Iniciar sessão ou registar-se
    • rigsy
    • 28 outubro 2017 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Dentro de alguns meses vou dar início à construção de uma pequena moradia geminada em Évora, que está neste momento no processo de avaliação do projecto de arquitectura na câmara. Embora ainda não tenha uma avaliação oficial, já sei que vai haver problemas em colocar o painel solar no melhor local para optimizar o uso da energia solar, e quase de certeza que vou ter que colocá-lo noutro local ou mudar a sua orientação.

    A casa tem o telhado virado quase a nascente (um pouco mais a norte, cerca de 20º), pelo que para ter o telhado orientado a sul será necessário elevar o painel e colocá-lo numa estrutura. Se ficar co-planar com o telhado, então será quase o mesmo que não ter painéis solares.

    O que foi proposto no projecto de arquitectura estava orientado a sul(+/-) e instalado numa estrutura. Por causa disto (e outros detalhes) vai voltar para trás com a justificação que não é estético.... Foi proposto algo parecido com o seguinte:



    Aparentemente posso justificar que tem de ficar naquele local, pois se ficar noutro local ou com outra orientação, as perdas são muitas e sobrepõem-se às questões estéticas. Posto de outra forma: se ficar nesse local, os ganhos energéticos são superiores às perdas estéticas. De qualquer forma, e considerando o que já ouvi, vai ser difícil aceitarem esta justificação...

    Assim, começo a ponderar outras soluções. Uma delas é colocá-lo no telhado mais baixo (por cima da cozinha) e que é pouco(ou nada) visível da estrada. Penso que a câmara aceita esta solução. Algo parecido com:



    A outra solução seria colocá-lo na vertical na parede por cima da cozinha. Neste caso penso que teria de ser um painel de tubos de vácuo. Algo deste tipo:



    Para ajudar a perceberm melhor a orientação da casa, deixo a seguinte imagem:


    Para percebe melhor como é que as sombras afectam os painéis em cada uma das soluções, fiz os seguintes estudos, onde se consegue ter ideia das sombras nos painéis ao longo de todo o ano:

    https://youtu.be/BFAkKs64v9E
    https://youtu.be/ZJie_ZpZMuE

    Como é obvio, tanto a solução 2 como a 3 vão ter perdas em relação à solução 1 onde o painel (quase) nunca apanha sombras. As outras duas opções apanham algumas sombras, tanto das casas vizinhas como da própria casa. Acham que as perdas destas duas soluções são significativas? Entre as duas, qual acham ser a melhor opção? Neste bonecos tenho painéis termossifão, mas ainda não está decidido. Para já, foi só porque sim.

    Agradeço desde já todas as opiniões!
  1.  # 2

    A opção com tubos de vacuo na fachada parece-me interessante... mas logo de manhã não irá ter sol a incidir nos tubos certo? e teria de ir para uma solução de circulação forçada.

    Quanto ao estudo do ensombramenteo é um calculo que o arquitecto rapidamente demonstra com um 3D, devidamente orientado/ geolocalizado. e o projectista de Termica ira ter em consideração.

    Outra hipotese, seria ter uma 3 agua de telhado para a zona onde quer aplicar os tubos de vacuo... e assim o TS poderia ficar directo sobre a mesma.. Mas não sei se a nivel de arquitectura o regulamento desse loteamento deixa. e depois as chaminés, ficariam desencostadas....
    • rigsy
    • 28 outubro 2017 editado

     # 3

    Colocado por: Pedro BarradasA opção com tubos de vacuo na fachada parece-me interessante... mas logo de manhã não irá ter sol a incidir nos tubos certo? e teria de ir para uma solução de circulação forçada.

    Em principio apanha sol logo de manhã. Os videos começam com o nascer do sol e vão até ao por do sol, em cada um dos meses do ano. Este mostra o que acontece com o painel de tubos na parede vertical:
    https://youtu.be/BFAkKs64v9E

    Colocado por: Pedro Barradas
    Quanto ao estudo do ensombramenteo é um calculo que o arquitecto rapidamente demonstra com um 3D, devidamente orientado/ geolocalizado. e o projectista de Termica ira ter em consideração.

    Estes videos fui eu que os fiz, mas estão geo-referenciados e não devem fugir muito à realidade.

    Colocado por: Pedro Barradas
    Outra hipotese, seria ter uma 3 agua de telhado para a zona onde quer aplicar os tubos de vacuo... e assim o TS poderia ficar directo sobre a mesma.. Mas não sei se a nivel de arquitectura o regulamento desse loteamento deixa. e depois as chaminés, ficariam desencostadas....

    Isso seria perfeito, mas não pode ser... O projecto tem de respeitar os exteriores
  2.  # 4

    Basta fazer dois videos para tirar conclusões.. Um por cada equinócio.
    Concordam com este comentário: rigsy
  3.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasBasta fazer dois videos para tirar conclusões.. Um por cada equinócio.
    Concordam com este comentário:rigsy


    Não tinha pensado nessa opção, mas faz sentido.
    Mas assim vejo o que acontece ao longo do ano :)
  4.  # 6

    nesta situação não é obrigatório colocar coletores solares.
    só mete se quiser.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 7

    Se quiser pode colocar os painéis de vácuo por ex deitados a Este e depois orienta os tubos para sul
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, tmmc
  6.  # 8

    Colocado por: Sergio RodriguesSe quiser pode colocar os painéis de vácuo por ex deitados a Este e depois orienta os tubos para sul
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Essa solução seria melhor do que ter os tubos na vertical? A minha dúvida em coloca-los coplanares com o telhado, é que este está virado um pouco a cima de Este. Para além disso, vai apanhar muitas horas de sombra feita, feita pelo próprio telhado.
  7.  # 9

    Ficam a Este mas orientados a sul, a vantagem é ter mais espaço no telhado do que na fachada em ambos as soluções dá para variar as inclinações dos tubos
    • rigsy
    • 28 outubro 2017 editado

     # 10

    Humm, solução é interessante...

    Mas não percebi bem o conceito de ficarem a este, mas orientados a sul.
    Ficariam montados na "horizontal", mais ou menos desta forma:



    Ou montados de forma "normal", mas rodados a sul? Desta forma:

  8.  # 11

    e encostado é chaminé ?
  9.  # 12

    Colocado por: Anonimo06082021aInda tem os CPC


    CPC? Esses não conheço.
    Podes explicar o que são?
  10.  # 13

    Colocado por: antonylemose encostado é chaminé ?

    A qual? No telhado de cima o problema mantém-se.
  11.  # 14

  12.  # 15

    Sem dúvida que na vertical por cima da cozinha fica muito melhor.
  13.  # 16

    Colocado por: rigsy
    A qual? No telhado de cima o problema mantém-se.


    sim é verdade...
  14.  # 17

    Colocado por: jorgealvesSem dúvida que na vertical por cima da cozinha fica muito melhor.
    horizontal
  15.  # 18

    Colocado por: rigsy
    Ou montados de forma "normal", mas rodados a sul? Desta forma:
    assim, porque depois o tubo pode rodar para o inclinar a sul
  16.  # 19

    Colocado por: Sergio Rodrigueshorizontal
    é mesmo na vertical chapado na parede.
  17.  # 20

    Colocado por: Sergio Rodriguesassim, porque depois o tubo pode rodar para o inclinar a sul
    mas ficava melhor na agua virada a poente/oeste.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
 
0.0215 seg. NEW