Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde , sou novo no fórum e após pesquisar não encontrei esclarecimentos às minhas dúvidas.
    Portanto , eu tenho um sótão com cerca de 20 metros quadrados , que pretendo remodelar uma vez que as obras no telhado ainda estão longe de ser realizadas aqui no prédio pretendia algo não muito dispendioso, pois por ventura não irá ser reaproveitado quase nada aquando das obras finais.
    Que me aconselhavam para tentar isolar um pouco do frio e do calor? o tecto está em barrotes de madeira com telha à vista e tem uma madre que atravessa de um lado ao outro , e para fazer o tecto falso estava a pensar usar lambrim de PVC , será aconselhável?
    Pretendo também fazer uma parede a cerca de 80 cm de altura pois não pretendo andar muito agachado , loool , tenho de me poupar em novo :D , será melhor em tijolo ou em armação de madeira?
    Desde já o meu obrigado a quem perca um pouco do seu tempo.

    P.s. Alguém me poderia indicar quem realiza-se esses trabalhos , e que não me deixasse depenado?
    * Esqueci de mencionar , sou da zona de Loures.
      20171021_162228.jpg
      20171021_162222.jpg
  2.  # 2

    Esse prédio é em propriedade horizontal? O sotão é de uso exclusivo da sua fração? Sabe para que fim foi projetada a laje de piso do sotão? (poderão ter sido consideradas sobrecargas baixas por se tratar de um sotão não visitável)
  3.  # 3

    Colocado por: SergioRamalhoe que não me deixasse depenado?



    depende da quantidade das penas que tenha
  4.  # 4

    Colocado por: nunogouveiaEsse prédio é em propriedade horizontal? O sotão é de uso exclusivo da sua fração? Sabe para que fim foi projetada a laje de piso do sotão? (poderão ter sido consideradas sobrecargas baixas por se tratar de um sotão não visitável)


    Bom dia , sim é em propriedade horizontal , um sótão fechado e dividido para cada condômino . Penso que tenha sido projectada a laje para suportar maiores cargas pois cada condômino o usa para arrumos , inclusive tem quem tenha arcas congeladoras e bastante peso em cima da laje.
  5.  # 5

    Olhe eu comprava uns paineis em OSB3, com uns 12mm, e forrava isso tudo, inlcusive executava a parede que quer fazer. por cima do OSB, se quiser intercale entre o madeiralmento do telhado e o seu painel uma manta reflectante e impermeabilizante.

    Deve no entanto salvaguardar a correcta ventilação da sua arrecadação, pelo que é aconselhável prever uma zona com uma grelha para o telahado, de forma ter ventilação cruzada. Presumo que a porta que acede ao seu arrumo tem uma grelha (se não tem deveria ter . na face inferior da porta)
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradaspaineis em OSB3

    Boas , obrigado pela resposta .
    Estive a ver as características desses painéis e parecem-me um pouco pesados , pois iria precisar de 4,5 painéis de 350cm por 100cm , o que dá um total de 135kg , talvez um pouco pesado para aquele telhado, e também o valor não será assim dos mais atrativos para algo que um dia irá para o lixo a rondar os 200€.
    Estive a pesquisar opções , o que me podem dizer da ideia de usar Lambrim em PVC? Preciso de 18m2 , na Maxmat ficava-me a 100.
    A porta como diz , não tem grelha alguma , aliás o sótão está dividido pelas frações da esquerda e da direita, ao subir o ultimo lance de escadas do prédio tem uma porta que dá acesso a um pequeno hall , e nesse hall três outras portas , cada uma dessas dando aceso á respetiva divisão do sótão por fração .
  7.  # 7

    E já agora se não for pedir demasiado , se alguém fizer ou souber de alguém que faça estes trabalhos na zona de lisboa diga qualquer coisa se faz favor .
  8.  # 8

    Com o OSB, resolvia tudo, com o mesmo material e ficava com uma solução robusta.... Pode diminuir a espessura do painel para 8mm ( mas na parede seria melhor reforçar com montantes em madeira a cada 40cm....
    Asim já era menos de 100kg, e em 18m2, não chega sequer aos 5kg/m2 de sobrecarga. Não se esqueça da tela entre o painel e a estrutura da telha...
    Concordam com este comentário: nunos7
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasCom o OSB, resolvia tudo, com o mesmo material e ficava com uma solução robusta.... Pode diminuir a espessura do painel para 8mm ( mas na parede seria melhor reforçar com montantes em madeira a cada 40cm....
    Asim já era menos de 100kg, e em 18m2, não chega sequer aos 5kg/m2 de sobrecarga. Não se esqueça da tela entre o painel e a estrutura da telha...
    Concordam com este comentário:nunos7


    Ou seja , primeiro entre cada barrote seria bom colocar lã de rocha , depois a tela e só depois os painéis OSB?
    Obrigado.
  10.  # 10

    Então agora quer meter isolamento térmico também? nesse caso. a manta teria de estar entre as tellhas e o isolamento...e depois feca tudo com o OSB.
  11.  # 11

    Assim:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SergioRamalho
      WIN_20171025_163238.jpg
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasEntão agora quer meter isolamento térmico também? nesse caso. a manta teria de estar entre as tellhas e o isolamento...e depois feca tudo com o OSB.


    Considera então que não seria necessário o isolamento térmico?
    Desculpa lá as perguntas , sou pouco entendido nesta matéria e tenho feito algumas pesquisas que me trazem estas dúvidas.
  13.  # 13

    Se quiser reforçar o isolamento , meta, se não achar necessidade, basta a tela/ manta aluminizada.... já fará alguma coisa, em especial no verão , pois reflecte os infra-vermelhos.
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasSe quiser reforçar o isolamento , meta, se não achar necessidade, basta a tela/ manta aluminizada.... já fara alguam coisa, em especial no verão , pois reflecte os infra-vermelhos.


    Obrigado Pedro , a minha dúvida prendia-se com o facto de não saber se seria necessário colocar isolamento, e por saber que daqui a meia dúzia de anos poderão reparar definitivamente o telhado e não queria estar a deitar muito dinheiro fora, mas ao mesmo tempo queria deixar o sótão o minimamente preparado e confortável para arrumos.
    Obrigado pela ajuda.
  15.  # 15

    Tem aqui preço das placas osb
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Madeiras/Paineis/12042233-(3).aspx

    para 20m2 isso fica +- 90€
    a lã de rocha anda à volta dos 2€ e pouco / m2

    para que quer fazer uma parede a cerca de 80 cm de altura??
  16.  # 16

    Colocado por: fsilva106Tem aqui preço das placas osb
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Madeiras/Paineis/12042233-(3).aspx

    para 20m2 isso fica +- 90€
    a lã de rocha anda à volta dos 2€ e pouco / m2

    para que quer fazer uma parede a cerca de 80 cm de altura??


    Boa tarde Silva , e obrigado pelas dicas.
    Nas fotos não se vê , mas o meu sótão desce até uma altura mínima de 20cm e cria uma zona que além de não ser nada fácil de alcançar acabaria por não ser usada para grande coisa , e o facto de criar essa parede iria reduzir em muito o material gasto para fazer o tecto falso, para colocar mosaicos , pintar e assim.
    Fazer essa parede tornava o sótão mais acolhedor.
  17.  # 17

    Colocado por: SergioRamalhomas o meu sótão desce até uma altura mínima de 20cm e cria uma zona que além de não ser nada fácil de alcançar acabaria por não ser usada para grande coisa


    Mas essa zona dava para colocar/ fazer uns móveis de arrumação q seguramente podem vir a dar jeito...

    NS
  18.  # 18

    Arranja uns moveis de 80cm de altura, que encosta á parede que irá fazer. o espaço restante que sobra fica com uma bancada/ prateleira.
    Acho que está a pensar bem na questão de encerrar o restante espaço...
    Concordam com este comentário: SergioRamalho
      WIN_20171026_085804.jpg
  19.  # 19

    Colocado por: nunos7

    Mas essa zona dava para colocar/ fazer uns móveis de arrumação q seguramente podem vir a dar jeito...

    NS


    Bom dia Nuno , percebo o seu ponto de vista , mas trata-se de uma zona muito baixa que não compensa estar a aproveitar , em primeiro lugar porque até nem tenho muita tralha para colocar lá , e mesmo suprimindo essa zona fico com cerca de 16/17m2 de área útil.
    E com uma altura de 80cm encontro com facilidade móveis no AKI/Ikea a preços razoáveis.
    Na parte mais alta que tem cerca de 2.5m consigo colocar tbm muitas prateleiras .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vbombarda
      Sem Título.png
  20.  # 20

    Sendo assim, então acho q nem vale a pena estar a gastar dinheiro na placa de OSB (a que colocou a azul na imagem), Basta colocar os móveis até encostar ao tecto e fica com o problema resolvido... se pretender isolar, penso q colando as placas de lã de rocha na parte traseira dos móveis seja suficiente.
 
0.0152 seg. NEW