Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    A minha dúvida é a que está no tópico:
    Estavamos inclinados para escolher um acabamento das caixilharias de aluminio (RPT) que é o anodizado Negro lixado da Cortizo.
    No entanto o instalador (já escolhido) disse que dada a cor muito escura, não garante a não existência de "empenos" nas peças móveis, devido ao grande aquecimento que as mesmas podem sofrer.
    Isto é realmente um facto a considerar? De relembrar que todas a janelas vão ter estores exteriores...
    É que nunca tinha ouvido falar nesta situação...
  2.  # 2

    Sim, isto é uma realidade. Há duas coisas que se pode fazer nestes casos:
    -Bastantes "desaguas". Uma desagua é basicamente um buraco que se faz na caixilharia para qualquer humidade no seu interior escorrer para fora. Tambem serve para "descomprimir" o ar. Ou seja, devido á cor escura o ar no interior da caixilharia vai aquecer e expandir, contribuindo para o efeito de empenar. Com bastantes desaguas vai aliviar este efeito porque permite que o ar quente saia.
    -Reforçar os elementos verticais. O caixilheiro pode aplicar aço galvanizado nos elementos verticais da folha móvel. Isto vai dar mais rigidiz ás folhas móveis e impedir que haja "empenos". Convem no entanto (dependendo do tamanho da folha) recalcular os vãos para ver se as folhas, com o aço aplicado, não ultrapassa o peso máximo aconselhado. Isto é importante para a ferragem (rodizios em baixo se for de correr, dobradiças se for de batente, etc). Se a folha estiver próximo ou ultrapassar o peso máximo, pode vir a ter problemas dentro de poucos anos com as folhas a descair ou não correm como deve ser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso, Pedro Azevedo78
  3.  # 3

    Jantunes, muito obrigado!
    É sempre bom confirmarmos certas coisas.
    Vou optar por outro acabamento... ;)
 
0.0087 seg. NEW