Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Esta é a vista do wc da suíte. O terreno onde estas árvores estao inseridas fica +- 8 metros mais baixo que o parapeito do wc
    Quanto ao timing : o engenheiro diz que mais 6 meses e fica pronta , o empreiteiro diz que no final deste ano fica quase toda pronta ... Eu acredito mais na previsão do engenheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
      20171026_172012-2656x1494.jpg
  2.  # 42

    Também vou ter janelas nos wc até ao fundo, vai levar ripa de alumínio do lado de fora, existem vidros que se vê lá para fora e não para dentro?
    Concordam com este comentário: Pedro_Rof
  3.  # 43

    Existem uns que se carrega num botão e ficam opacos , mas a ideia que tenho é que são carotes
    Concordam com este comentário: Pedro_Rof
  4.  # 44

    Exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: psferreira2013, Pedro_Rof
      Screenshot_20171026-235807.png
  5.  # 45

    Bem, e cá se anda a afinar pormenores...

    O que identifiquei e que será levemente alterado:
    - Esquecer o vidro para o exterior do pátio e deixar mesmo aberto;
    - Recuperador no canto da sala (junto à parede do escritório);
    - Embora já pedido, na sala, uma parte considerável do vidro será de vão fixo;

    Não terei janela da wc da suite por uma questão de privacidade.

    Mais alguma sugestão?
      0001.jpg
  6.  # 46

    A janela do WC pode ser em vidro opaco, não lhe tira a privacidade.
    A posição da cama da suite, na minha opinião devia estar encostada à parede exterior.
    Concordam com este comentário: mafgod, Pedro_Rof
  7.  # 47

    Na Is da suite, instale uma porta em vidro temperado fosco.. sempre entra luz natural daquela circulação.
    Concordam com este comentário: Pedro_Rof
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
  8.  # 48

    tire o patio em vidro.. ( tirar o vidro para o exterior, o edificio está num lote.), eu removia a circulação paralela para a cozinha e revertia essa generosa area para a despensa. Qual o problema de passar pela sala...
    Concordam com este comentário: mhpinto, Pedro_Rof
  9.  # 49

    No wc ponha no mínimo vidro fosco , a luz natural não tem preco
    Concordam com este comentário: mhpinto, Pedro_Rof
  10.  # 50

    Acho quase criminoso numa vivenda isolada que não tem aparentemente qualquer tipo de constrangimentos a esse nível desperdiçar dessa maneira a exposição solar.
    Lá por querer aproveitar a vista, que fará todo o sentido, não vejo porque é que isso há-de ser razão para não aproveitar também a exposição solar.
    Ainda por cima, nas poucas janelas com orientação decente a esse nível (cozinha e pátio interior) estão a planear espetar umas árvores à frente, espero pelo menos que sejam de folha caduca.
    Ainda mais por cima, com uns vão enormes virados para norte. De certeza que há forma de manter o aproveitamento da vista sem ter que ter as paredes integralmente em vidro.

    Depois não se venha queixar de que a casa é muito fria e que tem de gastar meio ordenado para a manter quente.
    A manter isso assim, invista o máximo possível em soluções de aquecimento com baixos consumos: as mais caras portanto. E também numa boa ventilação, que de outra forma manter uma casa dessas livre de humidades não vai ser fácil. Do que tenho visto por aqui, deve ser coisa para uns 20k só nisso, se não mais.

    Se não fizer questão em manter assim, eu diria para, pelo menos, esquecer a vista em todos os quartos. Pense que acordado pouco tempo lá estarão os seus utentes. Mantenha a sua suite virada para a vista mas meta os outros 2 quartos para o outro lado, a receberem o sol, que é bem mais importante para a sua casa, a meu ver. Tornaria a casa menos alongada e logo aí poupava uns bons trocos em circulação. Essa planta é estupidamente parecida à minha e o meu terreno tem constrangimentos que nunca mais acabam, custa-me ver que quem pode, não faz diferente.

    Aquele corredor para cozinha não faz sentido.

    Quanto ao escritório, não sei qual a finalidade e se tem ou pensa ter filhos pequenos. Eventualmente, poderá fazer sentido ter essa divisão a abrir para a sala, para fazer disso sala de brincar/estudo e poder manter os filhos debaixo de olho.
    Concordam com este comentário: marvi, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
    • emad
    • 10 novembro 2017 editado

     # 51

    1 wc com bastante uso como o da suite não ter luz natural e sem possibilidade de o ventilar naturalmente, isso vai dar humidade pela certa. Mesmo tendo o melhor extractor.
    Quando vier com as compras do supermercado e com chuva vai esperar que a chuva passe?Tem aí um longo caminho a descoberto. Mas tá bonito. Até gosto de ver as garagens separadas das casas. Mas depois tem as desvantagens.
    Hoje e depois do que sei, se fosse agora tinha reduzido as janelas a norte, e você tem as zonas de conforto todas a norte, sala e quartos. As zonas de trabalho e técnicas é que devem ser a norte. Como cozinhas, escadas e até wcs. Quartos e sala sempre a norte vai dar asneira e arrependimento.
    A sua planta não está aproveitar a luz para aquecer. E vai arrepender-se.
    Numa construção existem coisas que só pode decidir bem uma vez. Se não decidir à primeira, nunca mais vai ter oportunidade.
    Mas como tem um terreno ao contrário e o norte é mais bonito, custa perder a vista.
    Vou contar-lhe um segredo. As vistas dos quartos não servem para nada. Você vai passar mais tempo a dormir do que na janela.
    Na sala ainda dou um desconto.
    Enfim. Apenas a minha opinião. Mas gosto da sua planta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
  11.  # 52

    mhpinto, eu sei.

    A minha ideia seria que os quartos/ sala apanhassem sempre sol de poente sendo que a própria estrutura foi virada para tirar proveito disso mesmo, das vistas e do Sol, o que terei ainda de aferir com o estudo do sol em 3d. Com esse estudo, ainda a viro mais uns graus se for necessário.

    A própria disposição da garagem, aquele limite oblíquo já foi para isso mesmo "virar" a estrutura...

    As árvores que ali estão no esboço existem no local, tirando a do pátio e a do redondo com a ligação entre a casa e a cozinha.

    Concordo com a janela na is da suite e vou pedir alteração.

    Também pensei abrir o escritório para a sala mas face às nossas actividades podemos eventualmente receber pessoas em casa.
    Já tive também um esboço sem o corredor para a cozinha, mas não gosto, não gosto da ideia de passar pela sala para chegar à cozinha.

    Da garagem à casa embora não fechado, tenho sempre alguma protecção pela pala, a ideia já foi essa.

    Eu sei que não têm percepção do terreno, mas a casa a Sul, não tem qualquer protecção natural.
  12.  # 53

    porque é que será que eu penso que a casa está ao contrário?ou seja os quartos e a sala de estar deveriam estar onde estão os wc e a sala de maquinas etc?
    •  
      mhpinto
    • 13 novembro 2017 editado

     # 54

    Colocado por: Pedro_RofTambém pensei abrir o escritório para a sala mas face às nossas actividades podemos eventualmente receber pessoas em casa.

    Uma coisa não impede a outra se também lhe for conveniente ter isso a abrir para a sala. Mete uns painéis de correr do chão ao tecto como eu vou meter na minha e poder ter o melhor de dois mundos.

    Está visto que, apesar das recomendações, o Pedro não vê como opção tirar mais partido da exposição a sul. Deixo-lhe então uma sugestão, que não será barata mas permitir-lhe-á, a meu ver, aproveitar ambas as coisas sem mexer muito no que já está feito: "brinque" com a cobertura, metendo uma parte em vidro.

    Pode simplesmente meter umas claraboias. Tipo isto:
    http://www.tudoconstrucao.com/wp-content/uploads/2017/09/Claraboia-Entenda-porque-ela-%C3%A9-t%C3%A3o-importante-na-decora%C3%A7%C3%A3o-04.jpg

    Pode alargar a coisa e fazer toda uma parte da cobertura em vidro, como por exemplo o corredor de acesso aos quartos e/ou parte da cobertura da sala, tipo isto:
    http://www.vidracariadominio.com.br/imagens/sites-que-fazem-cobertura-de-vidro-laminado-em-mogi-das-cruzes.jpg

    Convirá é isso ser bem estudado para que depois não tenha a casa sobreaquecida no verão. À falta de solução melhor, meter uns estores será sempre opção, digo eu.
    Mas se vir neste link, tem algumas opções que farão com que o sol entre mais no inverno, quando está mais oblíquo, do que no verão, quando está mais a pino:
    https://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2015/04/23/claraboia-requer-projeto-e-execucao-exatos-para-evitar-infiltracao-e-calor.htm
    O que eles chama de "sheds" parece-me ideal para obter o efeito pretendido (e será ótimo para meter estores), mas que se expressem os peritos.
    Concordam com este comentário: zeuza
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof, david_C
  13.  # 55

    Muito obrigado mhpinto pela partilha de opinião.

    Na sala vou ter painéis de correr da cozinha para a sala (jantar), e parece-me que era mais um outro painel.
    A ideia é boa, mas queremos mesmo fechar o escritório por questões profissionais, até porque essa parede no escritório vai ficar forrada a estantes.
    Também, coloquei a ideia de ter uma lareira de dupla face (sala/escritório) mais pelo estético da coisa. Alguém tem alguma recomendação deste tipo de recuperador?

    Relativamente aos sheds ou clarabóias, fiquei tentado, mas o pátio que fica entre a lavandaria e a IS comum já faz um efeito de lanterna, e a ideia é mesmo aproveitar o Sol de Inverno que vai entrar por ali, se é suficiente ou não... será a minha eterna questão até ter o barraco de pé.

    Já tenho janela na IS da Suite e agradeço ao pessoal que me alertou, depois logo veremos a questão da privacidade.

    E para agora é isto, breve vai entrar o projecto de arquitectura na câmara.
  14.  # 56

    Colocado por: Pedro_Rofo pátio que fica entre a lavandaria e a IS comum já faz um efeito de lanterna, e a ideia é mesmo aproveitar o Sol de Inverno que vai entrar por ali, se é suficiente ou não... será a minha eterna questão até ter o barraco de pé.

    "Efeito de lanterna" significa, parece-me, que permite distribuir luz natural, o que é muito distinto de aproveitar o calor do sol.
    Suficiente para contribuir significativamente para o aquecimento da casa não será de certeza, mas claro está que há outras formas de manter a casa quente e seca. Não são é tão económicas e amigas do ambiente.
    Nem quando estiver "o barraco de pé" vai logo perceber isso. Só perceberá mesmo quando já lá morar e apanhar umas semanas de inverno como temos agora, com temperaturas mínimas muito baixas, e o Pedro_Rof a ver o sol a passar-lhe "ao lado" enquanto gasta uns valentes cobres em aquecimento.
    Mas pronto, a alternativa lógica será investir agora bastante em bons sistemas de aquecimento de baixo consumo, por muito que isso lhe custe nesta fase. É um investimento que, se noutros casos eu considero questionável, no seu não será de certeza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
  15.  # 57

    Colocado por: Pedro_Rof- Não tenho a certeza que quero a sala em open space com a cozinha;


    Opte pela cozinha sem ser em open space, sim.
    Dá-lhe outra elegância nesta casa.

    Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: Pedro_Rof
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
  16.  # 58

    Colocado por: Pedro_RofBoas Pessoal,

    Segue o primeiro esboço para a planta da minha moradia.
    O programa que foi pedido ao Arquitecto é na casa do que se apresenta, ou seja, 3 quartos (um deles suite), 1 escritório, 3 casas de banho (suite, privativa e social) sala ampla, cozinha, garagem para dois carros com alguma arrumação e espaço para uma pequena churrasqueira.

    Contextualizando:
    - Terreno com algum declive e com cerca de 2.800 m2;
    - Norte, a olhar para a planta canto superior esquerdo;
    - Vistas, foi mandatório o seu aproveitamento;
    - Centro do País, Zona Climática I2V2;
    - Fiz questão da não existência da cave;
    - Fusão da casa com o terreno, não elevando em demasia a cota da laje, até porque face ao terreno rochoso pretendia um efeito a pousar nas lajes de pedra calcária que existem no terreno;

    É um primeiro esboço e tenho algumas certezas do que quero alterar, sendo que gostava de recolher algumas opiniões do pessoal.

    Assim, para alterar:
    - Não tenho a certeza que quero a sala em open space com a cozinha;
    - Alterar a parte do escritório e da despensa;
    - Avançar com a porta do corredor para depois do acesso ao escritório;
    - Aquela quantidade de vidro na sala é exagerado;
    - Pátio, não só aberto para a lavandaria mas também para o exterior, não sei se não aproveito também para abrir para a IS Comum;
    - Casa das máquinas, parece-me demasiado longe da parte principal da habitação (estou inclinado para PRH com Bomba de Calor/ Caldeira a Pellets);

    A nível de áreas para a habitação tenho:
    - Área útil - 190m2;
    - Área Bruta - 215m2 /sem varandas;

    A nível de áreas para as garagens/ arrumos tenho:
    - Área útil - 50m2;
    - Área Bruta - 58m2 /sem varandas;

    Detectam alguma coisa mais flagrante que tenha de ter algum cuidado?

    emad, não desconsiderando o conselho que sei que me vai dar, cheguei há um ano ao fórum. (eheheh)
      0001.jpg

    Parabéns vai ficar bonita
    Concordam com este comentário: Carla Mendes Martin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro_Rof
  17.  # 59

    Colocado por: C.CASTROParabéns vai ficar bonita

    Também me parece!
  18.  # 60



    mhpinto 7 Dezembro 2017

    "Efeito de lanterna" significa, parece-me, que permite distribuir luz natural, o que é muito distinto de aproveitar o calor do sol.
    Suficiente para contribuir significativamente para o aquecimento da casa não será de certeza, mas claro está que há outras formas de manter a casa quente e seca. Não são é tão económicas e amigas do ambiente.
    Nem quando estiver "o barraco de pé" vai logo perceber isso. Só perceberá mesmo quando já lá morar e apanhar umas semanas de inverno como temos agora, com temperaturas mínimas muito baixas, e o Pedro_Rof a ver o sol a passar-lhe "ao lado" enquanto gasta uns valentes cobres em aquecimento.
    Mas pronto, a alternativa lógica será investir agora bastante em bons sistemas de aquecimento de baixo consumo, por muito que isso lhe custe nesta fase. É um investimento que, se noutros casos eu considero questionável, no seu não será de certeza.



    mhpinto repare, aquele pátio vai servir de lanterna e fará efeito de estufa no pequeno corredor de acesso aos dois quartos.
    Ao estudar as sombras e o sol, o pátio tem uma pala para que o sol no verão não bata directamente no vidro enquanto que no Inverno baterá e cria o tal efeito de estufa.

    No Inverno o Sol bate também no envidraçado da cozinha e claro no vidro da Suite.

    A questão da solução de aquecimento não é alternativa, é mesmo o que eu pretendo desde o início, (como pode ver no início do tópico) e sim, já estou a contar com cerca de 20K para PRH e Bomba de Calor.

    Agradeço imenso os seus comentários, são muito, muito válidos, mas perceba... por vezes não estamos a ver concretamente no terreno como ficará.
    Concordam com este comentário: mhpinto
 
0.0293 seg. NEW