Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    O meu furo de 120m secou, após um ano de utilização secou. Eu utilizava para repor água da piscina, rega jardim 80m2 e para descargas dos sanitários. Sei que este foi um ano de seca e quase não choveu e não sei se isso está relacionado, alguém me sabe dizer se água do furo é reposta com chuvas no inverno ou se seca é para sempre? Qual a solução?
    • LxPtg
    • 4 novembro 2017 editado

     # 2

    Essas situacoes são sempre de complexa análise.
    Para maioria das situações é reposta com as chuvas de inverno ( mas um Inverno normal ... nao com uma situacao como esta que vivemos actualmente)... mas dependendo do profundidade do furo, da dimensão desse lençol de água, da origem do mesmo, tipo de terreno, morfologia do solo, etc ... etc ... pode demorar mais ou menos tempo ... com mais ou menos quantidade de chuva.

    Solução que eu saiba não há... se for terreno muitooo grande podia tentar outro furo mas a probabilidade de ser mesmo lencol de agua é muito elevada, por isso problema era o mesmo. Acho que solução é ligar esse sector de águas à rede publica.

    Pode investir tambem no sistema de aproveitamento de aguas da chuva para minimizar o gasto de agua do furo, mas mesmo assim ia depender de como estao a ser feitas as perdas desse lençol de agua .... se tiver lá mais furos ligados a tirar agua ... etc ...,
  2.  # 3

    mais alguém fez um furo na mesma zona? por vezes acontece novos furos retirarem água aos furos existentes.
    Concordam com este comentário: JPN761
    • size
    • 4 novembro 2017

     # 4

    Claro que a falta da chuva condiciona a armazenagem das águas subterrâneas .. Terá que falar com S. Pedro :)

    Presumo que também poderá optar por aprofundar o furo na tentativa de apanhar melhor nível do lencól freático.
  3.  # 5

    Também tenho um terreno com um poço, um poço que tinha sido feito pelo meu avô, portanto o dito tem pelo menos 100 anos, e pela primeira vez secou.
    •  
      aacc
    • 4 novembro 2017

     # 6

    Portanto a culpa só pode ser do S. Pedro.
    Fora de bricadeiras, o seu problema pode ser meramente temporário.
  4.  # 7

    O Clemente diz para rezar! :)
    Vindo a chuva, volta a ter água.
    • zeto
    • 4 novembro 2017

     # 8

    o meu também desceu cerca de 8m
  5.  # 9

    os furos estão secos devido á seca. é de uma grande falta de ética usares a agua nos tempos que decorrem para encheres a piscina, mesmo que seja de furo... pensa que embora tenhas feito esse furo, essa água é de todos e é água que dessa forma não foi para regar cultivos, abastecer rios e nascentes...
    mas não o culpo pois muita gente não percebe ao certo como funcionam os lençóis de água.

    como é um ano de grande seca, e como o lençol de água parece que tenha secado pode acontecer que possa entupir ao vir as próximas chuvas. acho que é raro acontecer, mas pode acontecer.
    Concordam com este comentário: JPN761
  6.  # 10

    Quando a seca ainda se tornar mais grave pode ser que algumas pessoas caiam na real...

    Eu vejo as pessoas continuarem a lavar carros, lavar terraços, regar jardins, quando a água faltar para o essencial aí sim vão descer à terra.

    A seca é como os incêndios, só se vão lembrar deste problema quando não houver solução.
    Não sei do que está o governo à espera de proibir o uso em determinados casos, nunca nos campos de golfe que isso é de 1ª necessidade...

    O meu comentário não se refere ao caso em concreto do @franciscoclemente mas sim um alerta.
    Concordam com este comentário: antonylemos, valtere, Amorin, master_chief, rmarinho, JPN761
  7.  # 11

    É isso mesmo, a água extraída do subsolo é um bem de todos e não de alguns. Mas o tuga, na sua imensa sabedoria, continua a fazer relvados e a construir piscinas. Haja dinheiro que havendo dinheiro há tudo, até ao dia em que não haverá nada.
  8.  # 12

    quando faltar água faz-se um acordo com alguma empresa de "dessanalização" (nao deve ser assim que se escreve mas voces entedem)))))))))))))))))))))))))))))
  9.  # 13

    Colocado por: zeuzaQuando a seca ainda se tornar mais grave pode ser que algumas pessoas caiam na real...

    Eu vejo as pessoas continuarem a lavar carros, lavar terraços, regar jardins, quando a água faltar para o essencial aí sim vão descer à terra.

    A seca é como os incêndios, só se vão lembrar deste problema quando não houver solução.
    Não sei do que está o governo à espera de proibir o uso em determinados casos, nunca nos campos de golfe que isso é de 1ª necessidade...

    O meu comentário não se refere ao caso em concreto do @franciscoclemente mas sim um alerta.
    Concordam com este comentário:valtere,master_chief,rmarinho,antonylemos,Amorin


    Piscinas de cloro deviam ser proibidas para uso particular, água com cloro é água que não serve para mais nada. Quem quisesse ter uma piscina em casa teria que ser piscina biologica, assim servia como reservatorio de agua e para os animais selvagens matarem a sede.

    Mas bem pior que as piscinas de cloro e os jardins particulares ,alias, se forem jardins com arvores que façam sombra no terreno são uma mais valia para travar a seca e ate devia ser uma das medidas implementadas . Jardins com arvroes gastam pouca agua e diminuem consideravelmente a evaporação do solo.

    O problema sao os campos de golfe, os imensos campos de milho e as enormes florestas de eucaliptos. Num pais que sabe que vai ter cada vez menos agua e surreal ver tantos milhares de hectares com plantações que consomem IMENSA água.

    E as casas novas deviam ser obrigadas a ter reservatorio captaçao agua e reaproveitamento da água do duche.

    Fora isto, é começar a investir em dessalinização.

    Em primeiro lugar era diminuir consideravelmente as plantaçoes de milho e eucalipto.
  10.  # 14

    Colocado por: coisasdacasaEm primeiro lugar era diminuir consideravelmente as plantaçoes de milho e eucalipto.
    Que adianta isso ? Se não produzir-mos teremos que o comprar fora. Água para produção agrícola é bem empregue, para piscinas e relvados é que não é.
  11.  # 15

    Colocado por: franciscoclementum ano de utilização secou
    com a seca tem acontecido muitas situações destas, em principio se a chuva cair em abundância deve repor.
  12.  # 16

    Colocado por: coisasdacasaEm primeiro lugar era diminuir consideravelmente as plantaçoes de milho e eucalipto.

    Baseia-se em que dados para tal afirmacao? Ou por exemplo, deixar de se tomar cafe, tendo em conta que o cafe consome 15x mais agua que o milho? Ou mesmo o vinho, que consome bem mais que o milho! Ou melhor ainda, que tal acabar com os telemoveis onde em media, a producao de um telemovel consome cerca de 900 litros de agua?
  13.  # 17

    Uma das coisas que me causa alguma confusao e nao serem feitas baias de recolha de aguas cinzentas para posterior tratamento biologico e infiltracao nos solos. Algo simples e barato e potenciaria bastante a qualidade dos aquiferos.
    • ptuga
    • 6 novembro 2017 editado

     # 18

    Colocado por: treker666
    Baseia-se em que dados para tal afirmacao? Ou por exemplo, deixar de se tomar cafe, tendo em conta que o cafe consome 15x mais agua que o milho? Ou mesmo o vinho, que consome bem mais que o milho! Ou melhor ainda, que tal acabar com os telemoveis onde em media, a producao de um telemovel consome cerca de 900 litros de agua?


    Não entrando em juízos de valor.
    O café n se dá cá como deve de ser, tipicamente só em países tropicais, ou seja n é sujeito a rega.
    A vinha n consome mais que o milho. Geralmente é cultivada em sequeiro e quando é regada é gota a gota.
    O milho infelizmente é das culturas mais exigentes ao nível de água, na ordem dos 5000 – 6000 m3/ha pelo ciclo completo . é uma espécie muito intolerante à falta de água. Altamente desaconselhado ao nível de consumos, em climas como os nossos.

    Devemos ser conscientes no uso da água, mas a fatia de leão do consumo dos lençóis freáticos é agricultura de regadio em regime intensivo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa
  14.  # 19

    nao compares o uso de água para cultivo com o uso para piscinas e jardins..!
  15.  # 20

    Colocado por: antonylemosnao compares o uso de água para cultivo com o uso para piscinas e jardins..!


    sim, a água para cultivo é a pior coisa que existe pois empresas e agricultores usam e abusam de herbicidas e químicos que contaminam os lençois freáticos, já para não falar da comida e do ciclo da vida animal e vegetal da região.
    Concordam com este comentário: coisasdacasa, rmarinho
 
0.0235 seg. NEW