Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, agradeço se me puderem responder a uma dúvida, pois pesquisei na net e na câmera e não me sabem dizer ao certo.
    Estou a pensar abrir uma lavandaria self service e gostaria de saber se o sistema contra incêndios é obrigatório sabendo que fui visitar algumas lavandarias e umas tinham e outras não. Será que tem a ver com o ano da loja? Agradeço a quem me souber ajudar!
  2.  # 2

    Em principio, se for considerado um estabelecimento/ edifício só tem de instalar uma cdi e botoneira de alarme. E claro os dois extintores adequados, iluminação e sinalização de segurança... Se tiver alguma máquina a gás já será necessário prever mais algumas coisas...
    Mas o técnico que contratar para lhe elaborar a ficha SCIE saberá isso.
    Tem também de ter as medidas de autoprotecção. Algumas das que viu podem nem estar dentro da legalidade. Lavandarias mais antigas... Anterior a 1989...Era só extintores.... A legislação scie mais recente é de 2008.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caroline
  3.  # 3

    Grande parte dos estabelecimentos não têm detecção de incêndio e os que têm outra grande parte ou não estão a funcionar ou tem algum tipo de avaria.
    Como o pedro disse se for considerado estabelecimento vai ter que levar sistema de incêndio com aviso sonoro, coisa simples.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caroline
  4.  # 4

    ... Mas se optar pela instalação de SADI configuração tipo 3, poderá conseguir redução do prémio do seguro de incêndio..
    Disto isto, é aconselhável a instalação do sistema.ainda mais pelo facto de sendo em auto atendimento não dispor de funcionário a tempo inteiro no estabelecimento. Também devido a esse facto o SADI deverá ser conectado a um módulo de comunicações (o do alarme de intrusão) para ser efectuado o ALERTA automático
    Qual a área do estabelecimento?
  5.  # 5

    São o 80 m2
  6.  # 6

    Vai ter alguma máquina que utilize gás ( secador de roupa)?
 
0.0116 seg. NEW