não tiver nem um pingo de sol , se calhar não é boa ideia construir aí....
    leve aí um arquitecto e peça a opinião sincera dele ! Ver as coisas no Real dão outra perspectiva que nos nos aqui no mundo virtual nao temos ..
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_silva
  16.  # 16

    Boa tarde!

    Depois de falar com algumas pessoas (e agradeço mais uma vez aos membros do fórum que me ajudaram por aqui e em off!) já fiz um pedido na câmara para confirmar a possibilidade de construir no âmbito do PDM (já vi por mim, mas prefiro que me confirmem).

    Agora a minha maior preocupação é a inclinação do terreno e gostaria de levar alguém ao terreno que me pudesse confirmar se é possível construir ou não e que tipo de movimentações seriam necessárias.

    Vinha pedir ajuda com qual a melhor especialidade para me confirmar isto: arquiteto, engenheiro civil, ...? Tenho algum receio que sejam precisas demasiadas movimentações e que isso vá encarecer demasiado o projeto.

    Muito obrigado!
  17.  # 17

    Colocado por: joao_silvaque tipo de movimentações seriam necessárias.

    E porque raio é que tem que fazer movimentação de terras.
    As casas devem adaptar-se aos terrenos, não o contrário.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  18.  # 18

    Colocado por: zedasilva
    E porque raio é que tem que fazer movimentação de terras.
    As casas devem adaptar-se aos terrenos, não o contrário.


    Obrigado. Acredito que seja o caso, no entanto a minha pergunta é exatamente porque não sou entendido nisso e não por defender movimentação de terras...

    De qualquer modo, caso não seja necessária movimentação de terras, assumo que existam cuidados adicionais no projeto que o tornem mais caro. O que precisava de entender é o que será necessário fazer e quanto isso poderia encarecer o projeto. A minha dúvida é de qual seria o melhor perfil para responder a esta questão...
  19.  # 19

    joao_silva... eu diria o arquitecto.

    Até porque é com ele que deves definir a tipologia daquilo que pretendes.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_silva
  20.  # 20

    sim, o arquitecto ]e que lhe dir]a que tipo de movimenta;\oes ser\ao necess]arias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joao_silva
 
0.0174 seg. NEW