Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: mmascosta

    Pessoalmente concordo, mas essa mesma lógica não pode ser aplicada ao aquecimento central? À aspiração central? Até mesmo às condutas para piso radiante hidráulico? E extractor de fumo para lareiras? Etc etc etc...


    Falando exclusivamente por mim, que conto começar a construir em breve o que conto fazer é o seguinte:

    Apostar na "estrutura" e isolamento da casa (Caixilharia inclusa), para que as necessidades de aquecimento / arrefecimento sejam menores.

    Conto fazer pre instalação de AC (a pensar em vender futuramente) nos quartos e na sala e colocar um recuperador de calor / salamandra a pellets com circulação de ar para os quartos / sala.

    Conto também, adicionar uma VMC de duplo fulo, para que sejam feitas as permutas de ar entre o interior e zonas humidas com o exterior e ai melhorar a qualidade do ar interior. Com isto, espero nao ter de adicionar os AC's, mas caso necessite, lá estará o lugar deles :)
    Concordam com este comentário: mmascosta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmascosta
  2.  # 122

    Colocado por: mmascostaPegando no seu post, uma das coisas que mais tenho tido dificuldade em definir e que tenho discutido imenso com arquitecto/mediadores imobiliários são precisamente os "extras" que valem a pena (ou não). Refiro-me a aquecimento central, ar condicionado, lareira, aspiração central, soalho radiante, paineis solares, etc etc etc. Claro que se pode sempre colocar a "pré-instalação" e depois o cliente que escolha, mas até isso custo dinheiro...~

    Alguém aqui tem conhecimento de algum estudo imobiliário acerca disto? Eu próprio já pensei em fazer um..

    Ora pois bem, quanto a isso posso dar-lhe a minha opinião pessoal e o "estudo imobiliário" que resulta de andar já há um par de anos aqui no fórum e de ter percebido, creio, algumas tendências atuais (que por efémeras que sejam creio perdurarão por mais uns anitos).

    No mínimo, eu sugeriria AQS por termossifão com apoio por esquentador, já tudo instalado e pronto a funcionar, e pré-instalação de AC.

    Em termos de AQS parece ser a solução mínima que a maioria aceita. Eu cá vou-me ficar pelo apoio com resistência que não quero gás em casa, mas não meter gás é muito pouco consensual pelo que mais vale meter e, já agora, aproveita e mete o esquentador que também não é tão mais caro assim que a resistência e o pessoal gosta mais.

    A pré-instalação do AC eu também não queria meter na minha casa, mas estou a ver que muito pouca gente parece querer prescindir disso pelo que o aumento de valor comercial parece-me que justifica bem o investimento. E sempre compensa a falta de outro sistema de aquecimento central.

    Quanto a lareira (leia-se recuperador a lenha), também não é consensual, mas há muito quem veja isso como fator quase eliminatório. Ou seja, se não tiver ou não der para meter pode estar a perder logo à partida uma percentagem importante de potenciais clientes.
    Do que vejo por aqui, muitos dos que não querem lareira tradicional, querem recuperador a pellets. Por aí, talvez o ideal seja deixar as condutas de fumos já feitas e o espaço da "lareira" tudo com medidas que permitam uma ou outra possibilidade sem ter de se gastar demasiado (nada de dupla face, por exemplo). Mais ideal ainda, fazer com que esse espaço da lareira, sem o remeter para um canto, seja suficientemente discreto para poder ter outra finalidade sem "ficar mal". Do estilo meter-lhe uma porta em vidro e fazer uma garrafeira, ou uma porta em madeira e fazer um armário, por aí.
    Por exemplo, nesta aqui: https://www.ambinigma.pt/imgs/produtos/1150H_Diamond.jpg é claro que a sala fica a perder se não tiver a lareira mas também não ficaria mal ter no mesmo espaço umas estantes para livros, uma aparelhagem de som ou a bela da garrafeira.

    A juntar a isso, outra coisa que é bastante consensual são os estores elétricos.

    Não tão obrigatório, mas que muita gente parece valorizar agora, é meter uma VMC das mais básicas, que também não é grande investimento, do que por aqui dizem.

    De resto, PRH, bombas de calor e coisas derivadas, como o mmascosta está a apontar para um segmento em que os orçamentos são limitados, eu diria para esquecer. Principalmente a aspiração central, que estou bastante certo de que já passou de moda.
    Concordam com este comentário: ricat, zeuza, jcfcid, mmascosta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mmascosta
    • eu
    • 10 novembro 2017 editado

     # 123

    Colocado por: mhpintoPrincipalmente a aspiração central, que estou bastante certo de que já passou de moda.

    Então porquê?

    Eu tenho em casa e considero bastante útil, pelo reduzido ruído e ausência de emissão de cheiros e pó quando se aspira.

    Mas se o objetivo é gastar o mínimo possível, claro que é das primeiras coisas a riscar do projeto.
  3.  # 124

    Colocado por: eu
    Então porquê?

    Eu tenho em casa e considero bastante útil, pelo reduzido ruído e ausência de emissão de cheiros e pó quando se aspira.

    Mas se o objetivo é gastar o mínimo possível, claro que é das primeiras coisas a riscar do projeto.


    Eu no meu apartamento tenho, nunca usei porque dá mais trabalho tirar o tubo e colocar noutra entrada do que passear o aspirador com fios pela casa.
    A minha Maria exigiu-me de prenda um daqueles sem fios depois de muito relutante lá comprei. Aconteceu-lhe o mesmo que a aspiração central, usou uma semana, e lá voltamos ao bom e velho aspirador normal com fios, não vou Meyer na moradia porque não uso e acho também que foi uma moda que passou e que pouca gente liga.
    Concordam com este comentário: PedroGomes, Picareta
  4.  # 125

    Fixe devem ser aqueles robôs automáticos mas para além de caros a mas a minha cadela dava cabo dele no próprio dia
  5.  # 126

    Gostos são gostos. Tive no apartamento e tenho na vivenda. Uso-o todos os dias e várias vezes ao dia.
  6.  # 127

    Colocado por: Paulo PortoEu no meu apartamento tenho, nunca usei porque dá mais trabalho tirar o tubo e colocar noutra entrada do que passear o aspirador com fios pela casa.


    Está-me a dizer que custa mais ligar/desligar o tubo do que ligar e desligar a ficha da tomada? É mais difícil carregar o tubo do que aspirador+fio desenrolado+tubo?
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 128

    Colocado por: ClioII

    Está-me a dizer que custa mais ligar/desligar o tubo do que ligar e desligar a ficha da tomada? É mais difícil carregar o tubo do que aspirador+fio desenrolado+tubo?

    Depende de quantos metros tiver o tubo da aspiração central!
  8.  # 129

    O Tubo é menos prático e enquanto o fio que é mais prático pode ter enrolador, o tubo não.

    Tenho num apartamento meu e a unica coisa prática é que no rodapé do lava loiça ficou uma entrada que é so varrer para la e tem um botam de pé que aspira. É estilo varrrer para debaixo do tapete. De resto é um pincel andar com o tubo atrás.
    • eu
    • 13 novembro 2017

     # 130

    Colocado por: JotaPO Tubo é menos prático

    Há muita gente a dizer isso, pelo que usar o tubo deve ser mesmo chato para muita gente, não vou contrariar essa opinião.

    O que posso dizer é que no meu caso pessoal, o tubo de aspiração não me parece nada incómodo. E sim, eu aspiro muitas vezes a casa.
  9.  # 131

    Prático ou nao, pelo menos uma pré instalação que nao deve ficar assim tao cara acho que se deve colocar, em casi de venda são essas tretas que ajudam a vender...
  10.  # 132

    Colocado por: euEntão porquê?

    Eu tenho em casa e considero bastante útil,

    Não tem nada a ver com a utilidade.
    Simplesmente, do que tenho visto dos projetos para construção de casa nova aqui expostos, há muito que não vejo ninguém falar nisso. Tudo bem que não vejo todos os tópicos, mas como, pelo contrário, em quase todos os que vejo, a malta fala em AC e BC e PRH e derivados, deduzo que esses estão na bera e a aspiração perdeu interesse para a maioria. Ou seja, passou de moda, ache-se útil ou não. Ou seja, por pouco que se gaste numa pré-instalação, será pouco provável que esse pouco seja valorizado pelos potenciais compradores, por isso a meu ver não faz sentido.
    Concordam com este comentário: Flavita
    • eu
    • 13 novembro 2017

     # 133

    Colocado por: mhpintoOu seja, passou de moda, ache-se útil ou não

    Ah, ok... percebo.

    Numa ótica de redução de custos, é de facto uma das primeiras coisas a saltar fora.
    Concordam com este comentário: JotaP, mhpinto
  11.  # 134

    Colocado por: eu
    Há muita gente a dizer isso, pelo que usar o tubo deve ser mesmo chato para muita gente, não vou contrariar essa opinião.

    O que posso dizer é que no meu caso pessoal, o tubo de aspiração não me parece nada incómodo. E sim, eu aspiro muitas vezes a casa.


    Também não acho nada complicado andar com o tubo, é bem mais prático do que andar com o aspirador.
  12.  # 135

    Colocado por: ClioIIEstá-me a dizer que custa mais ligar/desligar o tubo do que ligar e desligar a ficha da tomada? É mais difícil carregar o tubo do que aspirador+fio desenrolado+tubo?


    Sim na minha opinião o tubo é menos pratico do que ligar a ficha noutra tomada que é mais facil, o aspirador é leve, não aspiro normalmente a casa mas quando aspiro é sempre com o aspirador de ficha, o tubo já nem está lna lavandaria meti-o na garagem a pedido da esposa.

    , no meu caso ao escolher um apartamento há uns anos atrás dei valor à aspiração central, achei porreiro, mas depois de fato não usei.
    nas pré-instalações que vou fazer na nova moradia a construir não vou meter pré-instalação de aspiração, vou gastar dinheiro noutras pré-instalações que acho que podem valorizar em futura venda ou que possa vir a usar mais tarde como AC e bomba de calor, mas que vou optar por não meter numa fase inicial pois tambem só pretendo gastar 150.000€ em 180m2 e sei que não dá para tudo.
  13.  # 136

    Colocado por: Paulo Portovou gastar dinheiro noutras pré-instalações que acho que podem valorizar em futura venda ou que possa vir a usar mais tarde como AC e bomba de calor

    Pré-instalação de BC é o quê, em concreto? Mais do que uns tubos nos sítios certos? A ser mais que isso, é coisa para custar quanto?
  14.  # 137

    Colocado por: mhpintoPré-instalação de BC é o quê, em concreto? Mais do que uns tubos nos sítios certos? A ser mais que isso, é coisa para custar quanto?


    estou a referir-me à pre instalação do sistema de aquecimento central, deixo as tubagens já passadas dentro das paredes, mas não conto no presente gastar dinheiro na bomba de calor nem nos radiadores, depois quando acabar a casa penso nisso.
  15.  # 138

    Vi os projetos apresentados para a construção de uma casa nova - é normal que falem de AC, BC, PRH e derivados. Eles estão em boa forma.
    • eu
    • 17 setembro 2020 editado

     # 139

    Colocado por: Paulo Portoo aspirador é leve

    Mais leve que o tubo da aspiração central?
  16.  # 140

    Colocado por: eu
    Mais leve que o tubo da aspiração central?

    o tubo que tenho no apartamento não é nada leve, o aspirador ligo a ficha e chega para a sala e cozinah que é o que se aspira mais vezes (ao dia), não gosto de aspirador central mas é só a minha opinião e com base no que tneho em casa. não vou meter na casa, mesmo que as tubagens custem pouco não dou valor, penso que foi uma coisa de moda, agora anda-se com os miniaspiradores robot.
    Concordam com este comentário: mhpinto
 
0.0321 seg. NEW