Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: riscos

    Neste caso que estava a falar não existe projetos de execução. O mapa de quantidades está uma incompleto em artigos de arquitetura e caderno de encargos de Arquitetura...pronto
    Chegou onde eu queria. O mapa de quantidades podia ter chegado se não fosse mau
  2.  # 102

    Colocado por: JoaoPinanão serve para justificar que não aconteceria o mesmo com projecto de execução.

    Se estou a investir num projeto de execução é porque a montante tb tive alguns cuidados.
    Ter a certeza da qualidade do terreno é apenas um deles
  3.  # 103

    Colocado por: zedasilva
    Se estou a investir num projeto de execução é porque a montante tb tive alguns cuidados.
    Ter a certeza da qualidade do terreno é apenas um deles

    Ora vamos juntar mais um estudo geotecnico, mais 5000 chegam? :)
  4.  # 104

    Colocado por: DR1982mais 5000 chegam? :)

    Por vezes basta uma simples enxada e uma pá.
    :)
  5.  # 105

    Colocado por: zedasilva
    Se estou a investir num projeto de execução é porque a montante tb tive alguns cuidados.
    Ter a certeza da qualidade do terreno é apenas um deles
    Ora 12000 para projecto de execução + 6000 licenciamento + Iva + 1000 para uma retro a fazer uns buracos. Conclusão mais vale comprar algo já feito que construir não é para DO. Qualquer dia inventam um doutoramento so para mediar construcoes de casitas. Isto não vos parece tudo muito surreal?
    Concordam com este comentário: PedroGomes, Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmascosta
  6.  # 106

    Colocado por: zedasilva
    Por vezes basta uma simples enxada e uma pá.
    :)

    Ah isso sim, bate com a enxada no chao e esta bom, assim a modos de plantar cebolo:)
    E para abrir o poço de água é com a varinha.
  7.  # 107

    Colocado por: JoaoPinaChegou onde eu queria. O mapa de quantidades podia ter chegado se não fosse mau


    Eventualmente mas se nao tiver projetos de execucao nao tem bons mapas de quantidades
  8.  # 108

    Colocado por: DR1982E para abrir o poço de água é com a varinha.

    Claro que sim. E nunca falha :))
  9.  # 109

    Colocado por: riscos

    Eventualmente mas se nao tiver projetos de execucao nao tem bons mapas de quantidades
    Bem visto ahahah
  10.  # 110

    Colocado por: JoaoPinaOra 12000 para projecto de execução + 6000 licenciamento + Iva + 1000 para uma retro a fazer uns buracos.

    Não esquecer mais 1000 por mês para um fiscal controlar isso tudo
    :)
  11.  # 111

    Colocado por: zedasilva
    Não esquecer mais 1000 por mês para um fiscal controlar isso tudo
    :)
    Bem visto, mesmo que sejam uns 400 por mês não para de somar. Depois é preciso cuidado com o construtor, tem de ter material porreiro e para não ser pato bravo tem de ter escritório com secretaria que leva o café. Como patrão que é patrão não faz puto na obra logo tem de fazer o m2 a 1250 euros/m2. Vá o Iva logo se vê, se o DO for fixe paga 50%.

    No final faz uma casa de 200 m2 por 350 000 euros. Está barato pois certamente seguiu os passos todos certos que só uns 3% de DO fazem e como tal é justo dizer que tem uma das casas top 3% em Portugal
  12.  # 112

    Colocado por: JoaoPinaé justo dizer que tem uma das casas top 3% em Portugal

    Depois há aqueles que investem num projeto mais ou menos bem feito por 5.000
    Um CE de 500
    Um fiscal de 100
    E o resto do dinheiro guardam para um bom empreiteiro
    Concordam com este comentário: Jota5
  13.  # 113

    Colocado por: zedasilva
    Depois há aqueles que investem num projeto mais ou menos bem feito por 5.000
    Um CE de 500
    Um fiscal de 100
    E o resto do dinheiro guardam para um bom empreiteiro O resto do dinheiro metem-no ao bolso, fazem a construção por administração direta, e vão os próprios DO’s para a obra de vara na mão verificar que os trabalhos estao a ser bem feitos :)
  14.  # 114

    E veem tirar as duvidas ao forum:)
    Concordam com este comentário: DR1982, JotaP
  15.  # 115

    Basicamente toda a gente que não tá no ramo mas tá a construír ou pensar em construir vem aqui tirar as dúvidas aos fiscais online lool.
  16.  # 116

    Colocado por: JoaoPinaOra 12000 para projecto de execução + 6000 licenciamento + Iva + 1000 para uma retro a fazer uns buracos. Conclusão mais vale comprar algo já feito que construir não é para DO. Qualquer dia inventam um doutoramento so para mediar construcoes de casitas. Isto não vos parece tudo muito surreal?
    Concordam com este comentário:PedroGomes,Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mmascosta


    Ora que grande post!!! Basicamente é com esta sensação que se fica ao ler este forum.

    Eu acho que é bom ter todos os cuidados possíveis e prever tudo o que for possível em antecipação, mas... há que haver bom senso. E o que se nota aqui é que muitas vezes se cai no exagero. Por exemplo, quando alguém sugere dar 5000€ por um estudo geotécnico, acho que estamos precisamente a cair no exagero (obviamente retirando condições especiais, quando é óbvio que isso é necessário.

    No fundo, bom senso...

    Colocado por: mhpinto
    Percebo isto perfeitamente.

    Antes de me decidir pela construção, o meu plano era fugir o mais possível das obras. No pior dos casos, pensava eu, era comprar algo que apenas precisasse de uma parede deitada abaixo ou de mudar as loiças do WC, por aí.

    Andei meses a visitar moradias cujo preço não me desse cabo do orçamento e a conclusão a que cheguei foi que dificilmente compraria algo que fizesse real diferença em termos da minha atual qualidade de vida (divisões pequenas e pouco espaço exterior), com a agravante de que em muitos casos perderia até coisas importantes, como a proximidade a comércio e escolas.
    Muito daquilo que visitei tinha coisas "giras" e "modernas", que certamente se estavam a fazer refletir no preço mas que para mim não tinham valor nenhum. O exemplo mais flagrante era a aspiração central. Ou seja, para terem essas "mariquices" e ficarem dentro do meu orçamento perdiam naquilo que para mim era mesmo importante, como a área do terreno. E não se enquadra no meu feitio nem nos meus rendimentos pagar umas valentes milenas por algo que não valorizo para nada.

    Depois, comecei também a visitar casas a precisar de muitas obras. Mesmo assim, os valores envolvidos eram puxados para encontrar algo a gosto e obrigavam-me a estar, durante uns bons meses, a pagar dois empréstimos (o atual mais o necessário para esse investimento), o que não seria muito confortável.

    Pensei então que se é para me chatear com obras, então mais valia fazer de raiz. Comecei a estudar a sério a hipótese de construir e cheguei à conclusão de que, privilegiando o sentido prático em detrimento do emocional e até estético, algo que é para mim muito fácil, me ficaria muito mais barato construir de raiz do que comprar fosse o que fosse.

    Ou seja, se me tivesse deparado com alguém como o mmascosta, que se tivesse preocupado em fazer algo simples e linear e bem localizado, certamente teria gastado umas dezenas de milhar a mais do que vou gastar agora, só para evitar todas as chatices que já tive até agora e as muitas que ainda vou ter com esta porra que é construir, para além de que já estaria a gozar a casa há um par de anos em vez de estar aqui a ver os meses a passar enquanto o dinheiro desvaloriza no banco.

    Certamente o mmascosta não conseguirá ter a margem de lucro que teria se fosse ele próprio da área, mas tendo alguns cuidados básicos, para os quais parece estar já alertado, muito facilmente tem um lucro nem que seja de 10%, o que é muuuuito acima daquilo que os bancos pagam de juros pelas nossas poupanças.

    Força nisso, mas mantenha os olhos bem abertos.
    Concordam com este comentário:mmascosta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mmascosta


    Muito obrigado por este post, mhpinto!! É exactamente essa a minha ideia.

    Pegando no seu post, uma das coisas que mais tenho tido dificuldade em definir e que tenho discutido imenso com arquitecto/mediadores imobiliários são precisamente os "extras" que valem a pena (ou não). Refiro-me a aquecimento central, ar condicionado, lareira, aspiração central, soalho radiante, paineis solares, etc etc etc. Claro que se pode sempre colocar a "pré-instalação" e depois o cliente que escolha, mas até isso custo dinheiro...~

    Alguém aqui tem conhecimento de algum estudo imobiliário acerca disto? Eu próprio já pensei em fazer um...
  17.  # 117

    Pré instalação de ar condicionado e de painéis solares deveria ser sempre fundamental. Um trata se de evitar obras futuras calhas a vista e fazer ligações de ac em tomadas. Outra é meio caminho andado para no futuro poupar uns cobres com electricidade e mais uma vez evita obras e mais calhas
    Concordam com este comentário: mmascosta
  18.  # 118

    Colocado por: PedroGomesPré instalação de ar condicionado e de painéis solares deveria ser sempre fundamental. Um trata se de evitar obras futuras calhas a vista e fazer ligações de ac em tomadas. Outra é meio caminho andado para no futuro poupar uns cobres com electricidade e mais uma vez evita obras e mais calhas
    Concordam com este comentário:mmascosta


    Pessoalmente concordo, mas essa mesma lógica não pode ser aplicada ao aquecimento central? À aspiração central? Até mesmo às condutas para piso radiante hidráulico? E extractor de fumo para lareiras? Etc etc etc...
  19.  # 119

    Tem a ver com o custo da pré instalação dos mesmos. Você pode fazer a pré instalação do ar condicionado por exemplo e gastar se calhar 500€ no máximo. No caso dos painéis solares já não sei valores mas deverá ser extrutura e pouco mais. Já no aquecimento central vai ter de investir nos radiadores e aspiração central nunca achei que fosse boa opção. Mas varia de pessoa para pessoa
  20.  # 120

    Colocado por: mmascosta

    Pessoalmente concordo, mas essa mesma lógica não pode ser aplicada ao aquecimento central? À aspiração central? Até mesmo às condutas para piso radiante hidráulico? E extractor de fumo para lareiras? Etc etc etc...
    Condutas para PRH ? :S
 
0.0384 seg. NEW