Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá! O terreno que compramos tem 300m2, 95m2 de implantação e 170m2 de construção (mais cave que poderá ter o tamanho de toda a implantação).
    O nosso arquiteto está na fase do desenho ainda, fez o estudo prévio com toooodo o serviço incluído (projetos, acompanhamento da obra, caderno encargos, escolha de materiais... enfim, tudo!) que ficou por 23.000€.
    Avisou nos que seria muito difícil construir a casa (170m2 + 90m2 de cave) por menos de 300.000€/350.000€.
    O nosso plafond é no limite 250.000€. Aconselhou nos a abolir a cave que não era o que queria...
    Queria uma construção de gama média, de execução simples e minimalista.

    Pergunto vos:
    - o meu plafond é irrealista para o meu projeto?
    - o valor do m2 da cave é calculado de que modo? Será garagem e zonas técnicas. Com um wc super simples.
    - conhecem empresas de construção que me aconselhem?
    - o que vos parece o valor cobrado pelo arquiteto (volto a dizer, com tuuuudo incluído, mas sem o IVA)

    Obrigada!
    Concordam com este comentário: psg
  2.  # 2

    O que me parece do arquitecto ?..
    23 mil ???? ... ???
  3.  # 3

    Colocado por: enf.magalhaes23 mil ???? ... ???


    Colocado por: Ssaraiva- o que vos parece o valor cobrado pelo arquiteto (volto a dizer, com tuuuudo incluído, mas sem o IVA)

    Não me aparecem a mim clientes destas...


    Colocado por: SsaraivaAvisou nos que seria muito difícil construir a casa (170m2 + 90m2 de cave) por menos de 300.000€/350.000€.

    Penso que será perfeitamente exequível por cerca de 230.000€.... Mas se os empreiteiros cobrarem como o arquitecto, nem os 350.000€ chegarão.

    Tem ainda a considerar a complexidade e tipos de materiais de acabamentos irão prever nesse projecto.... Tem de condicionar o arquitecto ao seu orçamento.
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes, Diogo999, ATTC
  4.  # 4

    Também pensei nos 230 mil a 260 mil, mas como vi 23 mil no arquitecto, nem arrisquei comentar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcfcid, Ssaraiva
  5.  # 5

    Mas isto a olho ! Porque para 23 mil de arquitecto, deduzo que haja muita complexidade nessa casa.
  6.  # 6

    Colocado por: enf.magalhaesTambém pensei nos 230 mil a 260 mil, mas como vi 23 mil no arquitecto, nem arrisquei comentar
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jcfcid


    Mas está incluido acompanhamento de obra (pressuponho que será a fiscalização da mesma), gestão de obra (escolha de materiais) . Pelos preços que se costuma falar aqui neste forum, nem me parece tão descabido quanto isso. Depois no fim poupa-se algum dinheiro não é o que se apregoa também? Ou é por não ser Eng. Civil?
  7.  # 7

    Por isso tudo paguei muito menos ... mas sou do Norte, talvez isso influencie o valor
  8.  # 8

    Pois, a mim já me apresentaram orçamentos, só para acompanhamento de obra, de 26mil! Isto para estas bandas não é para quem quer, é para quem pode.... :(
  9.  # 9

    .. é como tudo.. pedir não custa... se alguém pagar, melhor...

    Um acompanhamento de obra/ fiscalização, incluindo CSO para 12 meses de uma moradia de 250m2, que não irá custar mais de 250.000€, não deveria ultrapassar os 6000€ já com IVA.

    Os projectos de licenciamento e execução, de arquitectura e especialidades, incluindo mapas de quantidades e caderno de encargos, assumindo um trabalho sério, a partir dos 14.000€ já com IVA.

    O mercado é livre.. e os serviços não são tabelados. Neste caso, sendo e o orçamento "curto" por parte do dono de obra, é natural que não haja necessidade de pensar em grande pormenores e ou questões mais personalizadas, pelo que até poderá não fazer sentido ter um projecto de execução COMPLETO.. pois utilizar-se-á muita solução standartizada.. sem necessidade de pormenorização.... Ou havendo nomedamente os nos construtivos todos da edificação e algumas zonas da casa ( IS, Sala, Caixa de escadas, planta de tectos, e iluminação.. etc...) que reduzem muito o custo com projecto...
    ainda mais no caso de habitações unifamiliares, que diz-me a experiencia, as pessoas normalmente alteram muita coisa com o decorrer da obra... deitando porte ttar algumas soluções preconizadas em fase de projecto.
    É a minha opinião.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Flavita
  10.  # 10

    Colocado por: FlavitaPois, a mim já me apresentaram orçamentos, só para acompanhamento de obra, de 26mil! Isto para estas bandas não é para quem quer, é para quem pode.... :(

    Faço-lhe isso por 12.000€ + IVA. ;) até 4 visitas por mês...
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro BarradasFaço-lhe isso por 12.000€ + IVA. ;) até 4 visitas por mês...


    12 mil?? Thanks but no, thanks! :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

    12 mil , ? Mesmo assim mais caro do que paguei ... realmente a questão geográfica deve assumir extrema importância, já que os valores são totalmente diferentes ao longo do país..
  13.  # 13

    E sim , muda -se muita coisa ao longo da construção... eu já mudei muitas coisas . À medida que a casa ganha forma às ideias vão mudando. A realidade é diferente do papel.
    Concordam com este comentário: Flavita
  14.  # 14

    Há que chuchar na teta até sangrar porque qualquer dia volta o tempo das vacas magras. Depois ficam os profissionais sem trabalho e os DO cheios de dividas, é o famoso mercado a funcionar. O que muito profissional não pensa é que com orçamentos e preços que já se vão vendo de há uns meses para cá vai haver muito trabalhinho que ou não sai do papel ou nem ao papel chega. Daqui a um par de anos queixem-se de novo da crise e que só os outros é que são culpados.
    Concordam com este comentário: Flavita
  15.  # 15

    Colocado por: enf.magalhaes12 mil , ? Mesmo assim mais caro do que paguei ... realmente a questão geográfica deve assumir extrema importância, já que os valores são totalmente diferentes ao longo do país..

    ...eu não me importava de ainda assim conseguir cobrar aqueles 12000€ por DFO + CSO para uma moradia... entende ;).. agora 26000€!!! upa, upa. Flavita.
  16.  # 16

    Claro que entendo Pedro... pede o que quiser, só paga quem quer ...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradasagora 26000€!!! upa, upa. Flavita.


    Digamos que o que me propunham era 2 ou 3 técnicos com máquinas xpto e idas diárias (ou quase) à obra. Não preciso de tanto... bolas, é uma moradia simples... não é nenhuma obra pública! :)

    Mas o que me chateia é não se apresentar soluções em conta para cada caso, é sempre tudo à grande e à francesa! Eu, francamente, começo quase a sentir a necessidade de, a cada pedido de orçamento, começar por colocar no início do email "Embora esteja a construir perto de Cascais, a minha conta não está recheada"... A ver se me aparecem uns orçamentos um bocadinho mais acessíveis. Senão, olhe, tenho de pensar seriamente em vender este meu sonho a alguém....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 18

    Colocado por: enf.magalhaesClaro que entendo Pedro... pede o que quiser, só paga quem quer ...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Se conseguisse um contrato daqueles, por uns 6000€, que estivesse localizado a menos de 20km do escritório, era um bom contrato para DFO/ CSO.
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
  19.  # 19

    Por arquitectura , especialidades, seguimento de obra , etc , paguei pouco mais de 1/4 do que pediram ao user , e a minha casa não é propriamente pequena como se pode ver em anexo.
      20171021_145201.jpg
  20.  # 20

    Pois... eu daquilo que sempre ouvi, achei balurdio o projeto. Ainda não aceitei apesar de já me terem apresentado um estudo prévio. As visitas incluídas a obra são 10. O arquiteto é de Vila Nova de Gaia, um amigo (ainda por cima!), mas mm assim, n acho preço q se apresente, daí ter pedido a vossa opinião.
    A primeira reação q teve qd falamos dos nossos ‘apenas’ 250k, foi abluir a cave e fazer anexos (que poderiam nem ser aprovados pela Câmara... fiquei um pouco desiludida e qto ao valor da construção, como poderei ter uma opinião sem ter ainda o caderno de encargos?
 
0.0191 seg. NEW