Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Essas contas parecem muito optimistas.
    Com 1500 euros comprou e foi instalado o que?
  2.  # 22

    Colocado por: callinasEssas contas parecem muito optimistas.
    Com 1500 euros comprou e foi instalado o que?
    uma conta criada na hora para dizer que fez um milagre!!!!!!!

    so para levar a questionar onde comprou e depois quiça descobrir-se que é somente publicidade encapotada.

    tenho um conhecido meu que poupa mensalmente 180€ de energia electrica, não pagou a conta e a EDP cortou-a.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: megamen
  3.  # 23

    Colocado por: Rui sol na placaBoas malta ,
    Auto solar e a melhor loja para comprar esse material.
    Gastei apenas 1500 euros e reduzi a conta de 150 para 55 .

    Colocado por: Rui sol na placavou instalar na minha casa 10 painéis solares,1 inverssor híbrido mppt da Must de 5klw em 48 v
    ........
    E vou passar
    decida-se ou vai instalar e espera esse resultado ou ja instalou a tem esse resultado? como é obvio nem de perto nem de longe é a mesma coisa

    ps: baterias de camião não são adequadas para instalações solares apesar de serem "deep cicle", pois continuam a ser baterias de chumbo.
    • NPRP
    • 14 agosto 2020

     # 24

    Sr. Jorge Alves sempre atento às imprecisões do FDC! 😂
  4.  # 25

    Colocado por: Rui sol na placaBoas malta ,
    Auto solar e a melhor loja para comprar esse material.
    Gastei apenas 1500 euros e reduzi a conta de 150 para 55 .


    Como fez isso!?
  5.  # 26

    Bom dia,
    Tenho instalado dois painéis de 250w EDP, mas no entanto, em 3 meses, mesmo nos dias de maior sol e no pico das horas solares, nunca consegui que a produção instantânea fosse superior a 240w.
    Já reclamei diversas vezes à EDP a qual não me dão resposta. Esta produção é normal para o inverno?

    Obrigado pela ajuda
    • Tjda
    • 14 fevereiro 2021

     # 27

    1. Alguém tem feedback sobre os painéis solares da sunenergy?

    Vou comprar uma moradia usada, com 3 pisos, onde pretendo dispensar o gás. Não tenho comparativo de consumos atual, pois uso gás natural para agua e placa, e não tenho nenhum sistema de climatização na casa atual (apartamento), basicamente as contas da luz e gás não são muito elevadas, só chegaram a 3 dígitos neste inverno de tele-trabalho, juntas. O apartamento tem bom isolamento térmico, mas temo que a moradia não o tenha, mesmo sendo quase 10 anos mais nova.

    Prevendo um aumento na conta da luz, devido a uma casa maior, e à dependência total da eletricidade (por opção), equacionei a instalação de painéis solares + bateria, mas pelo que li, ninguém recomenda as baterias - por não compensar o investimento, calculo. No entanto, após pandemia, o meu consumo será maioritariamente após as 18H.

    Durante o dia a casa teria de suportar Bomba de calor, frigorifico, router e 2 hubs de smarthome, o resto, este ultimo desliga quando não está ninguém em casa. Creio que para isto uma solução com 6 painéis + BC seria suficiente. (4mil€ nessa empresa)

    No entanto, existe um pack de 10 painéis + bateria de 4.5Kwh por menos de 10mil€, bastando uma conta mensal de 100€ para compensar o investimento em 10 anos. O que já me permitia usar a energia do sol (acumulada) depois das 18h. E ter outro conforto sem preocupações de gastos.

    2. A 2º questão que levanto é, esta capacidade da bateria dura 10 anos?

    3. 4.5KWh na ótica de um leigo parece muito, mas daria para um funcionamento normal da casa com climatização via AC?

    4. Existem alternativas melhores de painéis e baterias? Só encontrei preços online em Galps, EDPs e nesta.
  6.  # 28

    Colocado por: TjdaA 2º questão que levanto é, esta capacidade da bateria dura 10 anos?
    quase impossivél pois em media uma bateria de litio suporta em media uns 4.000ciclos de carga\descarga (as melhorzinhas, se for gama baixa este valor reduz) pelo que muito dificilmente durará mais de 6 a 7 anos em ciclos normais.

    Colocado por: Tjda4.5KWh na ótica de um leigo parece muito, mas daria para um funcionamento normal da casa com climatização via AC?
    dá para funcionar cerca de 2 a 3 horas com plena carga.

    Colocado por: TjdaExistem alternativas melhores de painéis e baterias? Só encontrei preços online em Galps, EDPs e nesta.
    preços mais baixos: solarshop, solarimpact, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues, Tjda
  7.  # 29

    Parece-me aqui que está a ser demasiado otimista. Dificilmente esse setup vai evitar 100€ nos meses mais duros. No Verão é bem provável gastar muito pouco da rede, agora no Inverno onde as contas são maiores também é precisamente a altura do ano com menos sol disponível, logo anular faturas de 100€ nessa altura é improvável.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tjda
  8.  # 30

    Colocado por: Tjda1.Alguém tem feedback sobre os painéis solares da sunenergy?

    Vou comprar uma moradia usada, com 3 pisos, onde pretendo dispensar o gás. Não tenho comparativo de consumos atual, pois uso gás natural para agua e placa, e não tenho nenhum sistema de climatização na casa atual (apartamento), basicamente as contas da luz e gás não são muito elevadas, só chegaram a 3 dígitos neste inverno de tele-trabalho, juntas. O apartamento tem bom isolamento térmico, mas temo que a moradia não o tenha, mesmo sendo quase 10 anos mais nova.

    Prevendo um aumento na conta da luz, devido a uma casa maior, e à dependência total da eletricidade (por opção), equacionei a instalação de painéis solares + bateria, mas pelo que li, ninguém recomenda as baterias - por não compensar o investimento, calculo. No entanto, após pandemia, o meu consumo será maioritariamente após as 18H.

    Durante o dia a casa teria de suportar Bomba de calor, frigorifico, router e 2 hubs de smarthome, o resto, este ultimo desliga quando não está ninguém em casa. Creio que para isto uma solução com 6 painéis + BC seria suficiente. (4mil€ nessa empresa)

    No entanto, existe um pack de 10 painéis + bateria de 4.5Kwh por menos de 10mil€, bastando uma conta mensal de 100€ para compensar o investimento em 10 anos. O que já me permitia usar a energia do sol (acumulada) depois das 18h. E ter outro conforto sem preocupações de gastos.

    2.A 2º questão que levanto é, esta capacidade da bateria dura 10 anos?

    3.4.5KWh na ótica de um leigo parece muito, mas daria para um funcionamento normal da casa com climatização via AC?

    4.Existem alternativas melhores de painéis e baterias? Só encontrei preços online em Galps, EDPs e nesta.

    4,5 kWh de bateria pouco ajuda na conta da casa.
    Pode poupar diariamente no máximo 4,5 kWh da bateria mais uns 4-13 kWh na produção.
    Ai fim de um ano poupará talvez 350 euros.
    Compensa mais, instalar 3 kWh de painéis em vez da bateria. Embora no verão vá entregar alguma energia à EDP no resto do ano aproveita bem os 3 kWh de potência instalada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tjda
    • Tjda
    • 14 fevereiro 2021

     # 31

    Obrigado pelas respostas
    •  
      Tyrande
    • 23 fevereiro 2021 editado

     # 32

    Ora boas.

    Aqui há uns meses apareceram cá em casa uns rapazes a fazerem uma proposta para instalação de painéis solares da EDP. Lembro que na altura fiz uma pesquisa por cá e o pessoal não recomendava muito porque arranjava-se opções mais vantajosas no mercado.

    Ora bem, ando aqui eu a pensar se vale a pena investir em painéis solares, mas não sei muito bem analisar o material/consumo para conseguir decidir se é um idéia que vale a pena explorar ou não.

    Nem sequer a fatura da luz tenho a certeza que estou a interpretar bem -_-

    Enfim, se os entendidos puderem dar uma ajuda era excelente.

    Vi nos sites que sugeriram este kit:
    https://www.solarshop.pt/index.php?route=product/product&path=60_159_134&product_id=1522


    O descritivo da conta mais alta da luz deste último ano é este:
    Será que vale a pena?
      Capture4.PNG
  9.  # 33

    Deveria de ter uma análise do consumo ao longo do dia para ver quando é que gasta quando há sol :-)
    Seja como for, deverá ter um consumo residual entre na casa dos 250W devido aos standbys router/box/TVs.... e aos eletrodomésticos que estão sempre ligados como o frigorifico/arcas.

    No seu contador dá para ver o consumo em vazio e fora de vazio?
    Apesar de ter a contagem na fatura em simples, se o contador é digital dos "novos", esta contagem também é registada.
    A ideia é para ver se tem muito ou pouco consumo em vaio.
  10.  # 34

    Percebi 3 palavras em cada 10 do que escreveu.

    Já vou lá abaixo ver o contador.
    Entretanto reparei que na fatura aparece também o que está abaixo. Ajuda em alguma coisa?
    PS: o consumo de vazio/ponta/cheia não é o que aparece em letras pequeninas na 1ª foto?
      Capture22.PNG
  11.  # 35

    É isso..... ou seja, numeros redondos, o seu histórico diz que em vazio gasta ~25% do total em vazio.
    Não sabendo se o que aí está em bi-horário diário ou semanal, vamos admitir que é o diário.
    Gasta assim cerca 25% em horario ponta e os outros 50% no cheio.
    O cheio é quando há sol (o de ponta nalgumas altura do ano já não há sol)

    Em dezembro gastou no total 320kW em 23 dias, o que dá ~430kW no mês de dezembro.
    Ou seja, extrapulando, dá uns 13,8kW por dia... uns 570W por hora.
    Admitindo que metade, 215kW por mês é em cheio durante o dia... são 7kW por dia....
    Aqui o problema é saber como são gastos ao longo do dia.

    Mas, pode por à confiança algo como uns 500W (1 painel de 450W ou dois de 250/285W) que pouco vai oferecer à rede elétrica :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  12.  # 36

    Colocado por: mafgodÉ isso..... ou seja, numeros redondos, o seu histórico diz que em vazio gasta ~25% do total em vazio.
    Não sabendo se o que aí está em bi-horário diário ou semanal, vamos admitir que é o diário.
    Gasta assim cerca 25% em horario ponta e os outros 50% no cheio.
    O cheio é quando há sol (o de ponta nalgumas altura do ano já não há sol)

    Em dezembro gastou no total 320kW em 23 dias, o que dá ~430kW no mês de dezembro.
    Ou seja, extrapulando, dá uns 13,8kW por dia... uns 570W por hora.
    Admitindo que metade, 215kW por mês é em cheio durante o dia... são 7kW por dia....
    Aqui o problema é saber como são gastos ao longo do dia.

    Mas, pode por à confiança algo como uns 500W (1 painel de 450W ou dois de 250/285W) que pouco vai oferecer à rede elétrica :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tyrande


    Admito a minha ignorância no assunto...fdx que eu não percebo mesmo nada de eletricidade.

    Resumindo concluindo e baralhando. Estive a ver no outro site que o pessoal recomendou, um kit de 570W de potência a cerca de 750€ (já com IVA) + uns 350€ de instalação.

    Ora, aqui em casa gasta-se uma média de 60€ de eletricidade por mês.
    Se conseguisse poupar 50% (em média) anual, isso dava uma poupança de 360€ por ano.
    O que quer dizer que em 3 anos tinha o retorno do investimento.

    Isto é um previsão demasiado optimista ou estaria +- dentro do possível?
  13.  # 37

    Vamos a contas :-)
    Temos de entrar em conta com o que produz e o que daí pode aproveitar....

    Vá a este site https://re.jrc.ec.europa.eu/pvg_tools/en/tools.html
    e procure a sua casa.
    Depois, verifique a orientação dos paineis...
    E depois faz a simulação.
    Terá um valor anual base, que será o máximo que terá em condições ideais....

    Números redondos e onde há n variáveis, pode contar que em média, 500W instalados produz no verão uns 3kW por dia e uns 1,5kW no inverno. A média ficará nos 2kW por dia.
    Atenção que há vários dias no inverno que a produção é ZERO :-)

    Assim, em média, por dia, está a pouoar 2 x 0,1514 x 0,98 x 1,23 = 0,36€
    Num ano poupou, 133€
    E isto é se, tudo o que produzir consumir.
    Se consumir metade, poupou uns 66€.

    Se os paineis custarem 750€+350€=1100€, precisa entre 8 anos a 16 anos para reaver o que pagou por eles!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  14.  # 38

    Aqui o "segredo" é agar o menos possivel pela instalação dos ditos....
    Msa esse preço de 1.000€ para 500W está caro!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  15.  # 39

    Procure também pelo OLX.... há preços interessantes ....
  16.  # 40

    Colocado por: TyrandeOra boas.

    Aqui há uns meses apareceram cá em casa uns rapazes a fazerem uma proposta para instalação de painéis solares da EDP. Lembro que na altura fiz uma pesquisa por cá e o pessoal não recomendava muito porque arranjava-se opções mais vantajosas no mercado.

    Ora bem, ando aqui eu a pensar se vale a pena investir em painéis solares, mas não sei muito bem analisar o material/consumo para conseguir decidir se é um idéia que vale a pena explorar ou não.

    Nem sequer a fatura da luz tenho a certeza que estou a interpretar bem -_-

    Enfim, se os entendidos puderem dar uma ajuda era excelente.

    Vi nos sites que sugeriram este kit:
    https://www.solarshop.pt/index.php?route=product/product&path=60_159_134&product_id=1522


    O descritivo da conta mais alta da luz deste último ano é este:
    Será que vale a pena?
      Capture4.PNG

    Não tem grandes consumos de energia. Mas pela factura, da para perceber que tem grande consumo no período de cheia. Portanto das 8 as 23h.
    Sim aproveitará o solar.
    Para poupar os 300 euros que fala, tinha que instalar à volta de 1500 watt.
    Já que vai pagar instalação, e esse valor normalmente é fixo, e se possui alguma margem financeira, aproveite e meta mais qualquer coisa que apenas um painel. Eu ia para os 1200 watt. 3 painéis.
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
 
0.0240 seg. NEW