Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos!
    Queria pedir a vossa ajuda, se me souberem informar. Marquei uma visita p/semana com um vendedor para ir visitar uma moradia a necessitar de obras de remodelação/reconstrução. Confesso que desenvolvi uma certa "fobia" a vendedores imobiliários (perdoem-me) e penso sempre que tudo o que estes dizem é mentira só para vender.
    O que queria saber era que tipo de coisas são importantes saber sobre a casa e quais os pormenores a prestar atenção quando for fazer a visita para depois não ter uma surpresa desagradável.

    Pelo que a vendedora disse, a fachada da casa é toda de Pedra e a julgar pelas fotos não precisa de grandes retoques. Quanto ao interior, a casa tem 160 m2, 2 pisos e os antigos donos fizeram "2 casas", 1 em cima (quarto e cozinha e WC) e outra em baixo (quarto, cozinha e WC). Eu pretendia voltar a fazer apenas 1 casa com 2 pisos. Possivelmente terei que deitar paredes abaixo, eliminar cozinhas e WC, etc.
    Deverei pedir a planta da casa? Algum tipo de documento que deva ter acesso antes de decidir pela compra? (Se as actuais obras são legais ou assim?)

    E que tipo de pormenores devo prestar atenção na casa? Por exemplo, canalização, electricidade ou assim?

    Para além disso, nas traseiras da casa tem um terreno com 500 m2... maravilha!, será que depois posso fazer dele o que quiser?
    Não sei porquê acho estranho estarem e pedir relativamente pouco dinheiro pela casa.

    Não sei bem se me podem ajudar nestas informações, mas nunca visitei nenhuma casa com objectivo de remodelar e tenho receio de decidir pela compra e depois de lhe começar a mexer, ficar com as paredes na mão... :(

    Obrigada pela vossa ajuda.
    JMarques
  2.  # 2

    Se tiver um amigo empreiteiro, deve pedir ajuda antes de comprar...

    Vai visitar com o seu amigo ou conhecido e ele pode informar do estado da casa e o custo da remodelação...

    Hoje em dia quase tudo é possivel fazer, tem de existir é dinheiro.
  3.  # 3

    Boa noite jmarques
    há bons profissionais na área de venda, mas é preciso ter sorte em apanha-los, deve perguntar sempre tudo e mais alguma coisa, é o que aconselho, levar já uma lista completa de perguntas.
    aspectos a observar, estado de paredes, inclinação das mesmas, estrutura, canalização, estrutura de cobertura, estado da lage, os ramais que existem na rua, muita coisa :)
    sim, se pretende fazer ligação r/c 1º andar em principio vai ter limpar tudo ou quase tudo, até convem mesmo no geral, convem fazer uma disposição de raiz.
    pode-se e informar na camara o que pode fazer com esse terreno de quintal, por vezes pode fazer tudo outras nada, não vá no que diz o comercial, pesquise por si proprio.
    em principio não fica com as paredes na mão, só se tiver em muito mau estado, na generalidade dos casos dá para manter as paredes exteriores, agora interior é que vai ter de mexer, isso sim.
    em que região é a casa? é numa aldeia? cidade?
    as plantas pode pedir mas nessas situações não costuma haver plantas nenhumas.
    cumprimentos
    fernando gabriel arq
  4.  # 4

    Colocado por: jmarquesDeverei pedir a planta da casa? Algum tipo de documento que deva ter acesso antes de decidir pela compra? (Se as actuais obras são legais ou assim?)
    Deverá pedir o costume:
    Certidão da Conservatória do Registo Comercial; Cópia certificada pela Câmara do projecto aprovado; certidão das Finanças em como o imóvel não tem dívidas (IMI, Taxas de Esgoto, etc.);

    A minha companheira está a vender uma casa semelhante: um T1 no r/c, e um T2 no 1.º andar, com 137m2 de área útil, às portas de Benfica, por 100.000,00eur. Onde é e quão barata é essa moradia que você vai visitar?
    • lobito
    • 27 junho 2009 editado

     # 5

    Lê inglês? Este site indica os documentos necessarios (alias, é um site muito util porque, como ha-de calcular, os estrangeiros aind estão mais a leste do que você!).

    http://chavetejo.com/essential%20documents%20for%20purchasing%20a%20property%20in%20portugal.htm

    Andei à procura de casa para remodelar e, dependendo do sitio, pode-se encontrar coisas baratas. Não sei onde é a sua, maas tome atenção também as cadernetas, porque àas vezes o tal quintal pode ser uma caderneta separada da casa e seu logradouro (não tem mal nenhum, so tem de ter a certeza de que esta a comprar as duas coisas!)
  5.  # 6

    Bom dia a todos.
    Muito obrigada pelas vossas informações.
    A casa é em Vila Nova de Gaia (no Norte, carago!). Os proprietários estão a pedir 100,000€. A mim parece-me um preço baixo tendo em conta as dimensões e os preços de mercado nesta zona do país, e porque apesar de estar numa zona mais de 'interior', continua a ser pertíssimo da cidade de Gaia e Porto, tem acessos à porta de casa, Escola Secudária e um Modelo, etc.
    Pode é realmente estar em muito mau estado por dentro e assim já não compensa o dinheiro que se tem de investir.
    Sim, lobito, leio inglês, já li esse documento, obrigada.

    O melhor é mesmo ir dar uma primeira vista de olhos à casa e se me agradar arranjar algum empreiteiro que me dê umas dicas.
    Eu depois conto como foi a visita. E se der ainda tiro fotos :)
    Bom fim de semana.
    jmarques
  6.  # 7

    Colocado por: jmarquesO melhor é mesmo ir dar uma primeira vista de olhos à casa e se me agradar arranjar algum empreiteiro que me dê umas dicas.
    Eu depois conto como foi a visita. E se der ainda tiro fotos :)

    Tire uma fotos, mas deve contar sempre que vai descascar a moradia toda e voltar a refazer tudo, à excepção da estrutura, pelo que uns 400 a 500€/m2 ninguém lhe tira.

    Verifique com cuidado se existem rachas nas paredes e se existirem, onde estão e em que direcção. Melhor, tire umas fotografias
    Verifique se as cantarias dos vãos estão partidas e onde. Melhor, tire umas fotografias
    Verifique se o telhado está regular ou apresenta barrigas
    verifique a existência de salitres na paredes, em especial no rés do chão
    E acima de tudo descubra o ano de construção para se tentar saber o método construtivo, ou pergunte aos propriétarios, se sabem como foi feito. È que certos métodos de construção que se usam muito neste pais, não permite andar a cortar paredes.
  7.  # 8

    PauloCorreia: obrigada pelas dicas. Só uma questão: o que são "salitres"? É humidade?
    Eu vou tentar tirar fotos se a vendedora deixar.

    Obrigada uma vez mais a todos.
  8.  # 9

  9.  # 10

    Obrigada PauloCorreia. Já percebi o que é :)
  10.  # 11

    jmarques,
    Só mais uma coisa: se a casa estiver desocupada e toda muito bem pintadinha, suspeite...
  11.  # 12

    Esta empresa está a desenvolver sistemas chave na mão para reabilitação de edificios, nos seus quadros estão engenheiros com experiência e arquitectos, e está em aveiro - muito perto.

    Técnico - Valter: 962621349
    Dignito
    email: [email protected]
  12.  # 13

    Boa tarde a todos.
    Queria só dizer que fui hoje ver a tal casa e realmente nem vale a pena pensar no assunto!
    Por dentro tem alguns "defeitos" gritantes para mim: o chão do 1º piso estava desnivelado (ia a subir...), as paredes de pedra exteriores não são a direito (uma delas estava bem inclinada) e as dimensões por dentro eram demasiado pequenas. Já para não falar que o tal terreno de 500 mts fica em "L" porque a casa do vizinho "entra" por lá dentro (estranho?!). Nem valeu a pena tirar fotos. Mas lá ficou ela a valer 100.000€. Enfim...

    Queria na mesma agradecer a todos a vossa disponibilidade para esclarecer as dúvidas que coloquei e a prontidão nas respostas.
    Espero um destes dias encontrar alguma casinha que valha a pena.

    Cumprimentos a tod@s, jmarques.
  13.  # 14

    :/, boa sorte para a proxima jmarques, é estar sempre atento ao mercado por vezes aparecem coisas interessantes e que valem realmente o seu preço
    disponha pelo menos da minha parte
 
0.0188 seg. NEW