Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    há várias maneiras
    a que costumo usar é a seguinte:
    elaborar o projecto ao mesmo tempo estudar no programa Sketchup do google, a sua orientação solar.

    passos:
    abrir o projecto em 3d(formato 3ds, dwg etc) no sketchup
    abrir o google earth
    localizar no google earth o terreno em causa
    colocar um marcador sobre o local(pin amarelo)
    voltar ao sketchup e no menu tools> google earth> get current view
    (esperar um pouco)
    e ele importa as coordenadas do local, e já está
    agora é fazer estudos nas diversas estações do percurso do sol e sua incidência na casa e envidraçados (ver figura)

    ps- o modelo não é projecto meu, é de uma casa bastante conhecida Rietveld Schroder House http://www.galinsky.com/buildings/schroder/index.htm

    ________________________
    fernando gabriel arquitecto
    página de internet
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
      Untitled-4.jpg
      Untitled-19.jpg
      Untitled-22.jpg
      Untitled-3.jpg
  2.  # 2

    Estou a ver que estamos muito atrasados... ;-)
      _MG_0379[1].JPG
  3.  # 3

    Colocado por: lobitoEstou a ver que estamos muito atrasados... ;-)
      _MG_0379[1].JPG


    :) pode-se fazer as duas coisas :) eu gosto de maquetas também, agora é preciso gostar mesmo para fazer uma maqueta, por vezes dá um gozo que nenhum programa digital dá.
  4.  # 4

    .. pois eu também utilizo o Sketchup (desde 2004), para os estudos solares e de massa... é uma ferramenta muito útil ao Arquitecto.
    Permite inclusivé fazermos pequenos videos com a duração do dia, ou através de pontos chaves ( nos equinócios de Inverno/ verão)
    através da análise dos dados é possivel aferir com grande exactidão o dimensionamento de palas, projecções de ensombramento criadas por edificios vizinhos, etc...

    Bom tópico... Fernando Gabriel
  5.  # 5

    Maqueta não sou eu que faço, eu limito-me a brincar com ela. Eu cá só detemino os ângulos de incidência solar nos solstícios, etc, mas ainda não cheguei às sombras, etc. Agora tenho de experimentar esse Sketchup.

    A sério, tendo vivido uma grande parte da vida em latitudes onde as pessoas acham que não são precisos estores, etc, e tendo por conseguinte sofrido na pele o horror que é não ter maneira de o tapar quando ele aparece mesmo - nomeadamente num escritório com a caixilharia toda, incluindo parapeito, em alumínio castanho que, quando eu me esquecia de baixar o estore exterior de rede metálica quando saía para almoçar (sim, porque o tal de lamelas interior não impedia o parapeito de chegar a temperaturas que davam para estrelar um ovo) chegava a 35º, 36º - faz-me muita confusão que as pessoas considerem sequer essa possibilidade em Portugal. Além de que, aqui, não é só sol que incomoda bastante, mas a reverberação da luz (mmmm.... aposto que não pensaram nisso para o Terreiro do Paço...)
  6.  # 6

    O software de arquitectura a sério (não, não é o Autocad, é Archicad, Allplan, Revit ou Vectorworks) já faz isso sem ser necessário um programa externo.
  7.  # 7

    ...Pois... mas (tenho licença de Vectorworks architect) o SU é mais User friendly para testar a Arquitectura sem compromissos.
  8.  # 8

    o sketchup é um programa muito completo, se não quiser utilizar o gearth existe um plugin http://www.cerebralmeltdown.com/projects/sunplugin/
    eu já trabalhei, deixa cá ver
    autocad desde 1995, archicad desde 1998, sketchup desde que saiu ja não me lembro, maya, 3d studio, rhinoceros , cinema 4d, blender, bla bla bla bla até há dois anos que me fartei de trabalhar/testar softwares.
    motores de render: acho que não deve haver nenhum que não trabalhei pelo menos testei :)
    hoje no geral autocad lt antigo por vezes 3d sudio e sempre caneta bic e lapis de minas :)
    • AnaT
    • 27 junho 2009

     # 9

    O sketchup é um "brinquedo" muito engraçado e, na minha opinião, muito fácil de usar.
    É preciso é ter tempo para aprender todas as funcionalidades.
    Ainda não "atinei" foi com a parte do programa que permite a "modulação" do terreno.
  9.  # 10

    Ana não me lembro disso mas sei que havia uma técnica qualquer de transformar curvas de nivel estratificadas em terreno modelado, o sketchup só tem um problema para não ser o meu programa escolhido, é a alteração de vertices e formas, ao mexer um vertice vêm todos os outros atrâs, e para escapar a isso tem de se fazer entidades e mesmo assim uma seca, se o programa consegui-se ultrapassar isso seria basicamente perfeito, ando há espera disso desde que saiu :)

    aqui uma explicação dos terrenos http://video.google.com/videoplay?docid=1333500587335584880
  10.  # 11

    Pois é. Algumas coisas levam uma eternidade. Para quem tem de usar como ferramenta de trabalho, eu suponho que seja mesmo uma seca.
    Quem, como eu, o usa para se entreter a sonhar...
    Obrigada pelo vídeo.
    É como eu digo... Tenho de perder umas horinhas a praticar. Só assim consigo aprender.
  11.  # 12

    O sketchup mostra o resultado final de uma moradia concebida sob a orientação solar.

    A minha pergunta vai no sentido de calcular a pála de sombreamento. Será uma regra tão simples quanto a imagem abaixo?
    Exemplo: pé direito H = 2.3m => dimensão da pála L = 2.3/2 = 1.15m

    Senão, como é calculado? que inputs são necessários para dimensionar o tamanho da pála? E que equação a seguir? Ou há alguma tool para o cálculo?

    Obrigado
      cálculo de pála sombreamento.JPG
  12.  # 13

    O sketchup não mostra o resultado final só é mesmo para projectar palas ao ver a direcção solar podemos conceber a dimensão da pala como quisermos com o total ensobreamento do vão ou numa determinada área de vão e determinadas horas é o metodo mais eficaz visto o sol durante o ano descrever uma trajectória não comum, via fórmula é outra hipótese mas esta sujeita a inúmeras variáveis
  13.  # 14

    Já apanhei um paper sobre este assunto. Mas já é muita carga para a minha camioneta:

    http://paginas.fe.up.pt/~vpfreita/mce04004_Geometria_de_insolacao.pdf

    Ainda bem que há arquitectos para o fazer ;)
  14.  # 15

    podemos conceber a dimensão da pala como quisermos com o total ensobreamento do vão ou numa determinada área de vão e determinadas horas é o metodo mais eficaz visto o sol durante o ano descrever uma trajectória não comum, via fórmula é outra hipótese mas esta sujeita a inúmeras variáveis


    Eu estava a tentar perceber no caso de uma sala orientada a sul. No entanto penso que a abordagem será sempre a mesma: Verão "quase totalmente" ensobreada, Inverno "quase totalmente" não-ensobreada.
  15.  # 16

    Orientada a sul recebe sempre sol o pico é o meio dia uma hora, como o sol faz um arco descaido para sul as fachadas a sul tem sempre insolação mas sempre alta ou seja para sombreamento total basta uma pala pequena.
  16.  # 17

    Colocado por: electraoJá apanhei um paper sobre este assunto. Mas já é muita carga para a minha camioneta:

    http://paginas.fe.up.pt/~vpfreita/mce04004_Geometria_de_insolacao.pdf

    Ainda bem que há arquitectos para o fazer ;)


    É um bom documento, obrigado por colocar aqui, mas não não são precisas aquelas fórmulas :) mas é um bom manual
  17.  # 18

    ...Fernando, para algo mais elaborado na modelação.... experimenta o BONZAI3D... tem nurbs e tudo... ainda não experimentei a versão demo...
  18.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas...Fernando, para algo mais elaborado na modelação.... experimenta oBONZAI3D... tem nurbs e tudo... ainda não experimentei a versão demo...


    hum não conheço esse, nurbs não é essencial nunca me fascinou só em rhino o resto muito complicado mesmo :) poly e mesh chega se não ui ui, nurbs é mesmo para fanaticos da modelação, mas vou dar uma espreitadela a esse obrigado pela referencia.
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradas...Fernando, para algo mais elaborado na modelação.... experimenta oBONZAI3D... tem nurbs e tudo... ainda não experimentei a versão demo...


    já estive a testar um pouco Pedro, o engraçado é que não é preciso instalar o programa é um excutavel, em termos de programa mesmo pareceu-me fraco no geral, principalmente pouco intuitivo nas ferramentas, algumas/poucas semelhanças com sketchup, a google é que devia mesmo investir mais no sketchup.
 
0.0220 seg. NEW