Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    A questão que se põe é se:
    1. na hora da venda de um imóvel, é exigida a planta totalmente legal? e se houver alguma alteração que não esteja na planta? (a casa vem de uma herança)
    2.o que se pode vender conta apenas com a planta legal? ou seja, a outra parte não estando declarada valoriza ou não a casa, pode influir no custo da mesma?
    3. nesta situação, qual a diferença entre ser vendida directamente a um particular (num empréstimo bancário só a planta legal é valorizada?) ou através de imobiliária (pode esta aceitar vender também a parte que não se apresenta na planta? )
    4. pode-se considerar as obras ilegais como ponto de valorização do imóvel, na hora da venda?

    muito obgd pela atenção


    .
  2.  # 2

    nota: a parte não presente na planta, é uma área grande que corresponderia a uma garagem, onde se fez um apartamento independente e também na casa foi feito um sótão, ainda que habitável tem alguma inclinação.
  3.  # 3

    Colocado por: luana4. pode-se considerar as obras ilegais como ponto de valorização do imóvel, na hora da venda?

    Se não forem passives de legalização , desvaloriza o imóvel...

    O banco avaliará o existetne, mas o acvaliador pode dar conta que as areas e o construido não correspondem ao registado...
    O comprador pode recusar comprar nesse estado... o banco pode recusar o emprestimo devido a esse facto..
    Se vender directo não paga comissão à imobiliária...

    Deve 1º ver se consegue legalizar o predio.
  4.  # 4

    muito obgd pela atenção.
    ... e quando se consideram passiveis de legalização, obras ilegais ou que não foram registadas?
    há um prazo? há multas?
  5.  # 5

    Colocado por: luana... e quando se consideram passiveis de legalização, obras ilegais ou que não foram registadas?

    Terá de mandar fazer um levantamtno do existente, contactar um arquitecto para a assessorar nisso e ver se é viável, ou tem de demolir... ou não..
    A legalização está dependente de parametros urbanistios e outros que o construído tem de respeitar...
  6.  # 6

    Muito obgd !
  7.  # 7

    Verifique e informe-se junto dos serviços competentes sobre o processo de legalização/alteração sem informar os vendedores.

    Logo que tenha a informação disponível negoceie um bom desconto com os vendedores.

    Na minha casa, também um processo de herança consegui um desconto de 8% que foi largamente suficiente para converter a marquise ilegal numa varanda legal (que era o nosso desejo, pois a marquise não tem aproveitamento nenhum),
  8.  # 8

    obgd pela dica. Quanto pode custar um avaliador imobiliário para definir o preço de mercado da casa?
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasO banco avaliará o existetne, mas o acvaliador pode dar conta que as areas e o construido não correspondem ao registado...

    Algo me diz que os avaliadores não deverão ser muito rigorosos nisso, ou então não se vendiam casas com marquises ilegais, por exemplo. E vendem sem problema algum que eu comprei uma.
    Concordo que o ideal seria fazer tudo legalmente, mas suspeito, friso que é apenas uma suspeita, que tudo o que não sejam alterações que resultem em riscos à estabilidade da casa, ou que tenham um forte potencial de criar problemas com os vizinhos que obriguem a demolição, ou coisas semelhantes igualmente graves, os avaliadores deverão fazer vista grossa. Avaliam a casa como está e ponto.
    Já se algum vizinho tiver denunciado as obras à câmara aí a história será provavelmente outra bem diferente.
  10.  # 10

    Colocado por: mhpintoAlgo me diz que os avaliadores não deverão ser muito rigorosos nisso, ou então não se vendiam casas com marquises ilegais, por exemplo. E vendem sem problema algum que eu comprei uma.

    Se existe uma marquise que não está no projecto, o avaliador faz a avaliação da casa como se não existisse marquise.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

    Colocado por: PicaretaSe existe uma marquise que não está no projecto, o avaliador faz a avaliação da casa como se não existisse marquise.

    OK, então não é a venda que é afetada, como me pareceu que o Pedro Barradas estava a sugerir, o valor da venda é que poderá não ser aquele com que se contava.
 
0.0147 seg. NEW