Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    Já vi na net várias bancadas de cozinha revestidas com azulejos. Como me sobraram uns tantos mosaicos 30x30 de mármore branco cinza, lembrei-me da hipótese de os aplicar no móvel da pia de cozinha. Rejuntando depois com um betume impermeável. Posteriormente aplicaria um bom hidrofugante.

    Esteticamente ficaria bem pois as paredes e o pavimento estão revestidas com essa pedra. MAs haverá algum contra?
  2.  # 2

    Nunca ninguém usou esta solução? Sempre com pedra inteira na bancada?
  3.  # 3

    pessoalmente nao penso que o marmore seja dos melhores materiais para revestir a bancada de uma cozinha , ganha muitas manchas pois absorve liquidos (vinho tinto, tomate...), e em contacto com ácido (sumo de laranja, limão, vinagre) é corroído facilmente (embora lentamente com os ácidos em questão).

    mas também depende do 'marmore'
  4.  # 4

    Colocado por: antonylemospessoalmente nao penso que o marmore seja dos melhores materiais para revestir a bancada de uma cozinha , ganha muitas manchas pois absorve liquidos (vinho tinto, tomate...), e em contacto com ácido (sumo de laranja, limão, vinagre) é corroído facilmente (embora lentamente com os ácidos em questão).

    mas também depende do 'marmore'


    Sim, mas contra as manchas vou usar um bom hidrofugante, nomeadamente da Fila. 50 euros o litros... Mas aparentemente vale-os bem.
    Quanto ao polimento e os ácidos, não me preocupa. Se preciso, será repolido.
  5.  # 5

    então não vejo porque não aplicar. eu não gostar é apenas uma opinião.
  6.  # 6

    A questão não é o ser em mármore. É apenas se a aplicação em mosaicos é contraproducente ou não. Ou seja, comparativamente a uma bancada de cozinha (móvel da pia) em pedra inteira, se o revestimento com mosaicos tem algum contra?
  7.  # 7

    Colocado por: AgonçalvesOu seja, comparativamente a uma bancada de cozinha (móvel da pia) em pedra inteira, se o revestimento com mosaicos tem algum contra?


    o único contra é a própria aplicação, uma pedra única dá o suporte necessário à bancada. Esses mosaicos vão precisar de uma base para serem assentados. vai ter que fazer uma lage para dar suporte à bancada e depois aplicar esses mosaicos na lage. Tudo isto vai criar uma bancada mais grossa do que se levasse apenas uma pedra única, roubando assim espaço aos móveis de baixo.

    Uma pedra unica, vem preparada de fábrica e é montada com um custo de mão de obra mínimo. essa bancada ainda vai ter alguma mão de obra

    tem que ver se depois disto tudo, se o querer aproveitar esses mosaicos, não vai ficar mais caro do que comprar uma pedra única.
  8.  # 8

    Eu tenho a bancada em Pedra marmore ... sendo em mosaico penso que o principal problema sera a impermeabilizaçao das juntas e a limpeza das mesmas, tambem a resistencia ao choque vai ser baixa pois os mosiacos de marmore tem por norma 15mm ao contrario de uma pedra unica com 30mm de espessura.
  9.  # 9

    Colocado por: pauloagsantosEsses mosaicos vão precisar de uma base para serem assentados. vai ter que fazer uma lage para dar suporte à bancada e depois aplicar esses mosaicos na lage.


    Mas porque não assentar sobre uma base em contraplacado marítimo, nomeadamente com mastique de poliuretano ou uma cola apropriada? Mais ou menos como neste caso:

  10.  # 10

    Colocado por: larkhesendo em mosaico penso que o principal problema sera a impermeabilizaçao das juntas e a limpeza das mesmas, tambem a resistencia ao choque vai ser baixa pois os mosiacos de marmore tem por norma 15mm ao contrario de uma pedra unica com 30mm de espessura.


    AS juntas poderiam ser tapadas com betume impermeável tipo Weber Premium. Os mosaicos no caso têm 20 mm de espessura. Se forem aplicados sobre uma placa de contraplacado maritimo de cofragem com 21 mm de espessura, penso que a coisa ficará OK.

    Uma pedra inteira neste material, mesmo que seja só com 20 mm de espessura, deve-me ficar em cerca de 200 ou mais euros. Sendo que, dos 120 x 60 cm de área, quase metade será cortada para a pia.

    Posso pedir ao fabricante do móvel da pia da cozinha para aplicar uma base no topo em contraplacado maritimo de cofragem ( o contraplacado mais resistente que existe, creio) com 21 mm, o que me deve incrementar o valor do móvel em cerca de uns 15 ou 20 euros. Mais uns 8 euros num cartucho de mastique de poliuretano MS. Ou seja, no máximo fica-me em 30 euros, pois o betume já o tenho. A diferença quase que paga o móvel da pia. Daí a minha tentação.
  11.  # 11

    Já tive uma casa em que fiz uma coisa semelhante: usei uma tábua grande de aglomerado, colei cerâmico em cima (julgo que com cola de contacto) e rejuntei a branco. Estava catita! :)
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  12.  # 12

    Colocado por: ClioIIJá tive uma casa em que fiz uma coisa semelhante: usei uma tábua grande de aglomerado, colei cerâmico em cima (julgo que com cola de contacto) e rejuntei a branco. Estava catita! :)


    E não teve problemas de infiltrações ou coisas do género?
  13.  # 13

    Colocado por: Agonçalves

    E não teve problemas de infiltrações ou coisas do género?


    Só estive naquela casa 2 ou 3 anos. De resto, fazia um uso normal do balcão, não permanecia encharcado por muito tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  14.  # 14

    Colocado por: Agonçalves

    AS juntas poderiam ser tapadas com betume impermeável tipo Weber Premium. Os mosaicos no caso têm 20 mm de espessura. Se forem aplicados sobre uma placa de contraplacado maritimo de cofragem com 21 mm de espessura, penso que a coisa ficará OK.

    Uma pedra inteira neste material, mesmo que seja só com 20 mm de espessura, deve-me ficar em cerca de 200 ou mais euros. Sendo que, dos 120 x 60 cm de área, quase metade será cortada para a pia.

    Posso pedir ao fabricante do móvel da pia da cozinha para aplicar uma base no topo em contraplacado maritimo de cofragem ( o contraplacado mais resistente que existe, creio) com 21 mm, o que me deve incrementar o valor do móvel em cerca de uns 15 ou 20 euros. Mais uns 8 euros num cartucho de mastique de poliuretano MS. Ou seja, no máximo fica-me em 30 euros, pois o betume já o tenho. A diferença quase que paga o móvel da pia. Daí a minha tentação.


    Desculpe que lhe diga ,
    Invençoes para poupar alguns Euros( poucos) e que não vai ficar nada de jeito...


    Por muito impermebealizante que coloque as juntas , a limpeza das mesmas ao final de algum tempo deve estar linda, a contracção de materiais diferentes ( Pedra e Madeira ) e diferente não deve poder deixar uma junta muito pequena sob o risco de descolar as peças, porque não faz isso em duas peças ? uma para a parte livre e uma para a parte da pia, pode usar uma pia em ceramica tipo aquelas que existem no Ikea e só precisara de duas peças de marmore.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  15.  # 15

    Os topos é que ficam uma cagada, a não ser que tenha mesmo muito jeito para a bricolage e tenha uma máquina para rectificar e efetuar o polimento final dessas arestas....
    mas afinal qual a dimensão e qualidade desses mosaicos?
  16.  # 16

    Colocado por: larkhea contracção de materiais diferentes ( Pedra e Madeira )


    MAs base em contraplacado maritimo de cofragem seria numa única peça. Ou seja, não iria mexer-se.



    Colocado por: larkhePor muito impermebealizante que coloque as juntas , a limpeza das mesmas ao final de algum tempo deve estar linda


    O próprio betume é impermeável e anti-fúngico. Tenho deste betume aplicado no exterior há coisa de 3 anos e ainda não lhe vi fungos (também não procurei...).
    Para aumentar a segurança quanto à impermeabilização, seria possível aplicar uma tela própria sobre a base em contraplacado. Seriam mais uns 20 euros de custo.



    Colocado por: larkhepia em ceramica tipo aquelas que existem no Ikea e só precisara de duas peças de marmore.


    Porque é que só seriam necessárias duas peças de mármore se fosse com essa pia? A pia de que fala é deste tipo?
    http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/S59158197/
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasOs topos é que ficam uma cagada, a não ser que tenha mesmo muito jeito para a bricolage e tenha uma máquina para rectificar e efetuar o polimento final dessas arestas....


    Refere-se à frente (lateral) dos mosaicos? Quanto a isso não seria problema. já boleei e poli vários topos deste mosaicos numa aplicação que fiz para rodapé.




    Colocado por: Pedro Barradasmas afinal qual a dimensão e qualidade desses mosaicos?


    As dimensões são 30x30x2 cm. O mármore é Carrara. Muito bonito e excelente para ganhar "patine"...
  18.  # 18

    Então força nisso.
    Concordam com este comentário: Agonçalves
    • espt
    • 31 outubro 2017

     # 19

    Faça a bancada em Kerdi Board
  19.  # 20

    Colocado por: esptFaça a bancada em Kerdi Board


    Qual a vantagem? Penso que ficará mais caro.
 
0.0211 seg. NEW