Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, boa tarde,

    Gostaria de saber se alguém me pode esclarecer a seguinte questão.

    Eu e o meu namorado vamos casar em Outubro e sei, que para efeitos do próximo IRS, já vamos ter de declarar como casados.

    O que se passa é que eu tenho a casa onde resido com os meus pais em meu nome (foi adquirida há 10 anos atrás em solteira) e, o meu namorado adquiriu apenas em nome dele (e também em solteiro) a casa onde vamos residir os dois depois de casados.

    Depois de casados vamos ficar a pagar empréstimos referentes às 2 casas.

    Em termos de IRS como irá funcionar?
    Podemos ser "prejudicados" por termos 2 casas??

    Obrigada!
  2.  # 2

    Sem dúvida que vão sair prejudicados neste acto pelo simples facto de verem reduzidos a metade a aceitação dos custos com amortização de capital + juros, assim como outras despesas colaterais respeitantes a habitação própria e permanente.

    Ao juntarem os trapinhos, deixam de ter fiscalmente necessidade de 2 casas e passam a deduzir unicamente aquela que tiverem eleito como vossa residência fiscal.
  3.  # 3

    Muito obrigada pela sua resposta!

    Fiquei mesmo seriamente preocupada com esta situação :(

    A nossa residência fiscal deve passar a ser a do meu namorado (porque no meu BI mudará o estado civil e a morada e, creio que, consequentemente, também o cartão de contribuinte mudará a "morada") e, eu na casa que adquiri há anos atrás tenho crédito bonificado. Irei perder também o crédito bonificado que tenho neste meu emprétimo?

    Saliento que o empréstimo que o meu namorado tem APENAS está no nome dele e, o meu empréstimo APENAS está no meu nome...

    Não há qualquer possibilidade de um casal colocar IRS em separado??

    Obrigada mais uma vez!
 
0.0076 seg. NEW