Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos
    mudei as lampadas cá de casa para led de filamento elas dizem ter uma poupança enorme ou seja lampadas de 2W a equivalerem a lampadas de 25W incandescente se é assim ou nao , nao sei mas eu coloquei em dois candeeeiros um ao lado do outro e digo que a olho num uma de 2W da mais luz que uma de 25W ,eu tinha aquelas economizadoras de logo nao poupo os 23W por lampada logico ,
    entao o que fiz foi substituir as lampadas dos candeeiros para lampadas de 2W so no corredor é que como leva so uma lampada optei pela de 4W so em 4 divisoes tive uma poupança na ordem dos 220W
    na cozinha é que começou a confusão , substitui as duas tubulares de 18w por duas de led de 9W ou seja as duas novas consome o mesmo que so uma das antigas sem contar que as antigas acresce consumo do arrancador e do balastro.
    mas agora é que vem a minha duvida.
    querendo eu confirmar se as lâmpadas consomem o que mencionam peguei num multímetro e liguei em serie e até bate certo em termos de wats as lâmpadas de led nao mentem pelo menos no multímetro bate certo. mas depois fui testar as lampadas antigas para confirmar a poupança e ai deu confusão
    liguei o multímetro numa calha com uma fluorescente de 18w e o multímetro me marca 0,30A a 233V ou seja 70W achei estranho fui na lâmpada do aquário que é fluorescente de 25W e marca no multímetro 0,36A a 233v da quase 84W achei estranho me sabem dizer se este consumo é real ou para medir as fluorescentes é preciso fazer alguma coisa diferente?

    então comecei a medir tudo e mais alguma coisa e vi que no resto dos equipamentos bate +- certo so no pc portatil volta a acontecer uma coisa estranha sempre ouvi dizer que se deixar o carregador na tomada ele gasta energia e que se deve sempre desligar (por preguiça nao o faço) mas fui testar e o carregador sem estar em carga so ligado na tomada me da um consumo de 0,06A sendo a tensão ca de casa 233V dava um consumo de 14W é possível o transformador so de estar na tomada consumir isto ou também estou a fazer algo errado?

    caso esteja errado me podem dizer como medir o consumo das calhas com lâmpada fluorescente e o consumo do carregador do computador?
    agradecia
  2.  # 2

    e posso adiantar-te mais uma coisa

    se comprares lampadas no ebay podes vir a ter a surpresa de os W nao serem reais

    eu comprei pagando por X watts e quando coloquei no candeeiro de mesa e liguei numa daquelas tomadas inteligentes que mostra o consumo a lampada consumia menos do que o anunciado o que para mim deve significa que não têm a potencia anunciada!

    70W realmente é estranho
    • Ivo F.
    • 11 outubro 2017 editado

     # 3

    Não é estranho, é que o balastro consome tanto ou mais que a lâmpada.

    Edit: balastro ferro-magnéticos, os eletrónicos consomem menos
    • eu
    • 11 outubro 2017

     # 4

    Esse método de medição da potência só é fiável com cargas resistivas, em que a corrente está em fase com a tensão.

    Como as lâmpadas fluorescentes têm um balastro, têm uma componente indutiva muito grande, por isso, a corrente não está em fase com a tensão, daí as suas contas estarem erradas.

    Tem que usar um medidor que meça a potência ativa, aparente e reativa.
  3.  # 5

    Colocado por: master_chiefliguei numa daquelas tomadas inteligentes que mostra o consumo a lampada consumia

    Pode-me dizer que aparelho é este? Obrigado.
  4.  # 6

    Colocado por: euEsse método de medição da potência só é fiável com cargas resistivas, em que a corrente está em fase com a tensão.

    Como as lâmpadas fluorescentes têm um balastro, têm uma componente indutiva muito grande, por isso, a corrente não está em fase com a tensão, daí as suas contas estarem erradas.

    Tem que usar um medidor que meça a potência ativa, aparente e reativa.


    Exactamente.

    Quanto ao aparelho, nas grandes superfícies tipo Aki encontra medidores de energia que se intercalam entre a tomada e o aparelho.
  5.  # 7

    Colocado por: euEsse método de medição da potência só é fiável com cargas resistivas, em que a corrente está em fase com a tensão.

    Como as lâmpadas fluorescentes têm um balastro, têm uma componente indutiva muito grande, por isso, a corrente não está em fase com a tensão, daí as suas contas estarem erradas.

    Tem que usar um medidor que meça a potência ativa, aparente e reativa.


    pois eu ja li algo sobre isso e falavam em factor de potencia ou seja media o coonsumo da lampada e depois tinha de multiplicar por 0,5 se fosse assim a lampada de 18W + arrancador + balastro consumia cerca de 35W o que ja me parece mais logico , e quanto ao carregador do portatil ligado á corrente mas desconectado do portatil marcar consumo de 14W sera pelo mesmo motivo ou aquilo esta mesmo a consumir?
    ja agora que aparelho serve para medir o consu,o de fluorescentes?
  6.  # 8

    Colocado por: Andre_simaoé possível o transformador so de estar na tomada consumir isto ou também estou a fazer algo errado?

    Claro que gasta... poderá não ser os 14W que menciona.
  7.  # 9

    Colocado por: Andre_simaoBom dia a todos
    mudei as lampadas cá de casa para led de filamento elas dizem ter uma poupança enorme ou seja lampadas de 2W a equivalerem a lampadas de 25W incandescente se é assim ou nao , nao sei mas eu coloquei em dois candeeeiros um ao lado do outro e digo que a olho num uma de 2W da mais luz que uma de 25W ,eu tinha aquelas economizadoras de logo nao poupo os 23W por lampada logico ,
    entao o que fiz foi substituir as lampadas dos candeeiros para lampadas de 2W so no corredor é que como leva so uma lampada optei pela de 4W so em 4 divisoes tive uma poupança na ordem dos 220W
    na cozinha é que começou a confusão , substitui as duas tubulares de 18w por duas de led de 9W ou seja as duas novas consome o mesmo que so uma das antigas sem contar que as antigas acresce consumo do arrancador e do balastro.
    mas agora é que vem a minha duvida.
    querendo eu confirmar se as lâmpadas consomem o que mencionam peguei num multímetro e liguei em serie e até bate certo em termos de wats as lâmpadas de led nao mentem pelo menos no multímetro bate certo. mas depois fui testar as lampadas antigas para confirmar a poupança e ai deu confusão
    liguei o multímetro numa calha com uma fluorescente de 18w e o multímetro me marca 0,30A a 233V ou seja 70W achei estranho fui na lâmpada do aquário que é fluorescente de 25W e marca no multímetro 0,36A a 233v da quase 84W achei estranho me sabem dizer se este consumo é real ou para medir as fluorescentes é preciso fazer alguma coisa diferente?

    então comecei a medir tudo e mais alguma coisa e vi que no resto dos equipamentos bate +- certo so no pc portatil volta a acontecer uma coisa estranha sempre ouvi dizer que se deixar o carregador na tomada ele gasta energia e que se deve sempre desligar (por preguiça nao o faço) mas fui testar e o carregador sem estar em carga so ligado na tomada me da um consumo de 0,06A sendo a tensão ca de casa 233V dava um consumo de 14W é possível o transformador so de estar na tomada consumir isto ou também estou a fazer algo errado?

    caso esteja errado me podem dizer como medir o consumo das calhas com lâmpada fluorescente e o consumo do carregador do computador?
    agradecia

    Mudar todas as lâmpadas de casa para LED nunca significa poupança. Vai demorar muitos anos a recuperar o investimento que fez. Sou mais apologista de mudar para LED conforme forem avariando....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, lprolog, Andre_simao
    • eu
    • 12 outubro 2017

     # 10

    Colocado por: Andre_simaoe quanto ao carregador do portatil ligado á corrente mas desconectado do portatil marcar consumo de 14W sera pelo mesmo motivo ou aquilo esta mesmo a consumir?

    É pelo mesmo motivo, mas neste caso, deve tratar-se de uma fonte comutada capacitiva.

    Há uma forma muito fácil de verificar se um carregador gasta muita energia quando não está a alimentar nada: ver se está quente. Se estiver quente, está a gastar; se estiver frio, não está a gastar praticamente nada.
 
0.0172 seg. NEW