Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pois é, um passarito decidiu entrar pela chaminé da salamandra e agora parece não querer sair. Já arrastei a salamandra, já abri o "T" de limpeza ao fundo da conduta (e deixei-o aberto) mas o raça do pássaro não sai. De vez em quando lá faz um barulhito a dar sinal de presença, mas é raro (o desgraçado deve estar cheio de medo...).

    Sei que a chaminé tem um troço pequenito aí de meio metro que não é vertical, mas a 45 graus. Desconfio que está aí pousado e não sai dali nem para cima (claro), mas também não desce.

    Como hei-de tirar o pássaro dali?
  2.  # 2

    Colocado por: ClioIIPois é, um passarito decidiu entrar pela chaminé da salamandra e agora parece não querer sair. Já arrastei a salamandra, já abri o "T" de limpeza ao fundo da conduta (e deixei-o aberto) mas o raça do pássaro não sai. De vez em quando lá faz um barulhito a dar sinal de presença, mas é raro (o desgraçado deve estar cheio de medo...).

    Sei que a chaminé tem um troço pequenito aí de meio metro que não é vertical, mas a 45 graus. Desconfio que está aí pousado e não sai dali nem para cima (claro), mas também não desce.

    Como hei-de tirar o pássaro dali?


    Vivo ou morto?
  3.  # 3

    Colocado por: larkheVivo ou morto?


    O pássaro também é uma criatura com direito à vida, portanto quero tirá-lo vivo. :)

    Em todo o caso, vivo ou morto, tem de sair de lá pois não pode ficar a obstruir o tubo.
  4.  # 4

    Colocado por: ClioII

    O pássaro também é uma criatura com direito à vida, portanto quero tirá-lo vivo. :)

    Em todo o caso, vivo ou morto, tem de sair de lá pois não pode ficar a obstruir o tubo.


    Não consegue puxa lo com um gancho ou algo parecido?
  5.  # 5

    Mas o pássaro está preso no tubo da salamandra? Ou simplesmente não quer sair?

    Se meter um arame (dobrado no topo) pelo tubo acima e o empurrar com cuidado, pode ser que ele saia por cima.
  6.  # 6

    Colocado por: spolivMas o pássaro está preso no tubo da salamandra? Ou simplesmente não quer sair?

    Se meter um arame (dobrado no topo) pelo tubo acima e o empurrar com cuidado, pode ser que ele saia por cima.


    Por cima nunca vai sair, ou pelo menos vivo, não tem espaço para voar e ao ser empurrado acaba por ser trilhado.

    A sair será por baixo.
  7.  # 7

    Mas se o puxar para baixo, não acontecerá o mesmo ou pior? É que o gancho tem de passar o pássaro e depois por cima dele puxá-lo para baixo, mas como o pássaro vai dar luta, provavelmente nessa luta vai acabar por se magoar ou mesmo morrer.
  8.  # 8

    Se calhar já viu mas neste site mostra como tirar um pássaro de uma chaminé, mas não parece fácil: https://pt.diystart.com/chamines/retirar-uma-ave-de-um-tubo-de-chamine
  9.  # 9

    Colocado por: ClioII
    Como hei-de tirar o pássaro dali?

    Um gato?
  10.  # 10

    Um gato?

    E depois tem de tirar do tubo o pássaro e o gato com vida...
    Concordam com este comentário: Dias12
  11.  # 11

    hahaha, essa do gato está boa!

    Pois, não quero magoar o pássaro. Eu suspeito (e suspeito só) que ele ficou pousado no tal troço a quarenta e cinco graus. Se o tubo fosse todo a direito ele já estaria cá em baixo e eu já o teria tirado.

    Entretanto deixei a salamandra semi-desmontada, o tubo aberto e a janela da sala aberta. Tive que vir trabalhar e deixei a sala em pantanas, as crianças não podem ir para lá brincar.
  12.  # 12

    Colocado por: ClioIIhahaha, essa do gato está boa!

    Pois, não quero magoar o pássaro. Eu suspeito (e suspeito só) que ele ficou pousado no tal troço a quarenta e cinco graus. Se o tubo fosse todo a direito ele já estaria cá em baixo e eu já o teria tirado.

    Entretanto deixei a salamandra semi-desmontada, o tubo aberto e a janela da sala aberta. Tive que vir trabalhar e deixei a sala em pantanas, as crianças não podem ir para lá brincar.


    Se o tubo ficou aberto na parte inferior é possivel que quando chegar a casa ja o passaro ande a voar dentro da sala cheio de carvão e a redecorar a sala:)
  13.  # 13

    Colocado por: larkhe


    Se o tubo ficou aberto na parte inferior é possivel que quando chegar a casa ja o passaro ande a voar dentro da sala cheio de carvão e a redecorar a sala:)


    Pode redecorar um pouco com cinza e cocó, mas deixei a porta da varanda aberta de par em par. O que o pássaro vai fazer é voar directo pela janela fora, isso é certinho. Eles procuram logo a luz e o ar fresco. Já tirei alguns pássaros do esquentador e é isso que eles fazem.
  14.  # 14

    Colocado por: spolivSe calhar já viu mas neste site mostra como tirar um pássaro de uma chaminé, mas não parece fácil:https://pt.diystart.com/chamines/retirar-uma-ave-de-um-tubo-de-chamine


    Sim, já tinha visto, e parte do princípio que o pássaro trepa para cima do cartão de boa vontade... :) Não me parece que vá acontecer! :)
  15.  # 15

    Se calhar vou comprar uma daquelas escovas de nylon para limpar chaminés, e tentar empurrar o pássaro dali para fora.
    O chato é que o telhado está molhado e assim vai estar até domingo (e eu não vou arriscar a partir o meu pescoço num telhado molhado). Não sei se o passarito aguenta até lá sem comer...
  16.  # 16

    Sim, já tinha visto, e parte do princípio que o pássaro trepa para cima do cartão de boa vontade... :) Não me parece que vá acontecer! :)

    E também do princípio que se mantém lá quietinho enquanto o puxamos cá para fora! :) Se não estiver preso, o pássaro consegue em princípio subir o tubo e sair para o exterior para se alimentar, o problema é se ele lá tiver um ninho ou estiver preso!
  17.  # 17

    Não, o pássaro não consegue voar na vertical tubo acima...
  18.  # 18

    Não, eles conseguem entrar e sair do tubo da chaminé (claro que depende um bocado das condições e do tamanho do pássaro, às vezes ficam presos), por isso é que muitos fazem ninhos no interior dos tubos, onde estão protegidos de predadores e das condições atmosféricas!
  19.  # 19

    Estamos a falar de um tubo de 10 centímetros de diâmetro...
  20.  # 20

    acenda o lume, que ele vai embora!
 
0.0221 seg. NEW